Abate humanitário pode ser definido como o conjunto de procedimentos técnicos e científicos que garantem o bem-estar dos animais desde o embarque na propriedade rural até a operação de sangria no matadouro-frigorífico. O abate de animais deve ser realizado sem sofrimentos desnecessários.
"No entanto, não podemos garantir que o animal não morra neste método. ... Atmosfera Controlada- Trata-se do processo de insensibilização no qual os animais são submetidos a altas concentrações de gás - Argônio, Dióxido de Carbono ou Nitrogênio - que produzem efeito anestesiante e os levam a morte.
O atordoamento dos animais é feito para lhes conferir um estado de insensibilização. ... Nas culturas ocidentais é um requisito legal que o abate animal seja feito de modo instantâneo e que os animais permaneçam nesse estado até que tenham perdido completamente sua atividade cerebral devido ao sangramento.
O abate humanitário e o bem estar animal tem relação direta com a lucratividade pois se não forem obedecidos tais requisitos a carne não é considerada de qualidade não havendo mercado entre os consumidores gerando um marketing negativo que produz uma rejeição do produto.
O manejo assegura o bem-estar do gado e ainda reforça a qualidade do produto final, uma vez que animais calmos produzem carne melhor. “Este momento tem o intuito, primeiramente, de acalmar os animais. Isso influencia diretamente no pH da carne, então é uma fase importante esse momento de hidratação”, comentou Bessa.
A pistola de dardo cativo tem sido o método de insensibilização mais utilizado no Brasil.
A pistola de dardo cativo acionada por cartucho de explosão é o método que tem recebido mais destaque nas publicações científicas. O dardo atravessa o crânio em alta velocidade e força, produzindo uma cavidade temporária no cérebro, é o método considerado mais eficiente e humano para o abate de bovinos.
Em um animal manejado sem estresse o pH da carne ou acidificação dos músculos após a morte cai gradativamente, enquanto em um animal que sofreu diestresse (estresse prolongado) o pH não cai fazendo com que a carne seja classificada como DFD, isso acontece por que o bovino foi submetido a um longo período de estresse ...
A insensibilização tem o objetivo de fazer com que o animal fique inconsciente no abate, para que este possa ser abatido de forma eficiente, sem lhe causar dor e angústia.
Um conceito antigo no processo de abate estabelece que, para obtenção de carnes de qualidade superior, a insensibilização não deve levar à destruição do bulbo, para que o coração e o pulmão continuem funcionando com vistas a uma máxima expulsão de sangue da carcaça na etapa de sangria.
Os métodos de insensibilização para abate humanitário no Brasil, regulamentados pela IN3 classificam-se em:
Esta etapa de insensibilizar o animal é essencial, pois permite uma melhor sangria e manejo do animal no abate, com procedimentos mais seguros para os operários, já que o animal se encontra inconsciente, além de que é dever moral do homem, o respeito aos animais e evitar os sofrimentos inúteis principalmente àqueles destinados ao abate.
Quanto Charli D Amélio ganha por TikTok?
Como ativar a forma de pagamento familiar?
Como saber se tenho direito ao Auxílio Gás 2022?
Para que serve ácido málico 2 gramas?
Como os vírus fazem para sobreviver no interior de uma célula viva?
Quais jogos tem melhorias no PS5?
Quantas finais de Grand Slam Federer perdeu?
Pode tomar banho com prata 950?
O que corta efeito da Benzetacil?
Como escolher um sensor de presença?
Até quando foi a placa amarela?
Qual a maior inflação já registrada no mundo?
Quais são as principais células do tecido ósseo?
O que o paracetamol provoca no fígado?
Qual é a diferença entre um governo democrático e um governo ditatorial?
São direitos fundamentais previstos no art 5 º da CF?
Qual foi a principal característica da civilização bizantina?