Protagonismo: promover o protagonismo do aluno como autor e proponente do seu próprio processo pedagógico. Participação: colaborar com a equipe gestora no sentido de apontar necessidades de infraestrutura, propor projetos e ações inovadoras e se envolver com atividades do programa que extrapolem a sua sala de aula.
Como fazer da sua sala de aula um espaço mão na massa O lugar deve ser organizado de forma que hajam mesas coletivas em seu centro. Recursos como ferramentas, máquinas e materiais devem ser dispostos na periferia, acompanhando as paredes, para facilitar o relacionamento interpessoal, a colaboração e empatia.
Para além dos muros: Propor práticas pedagógicas que envolvam agentes e espaços externos à escola, conectando a aprendizagem com o território e a cidade; valorizar a cultura local na qual a escola está inserida; criar ações específicas para integrar a comunidade local nos projetos da escola.
Ao mediar as situações de ensino, o professor se coloca entre o aluno e a aprendizagem. ... Pensar a dinâmica da sala de aula permitindo que o ambiente seja colaborativo e proporcione o fazer do aluno sob a orientação do professor, agora tutor, é fundamental. Falar menos, ouvir mais, responder menos, perguntar mais!
Assim, professores e estudantes são fundamentais na articulação do projeto da escola e devem participar ativamente da sua construção. Na educação integral, todos são corresponsáveis e trabalham juntos na construção de uma educação de qualidade.
A escola deve estabelecer em seu Projeto Político Pedagógico a relação entre professores e alunos como uma relação mais igualitária, dialógica, em que o professor não se coloca como aquele que detém todo o conhecimento, mas aquele que orienta percursos de pesquisa e de descoberta do conhecimento.
O professor deve compreender quem são as famílias de seus estudantes e estabelecer diálogo com as mesmas, estreitando relações e criando vínculos que fortaleçam o processo educativo dos estudantes. Ele também deve levar em consideração todo o tempo em que o aluno está na escola, e não só na sua sala de aula.
O professor deve acolher as diferenças e as considerar no processo de ensino-aprendizagem, reconhecendo que cada estudante aprende de uma forma diferente, tem um contexto próprio e precisa ser reconhecido como indivíduo.
Como funciona o método esfera rolante?
Como usar verniz acrilico em tela?
Como usar um vestido tomara que caia?
Como funciona um motor de indução monofásico?
Como instalar MAP Os ordem de serviço?
Como é cumprido o livramento condicional?
Quanto tempo vale um mandado de prisão por pensão alimentícia?
Como usar o app técnico virtual da Oi?
Por que a região amazônica é muito utilizada pelo narcotráfico como rota?
Como funciona myClub PES 2021?
Como usar a semente do urucum para diabetes?
Para que serve o verniz vitral da Acrilex?
Como instalar o Publisher 2007?