Staphylococcus aureus, Acinetobacter baumannii e Pseudomonas aeruginosa são as bactérias multirresistentes mais frequentes na UTI da Unidade de Queimados do HCFMUSP.
A bactéria Klebsiella pneumoniae é figura conhecida em listas nacionais e internacionais dos microrganismos mais perigosos por sua resistência a antibióticos e consequente capacidade de causar infecções hospitalares.
As principais bactérias que possuem esse gene são dos seguintes gêneros: Citrobacter, Enterobacter, Serratia, Proteus, Providentia e Pseudomonas.
As cinco infecções hospitalares mais importantes em todo o mundo: infecção de cateteres venosos; pneumonia associada à ventilação mecânica (respiração artificial); infecções de feridas cirúrgicas; infecção urinária; e infecção por Clostridium difficile (comumente associada ao uso de antibióticos).
Resultados: Das 98 amostras com resultado positivo para bactérias, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli foram os patógenos mais encontrados, seguidos de Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus coagulase negativa e Acinetobacter baumannii.
32 curiosidades que você vai gostar
De modo similar, os gêneros Bacillus, Staphylococcus e Pseudomonas foram os mais abundantes (47% das amostras) na UTI adulta do HC de Ribeirão Preto, enquanto Bacillus, Propionibacterium e Staphylococcus predominaram (40%) na UTI pediátrica.
No topo, aparece a Acinetobacter baumannii, que é muito comum em solos e pode entrar no corpo através de feridas abertas, principalmente em pessoas com sistema imunológico fragilizado. Apesar disso, o maior risco de contaminação está presente no ambiente hospitalar.
De acordo com a portaria 2616/98 do Ministério da Saúde define-se infecção hospitalar como aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste a partir de 72 horas de internação; ou após a alta quando puder ser relacionada a procedimentos hospitalares.
A infecção hospitalar, ou Infecção Relacionada à Assistência em Saúde (IRAS) é definida como qualquer infecção adquirida enquanto a pessoa está internada no hospital, podendo se manifestar ainda durante a internação, ou após a alta, desde que seja relacionada com a internação ou a procedimentos realizados no hospital.
Como é feito o processo de mergulhia?
O que é a Translineação das palavras?
Como se faz um relógio de oração?
Como colocar a letra U de cabeça para baixo no Word?
Onde podemos aplicar as integrais?
Qual é a fórmula matemática para relacionar as escalas termométricas?
Como organizar o Planner Microsoft?
O que é preciso para ser cheio do Espírito Santo?
Como medir audiência TV Portugal?
Quanto ganha um carteiro dos Correios?
Como os gregos se organizavam em sociedade?
Qual o melhor time de Naruto Storm 4?
Qual livro da Bíblia fala mais sobre o Espírito Santo?
Como organizar a rotina doméstica com um bebê?