No governo de Getúlio Vargas, no período do Estado Novo, a preocupação estatal foi com a indústria de base, com enfoque na produção de energia e setor de transportes; já no governo de Juscelino Kubitschek, o setor automobilístico teve a atenção maior.
O primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945) foi decisivo para a industrialização brasileira. Com o governo Vargas, o Estado passa a investir e abrir empresas públicas. Ele privilegia a indústria pesada, ou seja, aquela que transforma a matéria-prima e fabrica bens de grande porte.
Vargas foi o responsável por iniciar efetivamente uma política industrial de substituição de importações. Seu governo priorizou a implantação de indústrias estatais para atuarem em setores estratégicos, especialmente na área de bens de produção e de infraestrutura.
Getúlio Vargas (1930-1945/1950-1954) Caracterizado pela nacionalização da economia, em que foi adotado o modelo de Substituição das Importações, criando as chamadas indústrias de base necessárias para o impulso de outros ramos industriais.
Os fatores principais que levaram a industrialização no país foram:
O início da industrialização no Brasil ocorreu graças à produção cafeeira e aos capitais derivados dela. ... Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o café exerceu uma grande importância para a economia do país, até porque era praticamente o único produto brasileiro de exportação.
Foi uma atitude tomada para impactar diretamente a economia do país, realizando a substituição das importações pela industrialização. ... Essas empresas serviriam de apoio para que outros setores industriais se desenvolvessem cada vez mais no país e ainda teriam a função de fornecer importantes matérias-primas à indústria.
No Governo Vargas, as indústrias de bens não-duráveis e de base foram o centro dos investimentos, enquanto no de JK a indústria de bens duráveis foi a principal, permitindo que houvesse circulação de diferentes tipos de bens e aumentando também o número de empregos, aumentando a renda e consumo no Brasil.
Getúlio Vargas conseguiu destacar-se na cena política nacional, e por isso a primeira fase de governo dele na chefia da República, entre os anos 19, ficou conhecida como Era Vargas. Há também historiadores que admitem que a Era Vargas compreende todo o período do primeiro governo até o fim do segundo governo de Getúlio Vargas ...
Getúlio Vargas (1930-1945/1950-1954) Caracterizado pela nacionalização da economia, em que foi adotado o modelo de Substituição das Importações, criando as chamadas indústrias de base necessárias para o impulso de outros ramos industriais. Foram criadas neste período a Companhia Siderúrgica Nacional, importante centro de produção de aço, ...
A maior parte das novas indústrias criadas no período Vargas foram instaladas no eixo geográfico SP-RJ, aprofundando a concentração fabril já existente na região desde meados do século XIX, em consonância com o típico modelo de economia de aglomeração.
Faça os exercícios! Getúlio Vargas conseguiu destacar-se na cena política nacional e, por isso, a primeira fase de governo dele na chefia da República, entre os anos 19, ficou conhecida como Era Vargas.
Como são classificadas as pinturas rupestres?
Quais são os requisitos para entrar em Stanford?
O que aconteceu no período clássico?
Como termina o livro A amiga genial?
Quais são as 3 leis orçamentárias?
Como um brasileiro pode fazer faculdade na Coreia do Sul?
O que acontece no final de zatch Bell?
Como funciona a mente de um viciado em jogo?
Como ir estudar para os Estados Unidos?
O que precisa para ter um aviário?
Pode se formar antes do tempo?
O que é preciso para abrir um atelier de artesanato?
Como um autônomo pode financiar uma casa pela Caixa?
Quantos anos a Princesa Mononoke tem?
Quais são os bens corpóreos da empresa?
Como Montar uma Vitrine de açougue?