Os polímeros sintéticos ou artificiais são produzidos em laboratório, em geral, de produtos derivados de petróleo. São exemplos de polímeros sintéticos: polimetacrilato de metila (acrílico), poliestireno, policloreto de vinila (PVC), polietileno e polipropileno.
Polímeros naturais: são aqueles que encontramos na natureza, por exemplo, borracha (extraída da seringueira), celulose, proteínas, polissacarídeos, entre outros. ... Polímeros artificiais: os materiais poliméricos produzidos artificialmente surgiram da necessidade de imitar os polímeros naturais.
Polímeros naturais: esses são a borracha (látex – poli-isopreno formado por monômeros do isopreno, retirado da seringueira), os polissacarídeos (tais como a celulose (encontrada no algodão), o amido (encontrado em vegetais e na forma de grãos das sementes e de raízes de várias plantas, como: batata, trigo, arroz, milho ...
Os polímeros sintéticos são aqueles que são produzidos através de procedimentos industriais, de maneira artificial, ou seja, são sintetizados pelo homem. São inúmeros os polímeros sintéticos disponíveis no mercado e consequentemente a gama de aplicação desses materiais.
A reação que forma os polímeros é chamada de polimerização. Na verdade, os materiais poliméricos não são novos - eles têm sido usados desde a Antigüidade. Contudo, nessa época, somente eram usados materiais poliméricos naturais.
Isto significa que os polímeros são formados por longas cadeias carbônicas compostas de “muitas partes”, na verdade, milhares de unidades que se repetem. Eles existem na natureza e são denominados de polímeros naturais, tais como o látex da borracha, a celulose e as proteínas.
Daí em diante descobriu-se uma grande variedade de polímeros sintéticos, que podem ser divididos em três grupos: - Polímeros de adição: Formados pela reação de adição de um número muito grande de monômeros iguais, originando uma única molécula.
De acordo com a IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry), os polímeros são designados pelo prefixo “poli” seguido do nome da unidade repetitiva colocado entre parêntesis. Se se considerar que o nome da unidade repetitiva é “ABC”, o nome do polímero correspondente será poli(ABC).
Quanto vale 1 ponto Esfera Santander?
Quanto tempo demora para desenvolver câncer de colo de útero?
Como saber se tenho Das a pagar?
Quantas faltas tem que ter para repetir?
Como funciona o clique e retire da Marisa?
Como tratar assadura com infeccao?
Como tirar título de eleitor no Poupatempo?
Porque o peso varia de um dia para o outro?
Como saber se a habilitação é remunerada?
Quanto custa uma prótese removível flexível?
Como saber se o produto tem agrotóxico?
Como saber se meu plano de saúde está ativo SulAmérica?
Quando saber se as azeitonas está na hora de colher?
Como saber se eu tenho CNPJ aberto?