Para quem comprou o veículo antes de 2021, praticamente nada mudou. Quando o proprietário for vender o veículo, deve preencher o verso do documento de registro e a autorização para transferência de propriedade (conhecido como DUT). Depois, deve reconhecer firma em cartório e ir ao Detran para efetivar a transferência.
Para fazer a transferência, o vendedor precisa assinar o Certificado de Registro de Veículos (CRV) e registrar esse documento no cartório. O comprador, então, deve juntá-lo a uma cópia do seu RG, CPF, da sua carteira de habilitação e de um comprovante de residência válido (de até 180 dias).
Para realizar a transferência é preciso pagar os débitos do veículo e a taxa de transferência por um dos bancos conveniados do Detran-SP ou nas Casas Lotéricas. Os valores podem ser quitados por internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico com o número do Renavam.
Se o veículo não tiver sido licenciado em 2020, é necessário fazer o licenciamento antes de realizar a transferência veicular. Depois basta acessar o portal do Detran-SP, Poupatempo ou o aplicativo Poupatempo Digital e selecionar a opção Registro e Transferências.
O custo da transferência de veículo em São Paulo envolve o pagamento das taxas estaduais, de R$ 197,89, caso o licenciamento do ano em curso já tenha sido feito, ou R$ 285,27, caso ainda não tenha sido realizado. Outro procedimento muito importante é a comunicação de venda pelo antigo proprietário.
Para realizar a transferência digital, é preciso acessar o site do Denatran utilizando um Certificado Digital e-CPF (Certificado Digital de Pessoa Física) ou e-CNPJ (Certificado Digital de Pessoa Jurídica) e solicitar a emissão dos documentos.
O DAE de transferência de veículo deverá ser quitado em uma das unidades da rede bancária credenciada. Acesse -> Bancos credenciados; O agendamento da vistoria é obrigatório em alguns municípios e só pode ser realizado após o pagamento do DAE. Para agendar a vistoria, acesse -> Agendamento On-Line;
Antes de fechar o negócio, cheque os débitos e situação do veículo no Detran local (alguns até possuem uma ferramenta online para tal). Solicite o número do renavam para o vendedor ou a placa do veículo. É obrigatório que o veículo passe por vistoria especializada para se concretizar a transferência de veículo para sua propriedade.
O prazo para conclusão de transferência de veículo é de 30 dias. Se após isso o processo não for finalizado, o vendedor passará a se responsável solidário ...
Para acompanhar o andamento do processo de transferência do veículo, consulte o serviço online “ Acompanhamento de serviços de veículos ”.
O que significa úlcera de decúbito?
Como a empatia pode ser definida?
Qual o nome científico de diarreia?
O que comer para diminuir a próstata?
Quais são os órgãos imunitários secundários e quais as suas funções?
O que fazer se inventariante morre?
Como se chama a mudança de fase?
Como ajustar a legenda no Filmes e TV?
Como mudar a cor da fonte do h1?
Como se chamam as pessoas que são viciadas em séries?
O que acontece se a pessoa abandona o emprego?
Como mudar a cor dos seus aplicativos?
Como prevenir engasgo em idosos?
O que a falta de vitamina pode causar na gravidez?
Como mudar a cor do meu navegador Google Chrome?
O que fazer para evitar vazamento de gás?
Como mudar o nome no Clash Royale 2020?