A diferença entre a azeitona verde e preta é o seu grau de maturação. O momento ideal para iniciar a colheita é quando 50-60% dos frutos da árvore estejam quase totalmente maduros.
As azeitonas pretas são as azeitonas verdes maduras. Independentemente da variedade da azeitona, com o passar do tempo, e à medida que amadurecem, as cores da polpa vão mudando de um verde mais intenso para uma cor arroxeada até o estágio máximo de maturação, atingindo a tonalidade de cor preta.
O tamanho desta azeitona varia de 1cm a 2cm até uma polegada.
Ela surgiu no Mediterrâneo, provavelmente na Ilha de Creta, no sul da Grécia. Na oliveira, a azeitona surge bem verde, depois, a casca adquire tons acinzentados e logo vira dourada. Em seguida, torna-se castanha e o próxima passo da metamorfose é ir ficando arroxeada e ir escurecendo até ficar preta.
De janeiro a maio costuma ficar carregada de pequenos frutos, de nome homônimo ao da árvore. Eles se assemelham a uma azeitona, devido à coloração roxa escura.
É feita literalmente a mão. Cada fruto é colhido individualmente ou “aos cachos”. Considerado por muitos o melhor método, pois permite selecionar o fruto já na colheita e ainda evita que o mesmo sofra impactos.
Mas há algo em comum entre os dois tipos de azeitonas: para ficarem boas para o consumo, elas devem ser curtidas em conserva, pois, in natura são extremamente amargas. Em relação ao sabor, as verdes costumam ser mais firmes e amargas. Já as pretas são levemente adocicadas. Elas também apresentam sabor bem marcante.
As azeitonas são classificadas como frutas porque são formadas a partir do ovário da flor da oliveira e são estruturas que geram sementes – aqueles caroços que você deixa ao lado do prato podem crescer em árvores se você plantá-los.
Se a fermentação for completa, as azeitonas verdes podem ser envasadas em vidros com tampas metálicas, salmoura a 5% e pH 3,5 (menor ou igual). Nas azeitonas maduras, indica-se salmoura a 6% a 8% e pH entre 4,0 e 4,2.
O corte ajuda a água a penetrar na azeitona que por sua vez libertará mais rapidamente a substância amarga. Coloque as azeitonas cortadas ou retalhadas dentro de um garrafão de plástico vazio (ou outro recipiente de plástico ou vidro com tampa) sem encher totalmente.
Uma outra forma de saber se a azeitona está estragada é olhar para a tampa do frasco. Geralmente, e por questões de segurança, a tampa do frasco tem uma característica para ajudar a saber se o conteúdo está estragado, ela faz um barulho parecido com um som "pop".
Prove de vez em quando uma azeitona, se estiver muito amarga continue com o processo. Caso contrário está pronta para temperar e comer ou, se pretender, pode conservá-la usando um dos seguintes métodos de conservação. Azeitona conservada juntamente com o tempero numa solução de água, sal e vinagre.
A azeitona é provavelmente dos alimentos mais versáteis que existem, sendo possível comer ela simplesmente crua, acompanhando uma salada ou até num prato de carne ou peixe, se preferir pode mesmo cortar em pequenos pedaços para uma pizza ou juntar com um queijo feta e servir como aperitivo.
Como sacar dinheiro do C6 Bank no caixa eletrônico?
O que tira mancha de courino branco?
Como tirar lente do óculos de metal?
O que caracteriza o expressionismo?
O que é bom para tirar lã de vidro do corpo?
Como tirar mancha de cola de calça jeans?
Como tirar mancha de cimento em cerâmica antiderrapante?
Como se escreve Diretor-geral ou diretor geral?
O que significa PDP no Instagram?
Qual é o denominador da fração 3 6?
Como evoluir o Jigglypuff no Pokémon Fire Red?
Como você age em situações de conflito?