PHTLS - Prehospital Trauma Life Support 6ª Ed.
...
Princípios de Ouro do Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado Garantir a segurança dos socorristas e a vítima. Avaliar a situação da cena para determinar e tomar decisões sobre a necessidade de recursos adicionais. Reconhecer a cinemática envolvida nas lesões.
Os princípios de ouro do atendimento pré-hospitalar no traumaAvaliar a situação para determinar a necessidade de recursos adicionais; Imediatamente à chegada, deve-se realizar uma avaliação rápida para determinar a necessidade de recursos adicionais ou especiais. ... Reconhecer a cinemática que produziu as lesões;
5 regras importantes que todo enfermeiro socorrista deve saber1-Tudo começa no “192” ... 2- Saiba prevenir o Infarto e Acidente Vascular Encefálico (AVE) ... 3-Esteja atento às vítimas de traumas. ... 4- Saiba classificar situação de risco. ... 5- Esteja por dentro dos suportes básicos de saúde.
A sistematização do atendimento inicial a vítimas de trauma, conhecido como ABCDE representa hoje o padrão ouro na atenção a tais pacientes.O que é o ABCDE do Trauma ? ... A (Airway) — Vias aéreas. ... B(Beathing) — Respiração e ventilação. ... C (Circulation) — Circulação e controle de hemorragia.
A Prioridade de Atendimento às Vítimas obedece a seguinte ordem: a) Cartão Vermelho são as Vítimas que apresentam risco imediato de vida, apresentam respiração somente após manobras de abertura de vias aéreas ou a respiração está maior que 30 movimentos respiratórios por minuto, necessitam de algum tratamento médico ...
32 curiosidades que você vai gostar
Mas a sequência das ações a serem realizadas será sempre a mesma:Manter a calma;Garantir a segurança;Pedir socorro;Controlar a situação;Verificar a situação das vítimas;Realizar ações de socorro as vítimas.
A seqüência das ações a serem realizadas será sempre a mesma: 1) manter a calma; 2) garantir a segurança; 3) pedir socorro; 4) controlar a situação; 5) verificar a situação das vítimas; 6) realizar algumas ações com as vítimas. O importante é ter sempre em mente a seqüência dessas ações.
Abaixo são descritas cada uma das etapas:A (airway) Via aérea e coluna cervical. ... B (breathing) Respiração e ventilação. ... C (circulation) Circulação e controle de hemorragia. ... D (disability) Exame neurológico. ... E (explosure) Exposição e controle térmico.
A primeira verificação deve ser feita pelo método AVDI: Alerta, resposta a estímulo Verbal, resposta a estímulo Doloroso ou inconsciente aos estímulos. Depois da primeira classificação, o paciente deve passar por um novo teste ao chegar na unidade de atendimento. Exposição com controle da hipotermia.
Passo “A” (Airway) – Vias aéreas com controle cervical; 2) Passo “B” (Breathing) – Respiração (existente e qualidade); 3) Passo “C” (Circulation) – Circulação com controle de hemorragias; 4) Passo “D” (Disability) – Estado neurológico 5) Passo “E” (Exposure) – Exposição da vítima (para abordagem secundária).
PROTOCOLOSVermelho (atendimento imediato, com risco de vida; emergência)Amarelo (o paciente pode aguardar cerca de 10 a 30 minutos; urgência)Verde (casos menos graves; pode ser atendido em até 2 horas; pouco urgente)Azul (pode aguardar até 3 horas; não urgente).
Princípios básicos:
Em primeiro lugar o socorrista deve proteger-se do perigo, procurando usar o bom senso.
rapidez no transporte, reconhecimento do local do acidente e reparação pública com as vítimas. rapidez no atendimento, roxeado nas lesões e rompimento das lesões.
Compreende, portanto, três etapas: Assistência ao paciente na cena (no local da ocorrência); Transporte do paciente até o hospital; Chegada do paciente ao hospital.
Atendimento pré hospitalar (APH) ou socorro pré-hospitalar é o atendimento emergencial em ambiente extra-hospitalar (fora do hospital). De acordo com a legislação brasileira existem dois tipos de Atendimento Pré Hospitalar, o Fixo e o Móvel.
O que cada faixa da Estrela da Vida significa? Esse ícone é composto por seis faixas, e, cada uma representa uma ação relacionada a emergências médicas: detecção, alerta, pré-socorro, socorro, transporte e hospital.
Em vítimas conscientes, a equipe de socorro deve se aproximar da vítima pela frente, para evitar que mova a cabeça para os lados durante o olhar, podendo causar lesões medulares. A imobilização deve ser de toda a coluna, não se limitando a coluna cervical. Para isso, uma prancha rígida deve ser utilizada.
Caso a vítima esteja inconsciente e respirando, coloque-a de lado e aguarde pelo socorro. Se estiver inconsciente e sem respirar, inicie a massagem cardíaca o mais rápido possível para restaurar a respiração.
De acordo com o ACS, o atendimento deve obedecer a seguinte ordem:Manutenção da permeabilidade das vias respiratórias e estabilização da coluna;Respiração e ventilação;Circulação e controle de hemorragia;Incapacidade e estado neurológico;Exposição.
O ABCDE do trauma consiste em uma série de ações a serem realizadas em pacientes vítimas de trauma, com o objetivo de sistematizar o atendimento e dar prioridade a situações que podem agravar rapidamente e levar o paciente a óbito. Foi criado na década de 70 pelo cirurgião ortopédico James K.
Como funcionam as etapas do método?A de airway- via aérea. Nesta etapa, deve-se examinar cuidadosamente o controle da coluna cervical. ... B de breathing – respiração. O objetivo desta fase é checar se a pessoa está realmente respirando. ... C de circulation – circulação. ... D de disability – incapacidade. ... E de exposure – exposição.
Quais os principais tipos de traumas?Assalto. A vítima de assalto sofre uma pressão psicológica muito intensa enquanto está refém do criminoso. ... Acidentes. ... Violência sexual. ... Abortos. ... Mudanças drásticas na vida. ... Fim de relacionamentos afetivos. ... Perda de entes queridos. ... Terapia cognitivo-comportamental.
A) movimentar o acidentado para local seguro; B) remover a vítima; C) chamar o serviço de resgate, apenas; D) sinalizar o local e chamar o serviço de resgate especializado.
Algumas das principais situações que necessitam de atendimento imediato, pois existe um risco potencial de morte são:Acidente de origem elétrica;Picada ou mordida de animais peçonhentos;Cortes e queimaduras profundas;Hemorragia;Infarto;Derrame;Sangue na urina, no vômito, nas fezes ou ao tossir;
Rede de Atenção às Urgências e Emergências
É constituída pela Promoção, Prevenção e Vigilância em Saúde; Atenção Básica; SAMU 192; Sala de Estabilização; Força Nacional do SUS; UPA 24h; Unidades Hospitalares e Atenção Domiciliar.
O que é hipertrofia excêntrica?
O que aconteceu com o irmão do Shaw?
Como configurar a instalação do Android Studio?
Como dizer adeus a um relacionamento?
Como se desenvolveu a economia na Europa?
Como uma cultura se desenvolve?
Como os anfíbios se locomovem?
Como se deslocam tartaruga-da-amazônia?
Como se despedir do amor da sua vida?
Como foi a aquisição de língua portuguesa pelos nativos no Brasil no nosso processo de colonização?
O que é tendinite e como pode se manifestar?
Como se despedir de uma pessoa que ama?
Como chegar a Lagos em Portugal?
Qual o tipo de verme que dá no ser humano?
Como instalar o AirPlay na TV?
Como ir de ônibus para São Tomé das Letras?