Isso porque mesmo a água estando aparentemente limpa e cristalina, pode conter agentes patogênicos vivos invisíveis a olho nu, sejam bactérias, protozoários ou vírus capazes de causar doenças. ... A fonte dessa contaminação são os excrementos de animais e de pessoas doentes que entram em contato com a água.
Chamamos de água poluída aquela que possui modificações em suas características físicas e químicas. Ao vermos uma água com coloração ou odor diferente, sabemos que ela está poluída. Entretanto, a coloração e o cheiro ruim podem ser provocados por substâncias que não provocam doenças no ser humano.
Além dos problemas causados por organismos patogênicos, a água contaminada por substâncias químicas, como metais pesados e agrotóxicos, pode desencadear sérios danos à saúde. Esses contaminantes provocam envenenamento, desencadeiam danos ao sistema nervoso, fígado e rins e podem provocar até mesmo câncer.
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
Quando a água apresenta alguma coloração, em geral ela é decorrente da existência de substâncias dissolvidas no líquido, já que a água potável deve ser incolor a olho nu. Quando ela adquire alguma cor, significa que está com uma quantidade muito alta de algum elemento, como o ferro ou manganês, ou presença de algas.
Na fase líquida, a água é uma substância inodora, insípida e transparente. Em pequenas quantidades, é incolor, assim como o gelo. Em grandes quantidades, no entanto, tanto na água líquida como sólida torna-se evidente sua coloração intrínseca azulada. Vapor de água é um gás transparente.
O consumo de água contaminada pode dar origem a sintomas e algumas doenças, como por exemplo leptospirose, cólera, hepatite A e giardíase, por exemplo, sendo mais frequentes de acontecer em crianças entre 1 e 6 anos, gestantes e idosos, devido a alterações no sistema imune, podendo ser considerado um grave problema de ...
A água potável precisa ser límpida, ou seja, não deve conter partículas em suspensão, tais como terra ou restos de plantas, comuns nas águas de rios e lagoas.
Sendo assim, podemos concluir que nem toda água poluída está contaminada, mas toda água contaminada está poluída, ou seja, a água contaminada é um tipo de água poluída. A água contaminada provoca diversas doenças, tais como hepatite, amebíase, cólera, gastroenterite e esquistossomose.
Considerando que 1 000 litros da água de um rio possuem 45 gramas de partículas em suspensão, a quantidade mínima de Al 2 (SO 4) 3 que deve ser utilizada na estação de tratamento de água, capaz de tratar 3 000 litros de água de uma só vez, para garantir que todas as partículas em suspensão sejam precipitadas, é mais próxima de g. 987 g.
Para ser própria para o consumo humano, a água deve estar com sabor, cor e odor inalterados e não possuir substâncias tóxicas nem micro-organismos patogênicos. Águas com essas características são chamadas de potáveis.
Como programar LISP para AutoCAD?
Como programar canal na TV Samsung?
Quantos controles podem ser configurados no motor Rossi dz4?
Como programar uma página em HTML?
É permitido proibir uso de celular no trabalho?
O que é Semirreta e segmento de reta?
Como dimensionar banheiros públicos?
Como ver os animais em 3D no meu espaço?
O que é a linguagem denotativa?
O que é oração subordinada substantiva reduzida?
O que trabalhar em ética e cidadania?
O que significa ponto de ônibus em Portugal?
Como se diz quer namorar comigo em Portugal?
Como não se doar menos no relacionamento?