As lesões primárias são as que ocorrem na pele que previamente não havia lesões, como as máculas/manchas, pápulas/placas, nódulos, vegetações, vesículas e bolhas. Já as secundárias são as decorrentes de alterações nas lesões primárias, como é o caso da liquenificação, do espessamento, da cicatriz e da úlcera.
As lesões elementares são aquelas modificações da pele determinadas por processos inflamatórios, degenerativos, circulatórios, neoplásicos, por distúrbios do metabolismo ou por defeito de formação. Por serem externas, são de fácil acesso ao exame clínico, e empregam-se, na semiotécnica, a inspeção e palpação.
· Importância: Todo diagnóstico norteia-se pela história e pelas características clínicas da lesão, que se enquadram dentro de algum tipo de lesão fundamental (mácula ou mancha, placa, erosão, úlcera ou ulceração, vesícula e bolha, pápula, nódulo).
Assim, os sintomas principais são: comedões (cravos); pápulas (lesões sólidas arredondadas, endurecidas e eritematosas); pústulas (lesões com pus); nódulos (lesões caracterizadas pela inflamação, que se expandem por camadas mais profundas da pele e podem levar à destruição de tecidos, causando cicatrizes) e cistos ( ...
As formações sólidas resultam de processo inflamatório ou neoplásico que atinge a pele. Da mesma forma que nas alterações de cor, a pápula seria uma lesão sólida , circunscrita, elevada e menor do que um centímetro e a placa seria uma área de pele elevada e com mais de um centímetro.
As lesões secundárias são decorrentes de processos que contribuem para morte celular após o trauma inicial. Seus principais elementos são a hipóxia, distúrbios metabólicos, distúrbios hidroeletrolíticos e hipertensão intracraniana.
Por serem externas, são de fácil acesso ao exame clínico, e empregam-se, na semiotécnica, a inspeção e palpação. Essas lesões dividem-se em dois grupos: primárias, que aparecem sem serem precedidas de outras alterações macroscópicas, e secundárias, que resultam da evolução de lesões primárias. EXAME FÍSICO
A descrição da lesão elementar permite direcionar o diagnóstico das doenças der- matológicas a partir do reconhecimento das lesões da pele e é parte fundamental do exame físico dermatológico. Denindo-se o diagnóstico é que se pode indicar o me- lhor tratamento do doente.
Sejam elas circulatória, hiperplásicas, metabólicas, inflamatória, degenerativa (PORTO, 2014). Fazendo uma correta avaliação adicional da lesão, juntamente com uma boa relação médico-paciente e uma anamnese bem conduzida, o diagnóstico correto é encontrado em mais de 70% dos casos.
As lesões elementares são aquelas modificações da pele ... A pele que recobre o cisto é móvel, exceto nas proximidades do pequeno orifício central.
Quanto tempo demora para um dente Encavalado voltar para o lugar?
Como saber se o leite de vaca estragou?
O que fazer quando uma fração tem denominador negativo?
Como fazer para que um som de HDMI de computador sai em caixa de som?
Como fica aposentadoria em 2021?
Como ocorre fuga de energia elétrica?
Qual deve ser a viscosidade do sangue?
Como resolver contas com colchetes e parênteses?
Como resolver frações de soma?
Como fechar uma janela basculante?
Como resolver o erro de pareamento no Fortnite?
Como faço para pegar os produtos Jequiti?
Como resolver uma equação de segundo grau rápido?
O que é a gestão de conflitos dentro do trabalho em equipe?
Qual o valor para instalar um sensor de estacionamento?
Como saber se o cão está com carrapato?
Quanto tempo dura o entrelace no cabelo?
Para que serve o quartzo roxo?