Tudo isso favorece para a aparição de vários problemas ecossistêmicos como: contaminação do solo, contaminação do lençol freático, contaminação de rios e córregos, inundações, contaminação do ar, fora, a proliferação de doenças que afetam diretamente a vida de pessoas mais desprovidas.
A poluição do ar Os resíduos sólidos abandonados em lixões a céu aberto deterioram a qualidade do ar que respiramos por causa da queima e da fumaça, além de vetores (insetos, roedores e pequenos animais) que ocasionam incômodos e podem disseminar doenças.
Além de levar à formação de ilhas de lixo, plástico e papel descartados nos rios causam enchentes e alagamentos nas grandes cidades, disseminam doenças, causam a morte das populações humanas e prejudicam a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões.
Os principais descartes de lixo realizados no Brasil são: lixão, aterro sanitário e incineração. O debate sobre o descarte de resíduos não deve se limitar à reciclagem do lixo doméstico.
A poluição do solo pelo lixo é um grave problema e deve ser evitado a qualquer custo. Além da transmissão de doenças, pode causar deslizamento de encostas, enchentes, danos na paisagem, assoreamento de mananciais e a contaminação do ar e da água, elevando o risco de contágio dos seres humanos.
Entre os problemas causados por esses, está: as poluições do solo, da água, do ar e visual; o odor fétido que exalam; há também os problemas relacionados à saúde pública, pois esses lixões são locais de disseminação de diversos vetores de doenças como ratos, moscas e baratas.
Sabe-se que o espaço urbano se encontra limitado devido ao grande número de habitantes, sendo assim, os aterros estão sendo instalados muito longe, o que eleva o custo. Boa parte das cidades brasileiras tem apenas lixões a céu aberto.
Pela irresponsabilidade humana, os lixos eletrônicos são descartados em espaços errados, causando diversos malefícios ao meio ambiente e a saúde humana ao seu redor. Muitas pessoas residem próximas aos ambientes desses descartes, gerando grandes contaminações que chegam ao lençol freático.
Os efeitos desse tipo de poluição são cumulativos e podem levar anos para serem sentidos. Ela causa grandes danos para a vida marinha nos rios e lagos, além de prejudicar animais que interagem com o ecossistema, como aves que se alimentam dos peixes.
Como calcular a quilometragem por litro?
O que é uma comunidade climax?
Por que o biogás é uma opção de energia renovável?
Qual a diferença entre o anestesista e o anestesiologista?
Qual melhor densidade de espuma?
Como tomar clonazepam para ansiedade?
Qual a vida útil de uma TV OLED?
O que é advérbio de quantidade?
Quais os tipos de compressores para refrigeração?
Quanto tempo dura nossa concentração?
Quem é mais forte Tsunade ou Jiraya?