No governo de Getúlio Vargas, no período do Estado Novo, a preocupação estatal foi com a indústria de base, com enfoque na produção de energia e setor de transportes; já no governo de Juscelino Kubitschek, o setor automobilístico teve a atenção maior.
O primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945) foi decisivo para a industrialização brasileira. Com o governo Vargas, o Estado passa a investir e abrir empresas públicas. Ele privilegia a indústria pesada, ou seja, aquela que transforma a matéria-prima e fabrica bens de grande porte.
Vargas foi o responsável por iniciar efetivamente uma política industrial de substituição de importações. Seu governo priorizou a implantação de indústrias estatais para atuarem em setores estratégicos, especialmente na área de bens de produção e de infraestrutura.
Getúlio Vargas (1930-1945/1950-1954) Caracterizado pela nacionalização da economia, em que foi adotado o modelo de Substituição das Importações, criando as chamadas indústrias de base necessárias para o impulso de outros ramos industriais.
Os fatores principais que levaram a industrialização no país foram:
O início da industrialização no Brasil ocorreu graças à produção cafeeira e aos capitais derivados dela. ... Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o café exerceu uma grande importância para a economia do país, até porque era praticamente o único produto brasileiro de exportação.
Foi uma atitude tomada para impactar diretamente a economia do país, realizando a substituição das importações pela industrialização. ... Essas empresas serviriam de apoio para que outros setores industriais se desenvolvessem cada vez mais no país e ainda teriam a função de fornecer importantes matérias-primas à indústria.
No Governo Vargas, as indústrias de bens não-duráveis e de base foram o centro dos investimentos, enquanto no de JK a indústria de bens duráveis foi a principal, permitindo que houvesse circulação de diferentes tipos de bens e aumentando também o número de empregos, aumentando a renda e consumo no Brasil.
Getúlio Vargas conseguiu destacar-se na cena política nacional, e por isso a primeira fase de governo dele na chefia da República, entre os anos 19, ficou conhecida como Era Vargas. Há também historiadores que admitem que a Era Vargas compreende todo o período do primeiro governo até o fim do segundo governo de Getúlio Vargas ...
Getúlio Vargas (1930-1945/1950-1954) Caracterizado pela nacionalização da economia, em que foi adotado o modelo de Substituição das Importações, criando as chamadas indústrias de base necessárias para o impulso de outros ramos industriais. Foram criadas neste período a Companhia Siderúrgica Nacional, importante centro de produção de aço, ...
A maior parte das novas indústrias criadas no período Vargas foram instaladas no eixo geográfico SP-RJ, aprofundando a concentração fabril já existente na região desde meados do século XIX, em consonância com o típico modelo de economia de aglomeração.
Faça os exercícios! Getúlio Vargas conseguiu destacar-se na cena política nacional e, por isso, a primeira fase de governo dele na chefia da República, entre os anos 19, ficou conhecida como Era Vargas.
O que é destreza na educação física?
Qual a diferença entre eliminação e neutralização de insalubridade?
Como era constituído o método intuitivo de Pestalozzi?
Qual o problema em ser fiador?
É possível deixar de usar óculos?
Como a pessoa descobre que tem linfoma?
Como jogar Fortnite tela dividida PS4 2021?
Qual o melhor suco para o fígado?
Qual prazo para desocupação voluntária do imóvel na ação de despejo?
Quais doenças podem ser diagnosticadas pelo eletroencefalograma?
O que é conhecer biblicamente?
Como recuperar um espelho manchado?
Quando a pessoa morre o INSS fica sabendo?
Quantos ml pode ser administrado na via intramuscular?
Qual a diferença entre LGA 1155 e 1150?