“Não existe lei que dê poder ao empregador de proibir o uso de celular. Porém o empregado tem o dever de ser atento, se o uso excessivo celular estiver causando perturbação no desempenho do serviço, esteja fazendo com que o empregado seja displicente, essa falta de atenção pode ser sim punida pelo empregador.”
A utilização do celular no ambiente de trabalho pode ser regrada pela empresa ao criar normas de utilização, podendo, inclusive impor a restrição absoluta durante a jornada de trabalho. No Brasil não há uma legislação específica que regule ou discipline o uso do celular no ambiente de trabalho.
O ideal é oferecer armários individuais e com tranca para cada funcionário e sugerir que eles mantenham seus aparelhos guardados, desligados ou no silencioso. E caso esta seja a sua diretriz, libere a que eles possam pegá-los em casos de emergência e também nas pausas para o café e almoço.
O impacto do uso não gerenciado dos dispositivos pode significar um prejuízo significativo para as empresas. Em primeiro lugar, ocorre um grande desperdício de tempo: pessoas que utilizam celulares para uso pessoal dentro do escritório estão usando tempo de trabalho em atividades não relacionadas às suas funções.
5 dicas de normas para o uso do smartphone no trabalho
Riscos do uso de celular no trabalho Além disso, essa falta de gestão de apps pode trazer outros reflexos, como: descontrolar o consumo de dados, gerar problemas de performance (caso haja muitos aplicativos instalados) e oferecer riscos de segurança (com a instalação de apps maliciosos).
O uso de celular no trabalho pode ser um verdadeiro problema para empregadores e empregados, e afetar totalmente as relações trabalhistas e a produtividade.. Por conta disso, um projeto de lei foi criado para que o assunto tivesse uma base legal, pois atualmente o que ocorre é um controle informal da situação.
Dessa forma, após a finalização do processo de admissão, o uso de celular no trabalho está formalmente regulado, com ciência do contratado pela sua assinatura no contrato de trabalho.
Ou seja, o empregador pode regulamentar ou proibir o uso do celular no horário de trabalho.
Logo, é comum ouvir que existe um vício em celular no trabalho, algo que pode ser considerado com grande atenção, já que a geração Z está cada vez mais presente no mercado de trabalho. Só que fica a dúvida: o que o RH pode fazer para proibir o uso de celular no trabalho ?
Qual o tempo de garantia de um iPhone?
Quais as funções do alicate amperímetro?
Quais os tipos de conta do Banese?
Como funciona o fogão com dois fornos?
Qual é o ponto de ebulição do Sal?
O que é limite do cheque especial?
Quanto tempo a empresa tem para mudar o cargo do funcionário?
Quantos dias a cachorrinha fica menstruada?
Como participar do Adote um boa noite?
Qual é a função do professor que trabalha no AEE?
Como vender no Hotmart como afiliado 2020?
O que são advérbios e exemplos?
Quais as funções do Jeep Renegade?
Qual o objetivo do Jeet Kune Do?