RESUMO: A instrumentalidade do Serviço Social é uma propriedade da profissão que possibilita o atendimento das demandas e o alcance de objetivos por meio da objetivação das intencionalidades profissionais.
"Uma condição que envolve técnicas, instrumentos e atribuições." O cotidiano do Assistente Social é composto por diversos instrumentos, técnicas e atribuições que favorecem a sua atuação junto ao seu público e promovem a sua aproximação com o mesmo.
No dia a dia de trabalho, a comunicação do assistente social é baseada no diálogo aberto para a promoção do bem-estar da sociedade como um todo. Neste diálogo com os grupos sociais, o assistente social busca conhecer o cenário e os principais problemas sociais que as pessoas estão passando.
Objeto - é a questão social propriamente dita. Atualmente o papel do assistente social é político, é de articulador e mobilizador das capacidades dos sujeitos. Meio - são os instrumentos utilizados, sejam humanos, materiais, financeiros, capital intelectual, e outros.
Foram abordados os níveis propostos por Guerra (2005a, 2005b) que afirma que a instrumentalidade no Serviço Social, pode ser pensada em três níveis: no que diz respeito a sua funcionalidade ao projeto reformista da burguesia; no que se refere ao seu aspecto instrumental operativo, e como mediação que permite a passagem ...
Que serve de instrumento. [Psicologia] Condicionamento instrumental, condicionamento em que o animal efetua uma tarefa por meio de um instrumento.
Quais os níveis em que tem se manifestado a instrumentalidade do Serviço Social? de ser, pensar e agir na ordem social capitalista. Ela possui duas características fundamentais: o formalismo e a abstração. Ela é a lógica necessária à manutenção da ordem social e tem no positivismo sua mais alta expressão.
Já a conselheira do CFESS Lylia Rojas ressaltou que a relação Comunicação X Serviço Social é fundamental, já que se trata de uma ferramenta de diálogo, de mobilização, da organização da categoria e também como uma pauta de luta – o entendimento da comunicação como direito humano.
Com base nas competências teórico-metodológica, técnica-operativa e ética-política, o processo de trabalho do serviço social visa construir e articular coletivamente estratégias de emancipação da classe trabalhadora.
Quais os instrumentos necessários para o trabalho do assistente social? Os instrumentos a serem utilizados nas intervenções dependerão dos objetivos a serem alcançados em cada uma delas. Por isso, é importante, antes da ação, a construção de um planejamento. Dentre seus itens, deve constar a metodologia a ser aplicada.
Mas, para o trabalho do assistente social, o conceito vai muito além de ferramentas de trabalho. É que no caso das políticas sociais, a estruturação das ações vem antes da própria implementação. Por isso, os instrumentos, por si só, não são suficientes.
Trata-se, muito além de uma metodologia, mas, uma forma de gestão sistemática, focada no resultado. Conheça abaixo, alguns dos instrumentos necessários para o trabalho do assistente social. Eles podem ser utilizados por meio de interação direta com os usuários ou, ainda, através de registros e análises dessas interações.
A intervenção, embasada em métodos, demonstra responsabilidade perante a vida dos usuários da política de Assistência Social. Só assim haverá, por parte do trabalho do assistente social, a garantia de uma operação eficaz.
O que posso usar no lugar do primer para fixar a make?
Como gerar boleto com meu CNPJ?
Como saber se você gosta de alguém de verdade?
Como finalizar o cadastro do auxílio?
Como saber se eu combino com loiro?
O que é uma mulher observadora?
Como gerar o PIN Suframa passo a passo 2021?
Como saber se você ainda ama seu marido?
Como saber se o produto é reciclável?
Como ganhar massa muscular nas pernas e glúteos rápido?
Como gerar código de acesso com o título de eleitor?
Quais são as características fundamentais das economias centralmente planificadas?