O JUIZ PODE REVOGAR A MEDIDA LIMINAR, A QUALQUER TEMPO em Todos os Documentos.
Quem não concorda com a decisão do juiz sobre a liminar pode recorrer desta decisão para a 2ª Instância e pedir que o tribunal conceda ou revogue a liminar. Este é o caminho que o réu pode adotar para "derrubar uma liminar judicial" concedida pelo Juiz. Quem analisará este recurso será um tribunal.
Trata-se na verdade de uma decisão totalmente precária, visto que uma liminar pode ser revogada, sendo que o direito que está sendo analisado pode ter ou não o devido reconhecimento quando da concretização do julgamento de mérito da causa a qual ele se relaciona.
A decisão liminar é aquela proferida em caráter de urgência, para garantir ou antecipar um direito que tem perigo de ser perdido. Pode ser concedida com base na urgência ou evidência do direito pleiteado. É uma decisão temporária, pois depende de confirmação por sentença de mérito.
Caso a liminar seja indeferida, o advogado pode entrar com um recurso no Tribunal competente, recorrendo à decisão.
Por se tratar de prazo para cumprimento de obrigação de índole material o referido prazo de 60 (sessenta) dias para integral cumprimento da liminar deve ser contado em dias corridos, tal qual expressamento dispõe o artigo 219, parágrafo único, do CPC.
A decisão concessiva de suspensão extingue-se com a superveniência da decisão recursal. Se, após isso, tiver sido mantida a liminar, pelo desprovimento do agravo contra a decisão concessiva, poderá o Poder Público formular novo pedido, na forma e nos limites dos parágrafos antes examinados”.
R: A medida liminar é a decisão que analisa um pedido urgente (no CPC atual é compreendido pelas chamadas tutelas que podem ser antecipadas ou de urgência). É uma decisão precária, uma vez que a medida pode ser revogada e o direito sob análise pode ou não ser reconhecido no julgamento de mérito da causa.
Por exemplo: o juiz pode dizer que haverá multa se o réu descumprir a liminar e que a ordem deve ser cumprida em 05 dias. Mesmo que o réu decida recorrer, enquanto a ordem liminar estiver vigente, o réu deve cumprir a decisão liminar. O simples fato de ter recorrido ou de querer recorrer não afasta a obrigação no cumprimento da liminar.
Conceito e Requisitos A liminar, em seu significado é uma ordem judicial de caráter provisório, que tem como intuito assegurar os direitos reivindicados pela parte antes que haja de fato a conclusão a respeito dos méritos da causa.
Um pedido de liminar pressupõe que o processo seja de um caso urgente e que a pessoa que moveu esta ação tenha muitas chances de ganhar o processo. Desta forma, existindo urgência e uma "aparência de direito", isto permite que o juiz conceda uma ordem em caráter liminar.
Como mencionamos, a liminar pode ser concedida a qualquer momento no processo, embora seja mais comum que o juiz a conceda logo no início do processo. A concessão desta decisão depende sempre de requerimento expresso do advogado, que deve demonstrar, como dito acima, o "risco de dano irreparável" e a "probabilidade do direito".
Como tirar dinheiro do cheque especial?
Como faço para me cadastrar nas seguradoras?
Como sacar o auxílio do Bolsa Família?
Como desvincular do Bolsa Família?
Como usar FGTS para construção em terreno próprio?
Como se inscrever no Minha Minha Vida 2021?
Tem como sacar o FGTS no Caixa 24 horas?
Como escrever um E-mail exemplo?
Como abrir um serviço de buffet?
Como montar um gotejamento caseiro?
Como instalar energia solar na sua casa?
Quais são os componentes de um sistema de destilação simples?
Como colocar uma conta de usuário como administrador?
Qual a distância ideal entre duas camas de solteiro?
Como escrever um valor em dólar?
O que é um Sistema de gestão de segurança do trabalho?