O Período Clássico Grego, que se desenvolveu entre os séculos V e IV a.C., é visivelmente marcado por uma série de invasões e conflitos que transformaram a Hélade em um cenário de guerra acalorado. Entretanto, mesmo com tais confrontos, muitos compreendem esse como sendo o apogeu da própria civilização grega.
O Período Clássico corresponde aos séculos VI - IV a.C. e é um dos períodos pelos quais se divide a Grécia Antiga; os outros são: período Pré-Homérico (séculos XX - XII a.C.), Homérico (séculos XII - VIII a.C.) e Arcaico (séculos VIII - VI a.C.).
A historia da arte Clássica é a arte e cultura dominante na Grécia antiga, entre o séc. VI e séc. IV a.C., que se estenderia pela influencia exercida na Roma antiga. Com uma sociedade menos ligada a religião, a arte que antes era encomendada para representar os deuses, encontra uma forma de ligar os homens aos deuses.
O período clássico grego é marcado pela ascensão das cidades-Estado e o desenvolvimento de grandes conflitos. ... Nesta época temos a existência de várias cidades-Estado, entre as quais damos especial destaque à Esparta, Atenas e Tessália.
No período clássico, três eram as formas de poder, de acordo com Aristóteles, quais sejam, o poder paterno, o poder despótico e o poder político. O mestre lecionava que nos governos ideais – e somente neles – o poder é exercido em benefício de quem se exerce o poder.
510 a.C. – 323 a.C. Grécia Clássica/Períodos
Compreendido entre os séculos V e IV a.C., o período clássico é entendido como uma das fases mais significativas da história grega para a civilização ocidental.
Foi durante este período que ocorreram as Guerras Médicas, a Guerra do Peloponeso, a ascensão da Macedônia. Foi também neste período que floresceu a democracia ateniense, marcando a organização social e política do mundo ocidental.
No período clássico, três eram as formas de poder, de acordo com Aristóteles, quais sejam, o poder paterno, o poder despótico e o poder político. O mestre lecionava que nos governos ideais – e somente neles – o poder é exercido em benefício de quem se exerce o poder.
A outra aconteceu no fim e teve o nome de Guerra de Peloponeso, em que os espartanos venceram os atenienses. Pelo fato de o domínio ora estar nas mãos de um povo, ora nas mãos de outro, o período clássico é também conhecido como o Período das Hegemonias. Veja também o artigo sobre a Grécia Antiga.
Entre os autores gregos do período clássico e suas respectivas áreas de atuação, podemos citar: a) Dante (poesia) e Marco Aurélio (teatro). b) Platão (filosofia) e Eurípedes (teatro). c) Aristóteles (teatro) e Homero (poesia).
Embora muitos compositores tenham vivido e composto durante o período clássico, as três maiores figuras são Haydn, Mozart e Beethoven. Cada um contribuiu significativamente para a sinfonia , a sonata para piano, a música de câmara- o quarteto de cordas em particular - e para a música de igreja .
Termina com a dissolução da cultura clássica no final da Antiguidade tardia (300-600), misturando-se à Idade Média (600-1000). Uma amostragem tão ampla da história e do território abrange muitas culturas e períodos díspares.
Como fazer a inscrição do EBSERH?
Como tratar efeito rebote de melasmas?
Como ligar um forno industrial?
Quando se iniciou o Holocausto?
Como comprar com cartão de crédito PagBank?
Como se inscrever em Jovem Aprendiz 2020?
Como ativar o injetor no Minecraft?
Como interpretar texto jornalístico?
Como identificar um predicado verbo-nominal?
Qual o prazo para dar entrada na carteira da OAB?
Como saber o número da nota fiscal?
Qual foi o primeiro império da história?
O que é preciso para se trabalhar no departamento pessoal?
Como podemos identificar os sais?