b. Conclua: Quais outros fatores podem ser importantes na construção de uma ambiguidade? Resposta: Os fatores contextuais que explicitam a situação de comunicação em que o enunciado é dito. Nesse caso, as imagens são importantes quando se trata de um texto que mistura as linguagens verbal e não verbal.
A função da ambiguidade é sugerir significados diversos para uma mesma mensagem. Também chamada de anfibologia, a ambiguidade é uma figura de linguagem e pode ser usada como recurso estilístico. Mas também pode ser um vício de linguagem, que decorre da má construção da frase ou do uso impreciso de uma palavra.
a. Deduza: Qual dos textos constrói a ambiguidade por segmentação? Justifique sua resposta, indicando qual é o trecho responsável pela ambiguidade. Resposta: O texto I, pois explora a dupla possibilidade de segmentação da expressão ter a pia, que, quando pronunciada rapidamente, se confunde com a palavra terapia.
Quais são as duas possibilidades de sentido trabalhadas na tira? Justifique sua resposta com trechos do texto. Resposta: Os sentidos de "trocar de pele" pela exposição excessiva ao sol e de "tirar a casca".
A ambiguidade ocorre quando um mesmo vocábulo ou expressão pode ser interpretado de mais de uma maneira. Ela pode aparecer de duas formas: como recurso expressivo, principalmente no caso da publicidade ou dos textos humorísticos; como um defeito na construção, prejudicando a clareza da mensagem.
24 curiosidades que você vai gostar
Tipos de ambiguidadeUso indevido de pronomes possessivos.Colocação inadequada de palavras.Uso de forma indistinta entre o pronome relativo e a conjunção integrante.Uso indevido de formas nominais.
Em geral, o humor vem do uso eficaz de estratégias discursivas, como a dupla interpretação ou o realce de características de determinada situação ou personagem. No caso dessa tirinha, é possível apresentar outros exemplos e encontrar o padrão da personagem, que é sempre muito autoconfiante.
Ênfase é um substantivo feminino que significa realce, destaque exaltação ou importância. Expressar ênfase é demonstrar entusiasmo e eloquência exagerados no momento de falar ou gesticular. Ex.: Seu discurso foi realizado “com ênfase”.
escreva Escreva vem do verbo escrever. O mesmo que: grafe, ortografe, redija, componha, crie, grave, inscreva, conceba, elabore....
Releia vem do verbo reler.
Ambiguidade de Segmentação
Esse hábito é adquirido com a escrita: As pessoas não possuem o costume de separar as palavras durante a fala, essa é uma característica que acontece muito mais no texto escrito que facilita a captação do contexto da mensagem. Logo, falas mal segmentadas podem ocasionar mudanças de sentido.
A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Pelo fato de reunir mais do que uma interpretação possível, as ambiguidades podem gerar um desentendimento no discurso, motivo pelo qual devem ser evitadas nos discursos formais.
A ambiguidade é um recurso que é utilizado, na maioria das vezes, sem que haja uma intenção. Trata-se de uma indeterminação de sentido que palavras e expressões carregam, dificultando a compreensão do enunciado e, por isso, seu uso deve ser evitado. Exemplo: O irmão de João esqueceu seu livro na escola.
- Por que o senso de ambiguidade é uma das características que Merleau-Ponty destaca no filósofo? Responda por escrito. O senso de ambiguidade é a compreensão de que, a cada conhecimento verdadeiro adquirido, novas questões são abertas. Dessa maneira, a filosofia é um vaivém incessante entre a certeza e a dúvida.
Ele sentou na cadeira e quebrou o braço
Esse é um exemplo de ambiguidade lexical, já que a palavra braço pode assumir mais de um significado: braço da cadeira ou braço da pessoa. Na construção dessa frase não fica claro qual foi o braço quebrado. Para solucionar a ambiguidade: Ele sentou e o braço da cadeira quebrou.
Pôr, dizer ou comunicar por escrito.
p*** - Dicionário Online Priberam de Português.
A arte de escrever bemMantenha a coesão e coerência. ... Conte uma história interessante. ... Torne o artigo fácil de ler. ... Evite palavras muito complexas. ... Fuja da “linguagem de call center” ... Use figuras de linguagem. ... Use analogias. ... Use citações.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Tornar enfadonho, chato ou aborrecido. Causar irritação. Não enfades sua mãe.
Significado de Ênfase
Entoação que, realizada de maneira afetada, se faz em determinadas palavras e/ou frases, buscando atribuir-lhes destaque. Entusiasmo e eloquência excessivos que são observados na maneira de falar ou de gesticular.
O humor nos quadrinhos teve seu início nas tiras de banda desenhada publicadas diariamente em jornais. O conteúdo era normalmente composto de três quadros com o predomínio de um estilo de humor voltado para a crítica social (política, de costumes etc.).
01 – Em que consiste o humor dessa tirinha? Consiste no uso ambíguo do verbo fritar, associado ao termo cérebro no último quadrinho e relacionado à fala do segundo quadrinho, quando o personagem afirma que vai assistir aos canais de culinária.
Para fazer tirinhas, é importante saber o que mostrar e mostrar na hora certa. O humor está na quebra de expectativas e no seu ponto de vista inusitado. Use recursos como duplo sentido, exagero, acontecimentos aleatórios, referências a filmes, séries e cultura pop!
Como montar um viveiro de mudas florestais?
O que precisa para decorar uma mesa de festa infantil?
O que precisa para abrir uma clínica de curativos?
Como iniciar uma declaração formal?
Como fazer uma ação civil pública?
Qual a melhor dieta para adolescência?
O que comer em uma dieta hipocalórica?
Qual melhor antialérgico para sinusite?
Como montar uma fábrica de gin?
Quanto custa trem de Milão para Roma?
Quais são as principais características de uma tirinha?
Como se chama geladinho no Centro-oeste?
Para que serve o médico oftalmologista?
Quem mora em Rio Branco e O Quê?
Qual a diferença entre loja virtual e loja online?