A Educação física inclusiva tem como objetivo o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor não só dos estudantes com deficiência, mas de todos os estudantes.
Você já ouviu falar em educação física inclusiva? A prática nada mais é do que o direito à atividade física para todos. Isso significa dizer que o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor deve ser garantido, também, para os alunos com algum tipo de deficiência.
A Educação Física tem por objetivo promover um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e os adolescentes, com base na prática de exercícios físicos e atividades desportivas na escola.
Tênis, vôlei, dança, atletismo e ginástica rítmica são algumas dentre as 12 novas experiências desenvolvidas por escolas públicas de capitais brasileiras que compõem a Coletânea de práticas 2016 , um dos materiais resultantes do projeto Portas abertas para a inclusão .
Os cinco princípios da educação inclusiva são:Toda pessoa tem o direito de acesso à educação.Toda pessoa aprende.O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular.O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos.A educação inclusiva diz respeito a todos.
30 curiosidades que você vai gostar
A educação inclusiva, voltada ao atendimento às necessidades educacionais especiais que o educando apresenta, deve permear concretamente a escolarização em todos os seus níveis, focalizando o contexto da inclusão a partir da Educação Infantil.
Conheça-os a seguir:Comunidade escolar despreparada para lidar com a inclusão. ... Infraestrutura escolar que não atende às especificidades da educação inclusiva. ... Preconceito. ... Déficit de profissionais especializados.
Atividades físicas inclusivas
O estudante que conseguir pegar a bola troca de lugar com aquele que a jogou. Essa é mais uma atividade de Educação Física Inclusiva e tem como objetivo fazer a bola cruzar a rede, assim como no vôlei tradicional, mas com regras flexíveis.
Atividades inclusivas são estratégias pedagógicas, que objetivam construir oportunidades reais de aprendizagem para todos os alunos. Permitem a interação de todas as crianças em sala de aula, levam em consideração as peculiaridades dos alunos e suas diversas maneiras de aprender.
Por fim, vale destacar o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiências, os Jogos Paralímpicos. Nos jogos, existem diversas modalidades esportivas adaptadas, entre elas: vôlei, basquete em cadeira de rodas, futebol para cegos, etc.
O objetivo da educação na escola pública é atingir a qualidade social para todos e cada um dos seus alunos; garantir de forma sistemática a apropriação do conhecimento acumulado pela humanidade; desenvolver as diversas habilidades; contribuir para o desenvolvimento integral do sujeito histórico; para ter visão de mundo ...
Entende-se a Educação Física Escolar como uma disci- plina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usu- fruir os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginás- ticas em benefício do exercício crítico da ...
Através desse estudo foi possível concluir que os principais objetivos da Educação Física foram: a promoção da saúde e a socialização e que a mesma foi considerada de grande importância pela comunidade escolar. Também a maioria considerou que as aulas de Educação Física estão sendo desenvolvidas como deveriam.
A educação inclusiva é importante porque, diferentemente da educação especial, ela não separa o aluno do convívio e aprendizado dos estudantes de uma escola regular, permitindo que ele se desenvolva como parte integrante da sociedade.
Com o desenvolvimento de uma Educação Física inclusiva às pessoas com deficiência, poder-se-ia demonstrar à sociedade que todo cidadão, com ou sem deficiência, é capaz de viver com seus limites, praticando alguma atividade física, sem que as pessoas os olhem com compaixão e evitem qualquer forma de exclusão.
Além dos aspectos físicos, o esporte também cria oportunidades de socialização com outras pessoas e ajuda a dar mais independência para a pessoa com deficiência. A prática de exercícios também contribui com o psicológico, aumentando a autoconfiança e autoestima, otimismo e a percepção de capacidade.
Listamos a seguir algumas dicas que podem ajudar a colocar a educação inclusiva em prática em suas salas de aula e na escola como um todo:1) Seja flexível e adaptável. ... 2) Construa uma “base” ou “retiro” ... 3) Não policie o gênero. ... 4) Certifique-se de que suas atividades fora de sala de aula sejam acessíveis.
Jogos de inclusão são atividades que ocasionam tensão e alegria, proporcionando aos participantes, o prazer e o entusiasmo, propondo aos alunos uma participação mais efetiva, o tempo todo, respeitando os limites e a individualidade de cada um.
A inclusão social é o conjunto de medidas direcionadas a indivíduos excluídos do meio social, seja por alguma deficiência física ou mental, cor da pele, orientação sexual, gênero ou poder aquisitivo dentro da comunidade.
Sobre os requisitos necessários para auxiliar na inclusão do portador de deficiência nas aulas de Educação Física, os professores sugeriram cursos de capacitação e reciclagem sobre inclusão escolar; adaptação do espaço físico; material didático adequado; método adequado de ensino e apoio técnico-pedagógico ...
12 atividades lúdicas para alunos com deficiência intelectualVôlei sentado. ... Jogo de passes. ... Montar o robô com formas geométricas. ... Escrever o próprio nome com pregadores. ... Passe o cordão pelos canudos de macarrão. ... Canção nos palitos de picolé ... Memorização de letra e imagem. ... Contar os palitos.
Nessa atividade, as principais alterações são: o uso de bola com guizo e a participação de goleiros e chamadores sem deficiência visual, que têm o papel de orientar os outros jogadores. Como outro exemplo, podemos citar o basquete em cadeira de rodas, praticada por pessoas com alguma deficiência físico-motora.
Diante das discussões apresentadas fica evidente que a educação inclusiva tem obtido conquistas, mas ainda enfrenta diferentes desafios, tais como a necessidade de melhor formação dos professores, acessibilidade física, arquitetônica e atitudinal, dentre outros.
Então, os maiores desafios que encontramos em uma instituição como a escola ou em uma sociedade que não avançou no sentido da inclusão, é o de repensar as suas próprias regras, o próprio modo de atuar, suas práticas naturalmente excludentes, que consideram que as diferenças existem em alguns e não em todos.
O estudo aponta como dificuldade, a falta de formação, o despreparo, à falta de recursos, deslocando o problema para o aluno. Contata-se que a educação inclusiva tem trazido inquietações, insegurança e um desafio para os professores que se percebem despreparados para atuar com alunos incluídos.
O que faz um acelerador linear?
Como funciona um cartucho de impressora?
Como funciona um inversor de frequência internamente?
Como consertar a trilha do teclado?
Qual o exame que identifica o vitiligo?
Qual a diferença do enfermeiro para o técnico?
O que posso fazer para melhorar minha loja?
Como cadastrar minha CNH Digital?
O que falar quando ela está brava?
Como validar meu E-mail no Caixa Tem?
Como saber se alguém confia em você?
Como saber se o preço de uma ação vai subir ou cair?
Como analisar hashtag no Instagram?
Como relaxar o músculo da bexiga?
Quando uma pessoa pergunta se vc esta bem?
Como fazer vídeo de fotos antigas?
Quais são as moedas antigas de prata?