A massa muscular do corpo humano é composta por dois tipos principais de fibras musculares que são as vermelhas e as brancas. As fibras vermelhas são também chamadas de Tipo I ou de contração lenta e as brancas de Tipo II ou de contração rápida.
Características do tecido muscular O tecido muscular apresenta células com capacidade de contração, sendo também chamadas de fibras musculares. Essas células, ou fibras, são alongadas e apresentam grande quantidade de filamentos de proteínas contráteis, como actina e miosina.
Para além do seu tamanho e forma, estas células têm ainda outra particularidade: são preenchidas por feixes longitudinais de miofibrilas, responsáveis pela contracção muscular. As fibras musculares podem ser agrupadas de acordo com o tipo de tecido que compõem: músculo esquelético, músculo liso e músculo cardíaco.
As principais fibras alimentares são:
As fibras alimentares podem ser definidas como resíduos de células vegetais que são resistentes à ação das enzimas digestivas humanas. Por não serem digeridas, elas não fornecem calorias, entretanto, desempenham importante papel no funcionamento do corpo humano.
Fibras do tipo IIa possuem capacidade de contração rápida e capacidade oxidativa, ou seja, são mais resistentes. Fibras do tipo IIb são de contrações rápidas (explosivas), anaeróbicas e sofrem maior hipertrofia. Predominante em atletas de explosão como ginastas e velocistas.
Os três tipos diferentes de fibras musculares são: Fibras do tipo I Fibras do tipo IIa Fibras do tipo IIb Cada um tem suas próprias características e é adequado para um tipo particular de movimento.
A multiplicação do número de fibras musculares (hiperplasia) ocorre na fase fetal, e o número de fibras está completo ao nascimento do animal. O crescimento pós-natal da massa muscular ocorre pela hipertrofia das células pré-existentes.
A cor avermelhada das fibras musculares é devido à mioglobina, uma proteína semelhante à hemoglobinapresente nos glóbulos vermelhos, que cumpre o papel de conservar O2que vem da circulação para o metabolismo.
Já como exemplo de músculo de fibras oblíquas, podemos citar o extensor longo dos dedos do pé. Por fim, quando o critério utilizado é número de cabeças, leva-se em consideração quantos tendões de origem o músculo apresenta.
Como fixar nitrogênio no solo?
Como programar uma placa Arduino?
Como programar o temporizador da Elcon?
Como funciona o backup incremental?
O que significa dizer que um bancos de dados e NoSQL?
Como configurar o Windows para melhor desempenho em jogos?
Como funciona a eliminação de matérias na faculdade?
Como lidar com conflitos internos?
Como usar a função sleep do ar condicionado?
Quais são as notas da sanfona?
Como programar frases na Alexa?
Como fica o banco de horas em caso de demissão?
Como fica aviso prévio trabalhado na nova Lei?