Os polímeros sintéticos ou artificiais são produzidos em laboratório, em geral, de produtos derivados de petróleo. São exemplos de polímeros sintéticos: polimetacrilato de metila (acrílico), poliestireno, policloreto de vinila (PVC), polietileno e polipropileno.
Polímeros naturais: são aqueles que encontramos na natureza, por exemplo, borracha (extraída da seringueira), celulose, proteínas, polissacarídeos, entre outros. ... Polímeros artificiais: os materiais poliméricos produzidos artificialmente surgiram da necessidade de imitar os polímeros naturais.
Polímeros naturais: esses são a borracha (látex – poli-isopreno formado por monômeros do isopreno, retirado da seringueira), os polissacarídeos (tais como a celulose (encontrada no algodão), o amido (encontrado em vegetais e na forma de grãos das sementes e de raízes de várias plantas, como: batata, trigo, arroz, milho ...
Os polímeros sintéticos são aqueles que são produzidos através de procedimentos industriais, de maneira artificial, ou seja, são sintetizados pelo homem. São inúmeros os polímeros sintéticos disponíveis no mercado e consequentemente a gama de aplicação desses materiais.
A reação que forma os polímeros é chamada de polimerização. Na verdade, os materiais poliméricos não são novos - eles têm sido usados desde a Antigüidade. Contudo, nessa época, somente eram usados materiais poliméricos naturais.
Isto significa que os polímeros são formados por longas cadeias carbônicas compostas de “muitas partes”, na verdade, milhares de unidades que se repetem. Eles existem na natureza e são denominados de polímeros naturais, tais como o látex da borracha, a celulose e as proteínas.
Daí em diante descobriu-se uma grande variedade de polímeros sintéticos, que podem ser divididos em três grupos: - Polímeros de adição: Formados pela reação de adição de um número muito grande de monômeros iguais, originando uma única molécula.
De acordo com a IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry), os polímeros são designados pelo prefixo “poli” seguido do nome da unidade repetitiva colocado entre parêntesis. Se se considerar que o nome da unidade repetitiva é “ABC”, o nome do polímero correspondente será poli(ABC).
Quantos metros de papel contact para envelopar uma geladeira?
Porque o botox levanta a sobrancelha?
Qual o objetivo de trabalhar cantigas de roda na Educação Infantil?
Quais fatores determinam o grau de mobilidade social?
O que fazer para não ressecar os salgados na estufa?
Quem trabalha com microbiologia?
Como trabalhar com o Google Earth em sala de aula?
Como trabalhar com aço inoxidável?
Qual o objetivo de trabalhar o nome?
Como trabalhar grandezas e medidas na Educação Infantil?
Como trabalhar o gênero textual na sala de aula?
Como é calculada a nota de corte Cespe?
Como funciona a pêra de sucção?
Como é feita a terapia junguiana?
Como melhorar a qualidade da IPTV?
Qual o salário de um aluno do ITA?
Como melhorar imagem da Live no Instagram?