A escola clássica sugere que, em geral, a economia funciona de maneira mais eficiente quando a intervenção do governo é mínima e preocupada com a proteção da propriedade privada, a promoção do livre comércio e os gastos limitados do governo, atuando em áreas como defesa, lei, ordem e educação.
A Escola Econômica Clássica, verificada no final do século XVIII, caracteriza-se pelo entendimento do equilíbrio automático das forças de oferta e demanda de mercado, através dos preços (HUGON, 1956). Smith (1776) faz uso do termo “mão invisível” para explicar a característica de auto-regulagem do sistema econômico.
De uma forma geral, pode comparar a gestão de um lar com a da sociedade. Assim, a Economia é o estudo da forma pela qual a sociedade administra seus recursos escassos. Escassez significa que a sociedade tem menos a oferecer do que aquilo que as pessoas desejam ter.
Os clássicos defendem o liberalismo e elaboram o conceito de racionalidade econômica, no qual cada indivíduo deve satisfazer suas necessidades da melhor forma possível sem se preocupar com o bem-estar da coletividade.
Os Teóricos da Escola Clássica: Adam Smith, David Ricardo, Jean Baptiste Say e Thomas Malthus. Adam Smith, fundador da escola clássica inglesa, é considerado o “pai da política”, sendo a sua principal obra “A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas”.
29 curiosidades que você vai gostar
Conheça as principais linhas do pensamento econômicoEscola Clássica:Escola Marxista.Escola Neoclássica:Escola Keynesiana.Escola Monetarista.Escola Austríaca.
Os principais economistas clássicos incluem Adam Smith, Jean-Baptiste Say, Thomas Malthus, David Ricardo, John Stuart Mill, Johann Heinrich von Thünen e Anne Robert Jacques Turgot.
A teoria das vantagens absolutas, proposta pelo filósofo Adam Smith e a teoria das vantagens comparativas, formulada pelo economista David Ricardo. Elas tratam sobre como o comércio internacional, importação e exportação, impacta na economia de um determinado país, gerando ganhos -superávit ou perdas – déficit.
O que é o Keynesianismo? A doutrina Keynesiana ficou conhecida como uma “revisão da teoria liberal”. Nesta teoria, o Estado deveria intervir na economia sempre que fosse necessário, afim de evitar a retração econômica e garantir o pleno emprego.
Sua preocupação fundamental era a de elevar o nível de vida de todo o povo. Em sua obra Wealth of Nations (Riqueza das Nações), Adam Smith estabelece princípios para análise do valor, dos lucros, dos juros, da divisão do trabalho e das rendas da terra.
Para reduzir a fadiga, Gilbreth propôs alguns princípios de economia de movimentos, os quais podem ser classificados em três grupos: os relativos ao uso do corpo humano; ao arranjo do material do local de trabalho; e ao desemprenho das ferramentas e do equipamento.
A economia de um país pode ser divida em três setores, de acordo com o que é produzido. Osetor primário envolve a agricultura, a pecuária e o extrativismo animal e vegetal. O secundário é o setor da indústria, da construção civil. O terciário é o mais amplo.
Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.
No modelo clássico, a decisão de investimento segue a lógica da maximização de lucro pelas empresas. O retorno decorrente de uma unidade a mais de capital corresponde ao valor da produtividade marginal do capital (quantidade adicional de produto gerado por uma unidade a mais de capital vezes o preço do produto).
O nome passou a ser utilizado para o estudo das relações de produção, especialmente entre as três classes principais da sociedade capitalista ou burguesa: capitalistas, proletários e latifundiários.
Os teóricos neoliberais defendem a mínima cobrança de impostos e a privatização dos serviços públicos. A doutrina neoliberal prega a menor participação possível do Estado na economia, dando preferência aos setores privados.
Como corolário deste trabalho, pode-se destacar o grande mérito de Keynes aos mostrar o princípio da demanda efetiva e a necessidade de um agente regulador da economia, fazendo com o que o laissez-faire seja, definitivamente, parte do passado.
O Keynesianismo, também chamado de Escola ou Teoria Keynesiana, é uma teoria político-econômica que defende a intervenção do Estado na organização econômica de um país.
Ele defendia a propriedade privada, a não intervenção do Estado na economia e a liberdade contratual entre patrões e empregados. Assim, o papel do Estado deveria ser apenas de manter a segurança pública e a ordem e garantir o direito de propriedade privada e as liberdades individuais das pessoas.
Como a capacidade de consumo dos países envolvidos no comércio internacional será maior após a efetivação das trocas, Smith (1985) concluiu que o comércio exterior eleva o bem-estar da sociedade.
Os maiores representantes da Economia Política Clássica foram Adam Smith e David Ricardo. A despeito das diferenças entre suas concepções teóricas, encontram-se nitidamente duas características centrais da teoria que vinha se elaborando há quase duzentos anos.
Você já ouviu falar de alguns deles: Adam Smith, Karl Marx, John Maynard Keynes?
Adam Smith
O escocês, com seu livro A Riqueza das Nações (1776), trouxe uma luz sobre o funcionamento de uma economia industrial, em meio às mudanças que a primeira Revolução Industrial trazia, e como isso afetava os trabalhadores.
O pensamento econômico pode ser dividido em três fases: pré-moderno (greco-romano , indiano, persa, islâmico e imperial chinês), início moderno (mercantilista, fisiocratas) e moderno (começando com Adam Smith e a economia clássica no final do século XVIII).
ESCOLA NEOCLÁSSICA
Os principais nomes dessa escola são Leon Walras, William Jevons, John Hicks, George Stigler e Alfred Marshall. A escola neoclássica foi construída sobre os fundamentos da economia clássica, baseada no livre mercado.
Como lidar com a notícia de ser pai?
É possível reverter protusão discal?
Como saber a data que vou receber meu auxílio doença?
Como receber auxílio pescador?
Como são pagos os dividendos das ações?
Tem como receber dinheiro pelo Mercado Pago?
Como é pago o Seguro Prestamista?
Como pedir reembolso de uma compra online?
Como melhorar a fachada da minha casa?
O que fazer para melhorar a inteligência fluida?
Como melhorar a infraestrutura de transporte no Brasil?
Como os jogos podem ajudar no desenvolvimento do raciocínio lógico?
O que fazer para a Internet da Vivo ficar mais rápida?
Como deixar a internet boa para jogar Free Fire?
O que fazer com uma pessoa introspectiva?
Quando começa a valer a carteira de trabalho digital?