Os fluidos contidos nos vasos de pressão são classificados conforme descrito a seguir segundo a NR-13: CLASSE “A”: – fluidos inflamáveis; – combustível com temperatura superior ou igual a 200º C; – fluidos tóxicos com limite de tolerância igual ou inferior a 20 ppm; – hidrogênio; – acetileno.
Classe A – Combustíveis em geral, inflamáveis, acetileno, hidrogênio e tóxicos; Classe B – Todas as substâncias cuja temperatura não ultrapasse 200 graus Celsius; Classe C – Vapor de água, ar simples e ar comprimido e gás asfixiante; Classe C – Todos os gases e fluidos que não estão listados nas categorias anteriores.
CLASSE “C”: – vapor de água, gases asfixiantes simples ou ar comprimido; CLASSE “D”: – água ou outros fluidos não enquadrados nas classes “A”, “B” ou “C”, com temperatura superior a 50ºC.
Por definição, um vaso de pressão é um recipiente ou reservatório projetado para conter fluidos como gases ou líquidos a uma pressão interna substancialmente diferente da pressão ambiente. A diferença entre vaso de pressão e caldeiras é que no primeiro não há uma chama em seu interior.
1.2.1 – O que são vasos e caldeiras para fins de aplicação da NR 13? Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.
25 curiosidades que você vai gostar
Seguindo a NR 13, existem três classificações gerais para as caldeiras. A categoria A é para aquelas caldeiras que operam com pressão igual ou maior a 1.960 kPa ou 19,98 kgf/cm². Já a categoria B se refere as caldeiras que trabalham com uma pressão igual ou menor que 588 kPa ou 5,99 kgf/cm².
Além dos vasos de pressão, caldeiras, tubulações e reservatórios, a Inspeção NR-13, enquanto estratégia de manutenção preditiva, também deve avaliar e monitorar os equipamentos considerados auxiliares, tais como bombas, filtros, resfriadores de óleo, geradores, motores, entre outros.
Os primeiros são um equipamento estacionário responsável pela agitação mecânica, técnica essencial para efetuar a homogeneização. Já os segundos, os vasos de pressão, são aplicados na armazenagem e acumulação de substâncias, com a intenção de aplicar uma pressão precisa sobre elas.
Abaixo seguem algumas recomendações da literatura para Cálculo de Vasos de Pressão:Volume de 10% a 100% da vazão em m3/min que deverá ser atendido pelo sistema (VR = 0,1 a 1 x Q), onde Q é a demanda do sistema.Nos sistemas com consumo sem interrupções, na maioria dos casos compressores a parafuso, VR = DLE / 3.
As Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia. Os Vasos de Pressão são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, diferente da pressão atmosférica.
CLASSE “B” : - Fluidos combustíveis com temperatura inferior a 200ºC - Fluidos tóxicos com limite de tolerância superior a 20 ppm. CLASSE “C” : Vapor de água, gases asfixiantes simples ou ar comprimido.
Pela NR13, são classificadas em 03 categorias: Categoria A: Operam com pressão igual ou superior a 1.960 kPa (19,98 kgf/cm²) Categoria C: Operam com pressão igual ou inferior a 588 kPa (5,99 kgf/cm²) Categoria B: As que não se enquadram nas categorias anteriores.
13.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.
a) Caldeiras da categoria A são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superior a 1960 kPa (19,98 kgf/cm2); b) Caldeiras da categoria C são aquelas cuja pressão de operação é igual ou inferior a 588 kPa (5,99 kgf/cm2) e o volume interno é igual ou inferior a 100 l (cem litros);
De acordo com a classificação Ashrae, norma que indica o nível de toxicidade e inflamabilidade dos fluidos, a amônia é um fluido classe B2, ou seja, tóxico (B) e com baixo grau de inflamabilidade (2L).
Para realizar um teste hidrostático, o recipiente é preenchido em sua totalidade com água, tomando cuidado para retirar todo o ar do mesmo afim de que não exista bolsões de ar, subsequente com a utilização de uma bomba hidráulica especial o fluido é pressurizado até atingir a pressão de teste.
Pressão de Projeto – PP
É a pressão utilizada para determinar a espessura mínima do vaso. Lógico que ela deve ser maior que a pressão de trabalho.
Este código é limitado a pressões interna, máxima de 20685 kPa e mínima de 103 kPa, ou externa máxima de 103 kPa.
Os Vasos de Pressão (pressure vessel) são utilizados em muitos processos dentro de indústrias químicas, petroquímicas, açúcar e álcool, farmacêutica, alimentar entre outras, praticamente todo material ou produto processado depende em alguma etapa de sua fabricação de um vaso de pressão (pressure vessel) durante o ...
Vasos de pressão são projetados para resistir com segurança a pressões internas que são diferentes da pressão atmosférica. Assim, armazenam fluidos e os protegem. ... É por isso que tudo ligado ao vaso de pressão precisa ser feito com cuidado e responsabilidade.
A aplicabilidade da NR 13 ocorrerá para todos os vasos de pressão que contenham fluidos enquadrados nas classes B, C ou D se a Pressão Máxima de Operação multiplicada pelo Volume Interno for superior a 8.
A NR 13 serve para que as empresas tenham caldeiras e vasos de pressão instalados com responsabilidade, oferecendo segurança de operação, segurança de manutenção e inspeção de segurança nos equipamentos, a fim de garantir a proteção e saúde dos trabalhadores quando estão exercendo atividades relacionadas a tais ...
O que são e para que servem cada um dos itens obrigatórios de uma caldeira?Válvula de segurança. ... Instrumento que indique a pressão do vapor acumulado (Manômetro) ... Injetor de alimentação de água. ... Sistema de drenagem rápida. ... Sistema de indicação para controle do nível de água.
1. NR-13 CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U.
A caldeira é um equipamento de larga utilização na indústria, onde sua principal função é gerar vapor para diversos fins. Estes equipamentos térmicos tão importantes, transformam água em vapor, utilizando para isso a queima dos mais diversos tipos de combustíveis.
O que o anlodipino faz no organismo?
Onde ocorre a síntese do leite?
Como ocorre a regulação do sistema gastrointestinal?
Como ocorre o crescimento de raízes?
Onde são produzidas as auxinas?
Como funciona o sistema renina angiotensina aldosterona no controle da pressão arterial?
Como transferir arquivos de uma conta para outra no OneDrive?
Como salvar PDF alta qualidade Illustrator?
Qual a principal função da diferenciação celular?
Como arrumar o Salvar como do AutoCAD?
Como salvar um arquivo em AutoCAD?
Porque os insetos realizam ecdise?
Como converter um arquivo PDF em Excel?
Como ocorre o crescimento de uma árvore?
Como conseguir o protocolo de envio da sefip?
Como mudar os atalhos do The Sims 4?