Por estar relacionada ao grau de plasticidade do cérebro, a inteligência fluida e, consequentemente, o QI das pessoas, pode aumentar à medida que a mente esteja descansada. Por isso, o método mais indicado e que é cada vez mais falado quando o assunto é aumento do conforto cotidiano é a meditação.
Estudos com pessoas de todas as idades mostram que o QI – a principal medida da inteligência – pode aumentar ou diminuir ao longo dos anos em função do estilo de vida. Imagens obtidas por ressonância magnética comprovam que atividades que estimulam o cérebro provocam modificações anatômicas nele, elevando o QI.
A inteligência fluida (Gf – fluid intelligence) está associada a componentes não-verbais, pouco dependentes de conhecimentos previamente adquiridos e da influência de aspectos culturais.
Confira abaixo algumas medidas e dicas de como se tornar um gênio que podem ajudar você a chegar em seu potencial máximo.
Pesquisadores mostram que a prática de exercícios aeróbicos melhora o desempenho em atividades cognitivas. Uma prova disso é dada pela pesquisa da Universidade da Califórnia, em que ficou provada a relação entre atividade física regular e aumento da inteligência.
Vários estudos têm mostrado que quando o uso de televisão ou videogame aumenta, o QI e o desenvolvimento cognitivo diminuem. Os principais alicerces da nossa inteligência são afetados: linguagem, concentração, memória, cultura (definida como um corpo de conhecimento que nos ajuda a organizar e compreender o mundo).
Vários estudos têm mostrado que quando o uso de televisão ou videogame aumenta, o QI e o desenvolvimento cognitivo diminuem. Os principais alicerces da nossa inteligência são afetados: linguagem, concentração, memória, cultura (definida como um corpo de conhecimento que nos ajuda a organizar e compreender o mundo).
A Inteligência Fluida é a capacidade de resolver problemas novos de forma imediata, ou seja, flui com “destreza”, quase que de forma instintiva, automática, em dado momento. ... Normalmente a Inteligência Cristalizada é influenciada por fatores socioculturais e desenvolve-se ao longo da vida, com a idade, por exemplo.
Outra função cognitiva muito relacionada com a inteligência é a memória operacional.
Pela classificação mais recente do Stanford-Binet V (2003), o termo gênio é aplicado a quem obtém escore acima de 160, sendo reservado o termo "superdotado" para quem obtém pontuação entre 1. O termo "gênio" também se aplica a alguém que seja um polímata ou alguém habilidoso em muitas áreas intelectuais.
Por que ocorre a discriminação?
O que é agregado e aglomerante?
Quais documentos necessários para alterar nome no CPF?
Como calcular a quantidade de mandioca por pessoa?
Como é realizada a avaliação na educação especial?
Qual a relação entre colesterol e hormônios?
Quais são as principais teorias de aprendizagem?
Porque o bebê gosta de ficar mais do lado esquerdo da barriga?
Qual o valor de um auxílio doença?
O que é Gastralgia na enfermagem?
Como é feito o tratamento de resíduos?
Quais são os tipos de impetigo?
O que a mecânica quântica explica sobre partícula é onda?
O que é medição na engenharia?
Quais são as classes de hemorragia?
Quem não pode comer pão de queijo?