As estruturas secretoras podem ser externas, por exemplo, hidatódios, tricomas glandulares e urticantes, nectários, glândulas digestivas e de sal; ou internas, como células isoladas (idioblastos), cavidades ou bolsas, canais ou dutos, e laticíferos (Figura 18).
As lacunas com os osteócitos estão localizadas entre as lamelas e algumas vezes dentro dessas. Separando as lamelas encontra-se uma substância denominada substância cimentante. Cada sistema de Harvers possui um canal central revestido por endóteo (canal de Harvers).
São células cuja função é contrair-se em volta da porção secretora ou dos ductos das glândulas e assim ajudar a expelir os seus produtos de secreção para o exterior. São encontradas em glândulas exócrinas, como as sudoríparas, lacrimais, salivares e mamárias, apresentando um formato fusiforme ou de forma estrelado.
A célula vegetal apresenta as estruturas básicas de uma célula eucarionte: membrana plasmática, citoplasma, organelas celulares membranosas e núcleo delimitado por membrana.
Além dessas estruturas já citadas, podemos citar aquelas que secretam compostos fenólicos, material lipofílico, mucilagem e goma. Normalmente, essas estruturas estão relacionadas com a defesa da planta. Os compostos fenólicos, em casos de estresse hídrico, garantem o arcabouço da célula.
Os idioblastos, as cavidades e os canais secretores são estruturas de secreção internas. Os idioblastos são, na maioria dos casos, células hipertrofiadas, maiores que as células vizinhas, que ocorrem isoladas e contem mucilagens, óleos essenciais e resinas ou misturas destes três tipos de secretados.
A matéria orgânica, os óxidos e os hidróxidos são agentes cimentantes, tanto das partículas primárias quanto das partículas secundárias do solo.
As células secretoras dão denominadas parênquimas e o tecido conjuntivo da porção interna da glândula que dá sustentação às células secretoras é denominado estroma. As secreções podem ser classificadas segundo o tecido epitelial que as produzem: mucosas, serosas e mistas.
Porém, algumas características são peculiares à célula vegetal, principalmente referentes à parede celular, a qual envolve o protoplasto (conteúdo celular). Citoplasma: constituído pelo hialoplasma, um material com moléculas proteicas; a porção externa, mais viscosa, é conhecida como ectoplasma e a interna, fluida, é o citossol.
Além dessa característica, essas células possuem membrana plasmática e citoplasma, estruturas comuns a qualquer célula. Algumas organelas e estruturas são compartilhadas com outros tipos celulares, como as mitocôndrias, complexo golgiense, retículo endoplasmático, ribossomos e peroxissomos.
Os vegetais apresentam algumas estruturas capazes de secretar substâncias. Essas secreções, que podem ser liberadas para o meio externo ou para o interior da planta, apresentam as mais variadas funções.
Algumas organelas e estruturas são compartilhadas com outros tipos celulares, como as mitocôndrias, complexo golgiense, retículo endoplasmático, ribossomos e peroxissomos. Outras estruturas, no entanto, são restritas à célula vegeta l, isto é, são encontradas apenas nesse tipo de célula.
Como transferir dados do Galaxy para Xiaomi?
Como instalar o Ubuntu sem dar boot?
Como instalar Fortnite no celular?
Como colocar os contatos no WhatsApp business?
Como transferir fotos para o cartão de memória Samsung J5?
Como transferir as Fotos do iPhone para a nuvem?
Como acessar o celular no PC Wi-fi?
Como pintar a porta de entrada?
Como transferir arquivos através da nuvem?
Como pintar o cabelo na parte de trás?
Como transferir dinheiro da poupança para conta-corrente Banco Inter?
Como usar tinta branca em tatuagem?
Como transferir custódia de FII?
O que passar na ferrugem antes de pintar?
Como Importar contatos para Xiaomi?
Como pintar as unhas com esmalte branco?