Tipos de Metodologias Ativas para aplicar na sala de aula
O uso das metodologias ativas permite que o aluno deixe de ser um agente passivo no processo de aprendizagem para ser o ativo, ou seja, ele participa efetivamente da construção do próprio conhecimento.
As metodologias ativas envolvem várias técnicas, e vamos falar delas. Mas o objetivo geral que resume o que essa transformação procura realizar: fazer com o que o aluno não apenas receba o conhecimento entregue pelo professor, mas sim participe ativamente do processo.
Outra forma de fortalecer o aprendizado com metodologias ativas é por meio de pesquisas de campo. O professor pode levar seus alunos para vários lugares diferentes – fora ou mesmo dentro da escola. Uma visita ao museu, uma ida ao cinema ou mesmo um passeio pelo pátio da escola podem promover diferentes impressões em cada aluno.
Essa opção de metodologia ativa começa com o professor apresentando um exemplo de situação real que os estudantes devem resolver. O estudo de caso ajuda os alunos a aprender a solucionar cenários complexos e adquirir conhecimento em questões práticas, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais interativo e significativo.
Portanto, as metodologias ativas surgem como uma alternativa para proporcionar aos estudantes meios para que eles consigam guiar o seu desenvolvimento educacional, fugindo do modelo de ensino em que o professor detinha todo o conhecimento dentro da sala de aula.
Qual a voltagem dos leds da TV Samsung?
Como descrever o estilo de uma pessoa?
Porque Virgem não dá certo com Libra?
Onde ver o líquido amniótico na ultrassom?
Como avaliar uma pessoa com hemorragia?
Como medir comprimento pernas?
Como se tornar o melhor amigo de uma menina?
Como saber o comprimento da saia?
Como se formam as ilhas oceânicas?
Como é medida a dilatação para o parto?
Quais os elementos que não obedecem à regra do octeto?
Como medir a compactação do solo?
Como calcular o comprimento de uma onda longitudinal?
Onde pagar o licenciamento 2020 PB?
Quais as hipóteses cabíveis para a desconsideração da personalidade jurídica?