Nessa modalidade esportiva, podem ser proporcionados momentos de felicidade, realização pessoal, adrenalina, independência, contato social e, principalmente, uma grande superação. A autoconfiança e a autoestima dos praticantes também são melhoradas, deixando-os mais otimistas e seguros para alcançarem seus objetivos.
Uma boa atividade radical traz resultados como o aumento da autoestima, o alívio de stress, a melhora do raciocínio lógico, além de ser uma ótima maneira de se manter em forma.
Para Gorgatti (2005) além da melhora geral da aptidão física, o esporte adaptado auxilia em um enorme ganho de independência e autoconfiança para a realização das atividades diárias, além de uma melhora do autoconceito e da autoestima.
De acordo com ele, essa é uma ótima atividade para a saúde mental. – O aumento da concentração é impressionante. O indivíduo que pratica skate tem a mente focada em realizar a manobra com perfeição, contribuindo para aumentar o seu equilíbrio emocional e deixando em segundo plano o estresse e a ansiedade.
Em algumas horas de prática você consegue perder, em média, 400 calorias, além de estar trabalhando os seus músculos inferiores, ganhando mais força e equilíbrio. Facilmente você pode substituir algum exercício de cardio pela prática do skate, melhorando seu condicionamento físico enquanto se diverte.
23 curiosidades que você vai gostar
Benefícios em praticar esporte de aventura na naturezaMelhora do condicionamento e preparo físico;O contato com a natureza proporciona relaxamento mental;A prática de esportes libera endorfina, hormônio que ajuda a reduzir o estresse e traz sensação de bem-estar;
O esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor. No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de torná-lo mais independente no seu dia a dia.
O esporte adaptado caracteriza-se como uma grande oportunidade para que o indivíduo com necessidades especiais possa desenvolver uma atividade física, deixando de lado o sedentarismo e o isolamento social.
Neste sentido, os jogos recreativos colocam o iniciante frente a desafios sociais a serem vencidos, pois ele tem que resolver problemas que o jogo lhe apresenta de forma coletiva e individual, discutindo/estabelecendo regras e agindo de comum acordo com os colegas da equipe.
Você conhece o esporte radical adaptado? Veja alguns exemplos!Rapel. A prática do rapel é bastante simples. ... Kayaksurf. O kayaksurf é outro exemplo de esporte radical adaptado que pode ser praticado. ... Hardcore sitting. ... Tirolesa.
Devido às especificidades da criança com deficiência física, os jogos precisam ser adaptados, pois conforme suas limitações, nem sempre o mesmo conteúdo servirá ou será assimilado por todos. Assim, as adaptações também são criações que favorecem o aprendizado, permitindo ao educando se apropriar também dos conteúdos.
Que praticar esportes é fundamental para a saúde, todo mundo sabe. Para pessoas com deficiência, a prática é ainda mais importante. As diversas modalidades melhoram a condição cardiovascular de quem as pratica, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor.
As regras, as habilidades sociais e a superação dos próprios limites trabalhados durante os exercícios são qualidades que acabam fazendo parte da personalidade de quem o pratica. Isso auxilia na inclusão social com o fortalecimento da autoestima e na formação de um indivíduo mais consciente de si.
O esporte adaptado, ou seja, a prática de uma atividade esportiva adaptada para pessoas com deficiência ‒ por exemplo, basquete em cadeira de rodas ‒, mostrou-se um eficiente instrumento de reabilitação e promoção de saúde desde o fim da Segunda Guerra Mundial, quando os soldados voltavam para seus lares com mutilações ...
O esporte adaptado surgiu no começo do século XX, por volta de 1922, quando foi fundada a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE ESPORTES PARA SURDOS (CISS), sendo que as pessoas com está especifica deficiência se organizaram e realizaram sua própria competição: os jogos silenciosos.
Em 1989, foi fundado o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) na Alemanha. Atualmente o IPC é a única entidade internacional responsável pela organização e realização de eventos esportivos que envolvam mais de uma deficiência.
A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações.
A prática de esporte melhora a condição cardiovascular, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio. ... Além dos aspectos físicos, o esporte também cria oportunidades de socialização com outras pessoas e ajuda a dar mais independência para a pessoa com deficiência.
Ela sugere que a preparação dos profissionais de educação física deve incluir cursos de formação de treinadores e de preparadores físicos para pessoas com deficiência. “Queremos formar profissionais ou, pelo menos, sensibilizar os profissionais da educação física para esse campo de trabalho.
Confira 5 benefícios dos esportes de aventura para aliviar o...Controla a pressão arterial. O sedentarismo é um dos grandes responsáveis pelo descontrole da pressão arterial. ... Trabalha a paciência. ... Melhora o humor e reduz a ansiedade. ... Ajuda na sociabilidade. ... Melhora o preparo físico.
contato íntimo e real com a natureza, o que vai te trazer descanso físico e emocional; fortalecimento do seu corpo, trazendo benefícios para a saúde de uma forma geral; diversão sem limites por conta da adrenalina.
Além do lazer e saúde, o esporte leva até as pessoas ensinamentos e comportamentos essenciais para uma vida em sociedade. O esporte gera solidariedade, respeito, educação, responsabilidade, além da inclusão social, juntando diversos indivíduos de vários sexos, etnias, idades, necessidades e classes sociais diferentes.
A prática de esportes no ambiente escolar, especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade, aliada a boas políticas públicas eficientes, que visem a transformação de vidas, pode ser um excelente instrumento de inclusão social, de promoção de cidadania e de incentivo à prática esportiva – o que é importante ...
Ao estar envolvido em um esporte, o estudante aprende a reconhecer os limites do seu próprio corpo. No caso dos alunos com deficiência, essa limitação pode estar mais evidenciada, mas o envolvimento com os colegas na prática esportiva fortalece a motivação para buscar a superação.
Os esportes adaptados para deficientes ocupam cada vez mais espaço, mostrando-se fisicamente e emocionalmente importantes para a inclusão social e reabilitação de quem os pratica.
Como saber se eu seria um bom professor?
O que o lixo eletrônico pode causar à saúde?
Qual é a diferença entre DARF e DARF Simples?
O que leva a pessoa a se tornar uma pessoa obesa?
Como saber se a semi joia é de qualidade?
Quando o glaucoma leva à cegueira?
Como escrever uma declaração simples?
Como a água mesmo com aparência límpida e cristalina pode estar poluída?
Como saber se ele sente algo por mim teste?
Quando é uma pessoa deixa de ser sedentarismo?
Qual a diferença entre monômio Binomio e trinômio?