A vida e obra dos 10 principais escritores do romantismo...
Principais obras e autores do Romantismo
O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os Estados nacionais na Europa.
Idealização: com a exaltação de temas sentimentais, os românticos apresentam descrições idealizadas do amor, do herói e da mulher, exagerando suas características. A mulher é tida como símbolo de pureza, o amor é retratado como o ideal maior e única possibilidade de realização do sujeito.
Os maiores escritores brasileiros de todos os tempos
Principais obras A moreninha (1844) e A luneta mágica (1869), de Joaquim Manuel de Macedo; Lucíola (1862) e Senhora (1875), de José de Alencar; Memórias de um sargento de milícias (1854), de Manuel Antônio de Almeida.
Principais obras A moreninha (1844) e A luneta mágica (1869), de Joaquim Manuel de Macedo; Lucíola (1862) e Senhora (1875), de José de Alencar; Memórias de um sargento de milícias (1854), de Manuel Antônio de Almeida.
1. Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves Magalhães. Suspiros poéticos e saudades é considerada a obra literária que instaura o romantismo em território brasileiro, em 1836.
Os principais e mais destacados autores do romantismo surgiram na Europa no final do século XVIII. Eles foram os representantes e expoentes mais importantes de um movimento artístico, literário, musical e intelectual que alcançou seu maior esplendor entre os anos de 18.
Desenho de Tomás Carlos Capuz (1834-1899). O romantismo português é dividido em três fases. A primeira fase é marcada pelo nacionalismo. Surge como resultado da instabilidade política em Portugal nos anos que antecederam essa geração — a invasão francesa, o domínio inglês e a ausência do rei.
Além do byronismo, do culto ao fantástico, do egocentrismo, do mal-do-século, do medievalismo e da religiosidade, são características do Romantismo:
Havia a necessidade de deixa para trás as regras que antes limitavam a arte do pintor para colocar mais do estilo pessoal e expressão dos sentimentos. As pinturas do romantismo se caracterizam por dar ênfase aos sentimentos do artista além de seguir por caminhos como o nacionalismo, a natureza, a imaginação entre outros.
O que é angulos correspondentes?
Quanto pesa uma garrafa de vinho?
O que são os cookies da internet?
O que é acessibilidade e sua importância?
Qual o tamanho do quadril de Kim Kardashian?
Quais características químicas dos agrotóxicos e seus usos e exemplos?
Quais são os três grandes grupos de mamíferos?
Quando que ele pode deixar de ser eletricamente neutro?
Como fazer para aumentar o tamanho da impressão?
Qual a importância da elicitação e Análise de Requisitos?
Quem tem artrite psoriásica pode doar sangue?
Como referenciar imagem de domínio público?