O linfócito atípico é um leucócito não maligno que pode ser encontrado no sangue periférico em resposta a alguns estímulos antigênicos. Nos locais de inflamação ele atua como os linfócitos normais, desempenhando um papel na resposta imune, tanto na primária quanto na auxiliar.
Linfócito grande: núcleo de forma irregular e citoplasma abundante. Os monócitos são os maiores leucócitos circulantes e têm citoplasma abundante. Umas das principais características deles é a presença de vacúolos citoplasmáticos, que geralmente não são visíveis nos linfócitos.
O linfócito típico é pequeno, com cromatina condensada e uma pequena quantidade de citoplasma visível de cor basofílica pálida. O núcleo de um linfócito em repouso é pouco maior que um eritrócito.
Linfócitos atípicos são linfócitos que apresentam forma variada e que surgem normalmente quando há infecções, principalmente infecções virais, como a mononucleose, herpes, AIDS, rubéola e varicela.
Significa que os linfócitos estão normais.
Os valores normais de referência dos linfócitos são entre 10 linfócitos por mm³ de sangue, que representa de 20 a 50% na contagem relativa, podendo variar de acordo com o laboratório em que o exame é feito.
Os monócitos são um tipo de glóbulo branco que combate certas infecções e ajuda outras células sanguíneas a remover tecidos mortos ou danificados, destruir células cancerosas e regular a imunidade contra substâncias estranhas.
Esses linfócitos são considerados linfócitos T ativados que são produzidos em resposta aos linfócitos do tipo B infectados e desempenham as mesmas funções que os linfócitos típicos na resposta imune. Os linfócitos atípicos são geralmente maiores que os linfócitos normais e forma variável.
No linfócito pequeno (típico) o citoplasma é escasso, formando uma faixa estreita ao redor do núcleo. Nos linfócitos grandes o citoplasma é abundante. Célula típica: núcleo redondo e citoplasma escasso. Linfócito grande: núcleo de forma irregular e citoplasma abundante.
Além disso, o aumento no número de linfócitos também pode acontecer devido a situações fisiológicas, como por exemplo gestantes e lactentes, além de carências nutricionais, como deficiência de vitamina C, D ou cálcio.
Os linfócitos T atuam na defesa celular do organismo, através da secreção de citoquinas, de outros produtos tóxicos ou da indução direta de morte celular programada. Existem milhões de diferentes clones de linfócitos T num indivíduo, cada clone com seu diferente Receptor T, específico para um diferente antígeno.
Como surgiu o primeiro time de futebol feminino?
Quando surgiu a primeira fotografia colorida?
Porque a revista Rolling Stone tem esse nome?
Quando surgiu a primeira indústria?
Para que serve o medicamento hidroquinona?
Quais são as estratégias para se identificar o aluno com superdotação e altas habilidades?
É bom passar Leite de Colônia no rosto?
Como trabalhar coordenação motora fina e grossa na educação infantil?
Pode limpar porcelanato com água sanitária?
Como é feita a adubação verde na prática?
O que é bom para clarear mancha nas pernas?