A massa muscular do corpo humano é composta por dois tipos principais de fibras musculares que são as vermelhas e as brancas. As fibras vermelhas são também chamadas de Tipo I ou de contração lenta e as brancas de Tipo II ou de contração rápida.
Características do tecido muscular O tecido muscular apresenta células com capacidade de contração, sendo também chamadas de fibras musculares. Essas células, ou fibras, são alongadas e apresentam grande quantidade de filamentos de proteínas contráteis, como actina e miosina.
Para além do seu tamanho e forma, estas células têm ainda outra particularidade: são preenchidas por feixes longitudinais de miofibrilas, responsáveis pela contracção muscular. As fibras musculares podem ser agrupadas de acordo com o tipo de tecido que compõem: músculo esquelético, músculo liso e músculo cardíaco.
As principais fibras alimentares são:
As fibras alimentares podem ser definidas como resíduos de células vegetais que são resistentes à ação das enzimas digestivas humanas. Por não serem digeridas, elas não fornecem calorias, entretanto, desempenham importante papel no funcionamento do corpo humano.
Fibras do tipo IIa possuem capacidade de contração rápida e capacidade oxidativa, ou seja, são mais resistentes. Fibras do tipo IIb são de contrações rápidas (explosivas), anaeróbicas e sofrem maior hipertrofia. Predominante em atletas de explosão como ginastas e velocistas.
Os três tipos diferentes de fibras musculares são: Fibras do tipo I Fibras do tipo IIa Fibras do tipo IIb Cada um tem suas próprias características e é adequado para um tipo particular de movimento.
A multiplicação do número de fibras musculares (hiperplasia) ocorre na fase fetal, e o número de fibras está completo ao nascimento do animal. O crescimento pós-natal da massa muscular ocorre pela hipertrofia das células pré-existentes.
A cor avermelhada das fibras musculares é devido à mioglobina, uma proteína semelhante à hemoglobinapresente nos glóbulos vermelhos, que cumpre o papel de conservar O2que vem da circulação para o metabolismo.
Já como exemplo de músculo de fibras oblíquas, podemos citar o extensor longo dos dedos do pé. Por fim, quando o critério utilizado é número de cabeças, leva-se em consideração quantos tendões de origem o músculo apresenta.
Por quantos ossos é formado o esqueleto humano?
Quanto tempo demora um ovo a escalfar?
O que comer quando tira o siso?
O que é a declaração universal dos direitos humanos?
O que fazer na ceia de natal para comer?
Quanto custa legalizar um carro em portugal?
Com quantos anos pode entrar na policia militar?
Quanto mede um tijolo de vidro?
Quanto custa autenticação de documentos?