Conheça as 3 principais técnicas psicanalíticasMétodo de livre associação. ... Atenção flutuante. ... Contratransferência.
Associação Livre e a Interpretação dos sonhos
Então, são apresentadas por Freud, as duas técnicas psicanalíticas, que por meio da transferência, para experimentação de emoções, pois somente com a transferência é possível se ter resultados significativos, seja essa transferência positiva ou negativa.
A verbalização da associação de ideias que surgem de forma espontânea à mente, denominada por Freud como associação livre, é considerada regra fundamental para qualquer processo psicanalítico, considerando sua evolução histórica na psicanálise, a partir da renúncia da hipnose e do método catártico.
Na psicanálise são utilizados dois métodos de análises fundamentais para que o resultado da análise seja positivo. Um são as associações livres ou espontâneas e o outro é análise dos sonhos. As associações espontâneas revelam o que está se passando em nosso inconsciente.
1 As 4 Regras técnicas legadas por FreudIntrodução.Associação Livre - a regra fundamental.A regra da atenção flutuante.A regra da abstinência.A regra da neutralidade.
33 curiosidades que você vai gostar
Nesses trabalhos, Freud apresenta as regras mínimas que devem reger a técnica de qualquer processo psicanalítico. Classicamente são quatro regras: a regra fundamental (regra da associação livre de ideias), a abstinência, a neutralidade e a atenção flutuante.
Quais foram alguns dos procedimentos estabelecidos por Freud no método psicanalítico? A. Hipnose, interpretação das observações, ato falho e experimentação.
A evolução do método psicanalítico deve-se ao espírito investigativo de seu fundador, Sigmund Freud, que, por meio do exercício clínico com seus pacientes, reformulou sistematicamente o arcabouço teórico e técnico da Psicanálise. Birman (1992) (1992). A clínica na pesquisa psicanalítica.
Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose no tratamento de pacientes com histeria, como forma de acesso aos seus conteúdos mentais. Ao observar a melhora dos pacientes tratados pelo médico francês Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da histeria era psicológica, e não orgânica.
O diálogo é a principal ferramenta para a abordagem psicanalítica. O psicólogo leva o paciente a se voltar para dentro e descobrir no inconsciente a razão para seus sofrimentos psíquicos, suas atitudes e sensações. Desta forma, ele colabora para que o objetivo da abordagem psicanalítica seja alcançado.
Alguns mecanismos dentro do método psicanalíticosonhos.associação livre no processo de diálogo.atos falhos.chistes.testes projetivos.história de sintomas neuróticos e psicóticos.
Psicanálise
Essa, provavelmente, é a abordagem da Psicologia mais conhecida pelas pessoas em geral. Sigmund Freud é o nome do teórico que a desenvolveu — e que é famoso até hoje, inclusive em muitas expressões bem-humoradas (como o clássico “Freud explica”).
Depois de abandonar a hipnose, passou a utilizar a técnica da pressão, que consistia em pressionara testa do paciente e solicitar que, de olhos fechados, se concentrasse, a fim de recuperar a lembrança perdida.
A psicanálise freudiana considerava a neurose ora como normalidade, ora como patologia grave. Quando os sintomas apontavam um desequilíbrio emocional no indivíduo à neurose era considerada patológica. E quando os sintomas apontavam para a sexualidade a neurose era considerada normal.
Conforme o Dicionário de Psicanálisede Roudinesco (1998), o método catártico é o procedimento terapêutico pelo qual um sujeito consegue eliminar seus afetos patogênicos e, então, ab-reagi-los, revivendo os acontecimentos traumáticos a eles ligados. A fala é o meio pelo qual estes afetos são eliminados.
De modo geral, esse método pode ser entendido como embasado, essencialmente, na interpretação, por parte de um psicanalista, dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de um indivíduo. Essa interpretação se baseia nas associações livres e no que se denomina de transferência.
O método psicanalítico foi proposto por Freud em seu artigo “O método psicanalítico freudiano” como superação dos métodos anteriores – o catártico e o hipnótico –, sendo a tarefa deste método “tornar o inconsciente acessível ao consciente”, o que ocorreria “através da superação das resistências” (FREUD, 2017/1904 [1905 ...
No primeiro caso, como métodos de pesquisa em psicologia clínica, ele cita principalmente: 1) o estudo de caso, 2) o estudo correlacional, 3) o estudo normativo, 4) a experimentação, 5) as estatísticas e os planos experi- mentais.
Essa atitude, que Freud chamou de “atenção flutuante” deve permitir ao analista se deixar levar pela associação-livre do paciente e captar os momentos propícios a uma pontuação ou interpretação.
Assim, as intervenções do analista devem ir na direção da desconstrução dos discursos e compreensões prévias. Encontrar na narrativa consciente e ordenada o que não está ordenado, o que “manca” no discurso, o que não se compreende.
Nos Estudos sobre a histeria (1893), escritos por Freud em coautoria com Breuer, encontra-se a observação de que o método hipnótico, empregado para o tratamento destes casos promove um efeito catártico no paciente "...
A associação livre para substituir a hipnose
O próprio Freud, em seus estudos e experiências de análise, achava que a hipnose era algo inútil, pois não servia para todos os pacientes, uma vez que alguns não eram hipnotizáveis, e mesmo que fossem as neuroses ainda voltavam.
O insucesso de Freud com o hipnotismo
Afirma Weissmann (1958) que “talvez Freud tivesse dificuldades para hipnotizar; é possível que lhe faltasse a qualidade de um bom hipnotista e, isso também teria contribuído para ele abandonar o método da hipnose”.
Essa técnica consistia em pressionar a testa do paciente na tentativa de trazer ao consciente os conteúdos inconsciente. Porém, Freud logo abandonou essa prática, porque encontrou resistências e defesas dos pacientes.
Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico e pesquisador austríaco que criou a Psicanálise, método utilizado para o tratamento de doenças mentais. Suas teorias modificaram a maneira de ver o ser humano e influenciaram a Medicina, a Educação, as Artes, tornando-o um grande ícone do século XX.
Como tirar o aviso do Google Chrome?
O que faz parte dos elementos da natureza?
Como se escreve de janeiro a janeiro?
O que é a terceira lei de Newton?
Como faço para mudar a cor da mensagem do WhatsApp?
Quantos comprimidos de cetoconazol devo tomar por dia?
O que se origina da endoderme?
O que é a atividade econômica de uma empresa?
Quanto tempo demora a análise do PicPay card?
Quanto tempo leva para curar a candidíase no homem?
Como imprimir um arquivo PDF em várias folhas?
Quanto tempo sangra depois de extrair dente?
O que fazer para melhorar a relação com o namorado?
Quantos quilos pesa um metro cúbico de milho?
Quais os tipos de manutenção preditiva?
O que é leitura e interpretação de texto?
Quais são as características do Naturalismo?
Qual é a medida de chapisco com Bianco?