O governo de Justiniano e suas principais realizações: Justiniano conseguiu reconquistar a Península Ibérica dos visigodos, a região Norte do continente africano dos vândalos e a Itália dos ostrogodos. - Um dos principais episódios ocorridos em seu governo foi a Revolta de Nika (532).
No governo de Justiniano (527-565), o Império Bizantino atingiu seu esplendor, através do fortalecimento do poder imperial e da expansão fronteiriça. No plano político, Justiniano organizou o Corpus Júris Dominici, ou o Código Justiniano, que foi sintetizado em quatro livros, que abarcavam: Código – reunião das leis.
O imperador conseguiu vencer diversos povos bárbaros, reconquistando a África do Norte dos Vândalos; a Itália dos Ostrogodos; e o sul da Espanha dos Visigodos.
A OBRA DE JUSTINIANO
O grande projeto de Justiniano era a codificação das leis romanas, posto que havia na época apenas um código de leis do século V, este já por muito desatualizado. Ademais, havia muitas outras leis que estavam vigorando, mas que não estavam incluídas neste código.
O auge do Império Bizantino aconteceu no reinado de Justiniano, que expandiu o seu território, além de ter compilado as leis romanas, criando o Código de Direito Civil. ... O Império Bizantino sucumbiu em 1453, quando os turco-otomanos invadiram seu território.
22 curiosidades que você vai gostar
O Código de Justiniano já tinha semelhante determinação. Aqui, ninguém poderia ser citado em sua residência, visto que este é o mais seguro refúgio e asilo de cada um, caracterizando sua violação no momento que alguém a invade para realizar, por exemplo, uma citação.
Administração de Justiniano
Em seu governo, foi redigido o Corpus Juris Civilis, um sistema de leis básico que afirmava o poder ilimitado do imperador e, ao mesmo tempo, garantia a submissão dos escravos e colonos a seus senhores.
Obs.: O Imperador escolhia o Patriarca, cargo mais alto na Igreja Bizantina e o segundo homem depois dele. O Patriarca auxiliava e aconselhava o Imperador a governar o Império.
O Império Bizantino é comumente chamado de Império Romano do Oriente. No Império Bizantino a língua falada era a grega, e a cultura era fortemente caracterizada pela grega. A arte no Império Bizantino foi carregada com os traços árabes, e até hoje é facilmente reconhecida na arquitetura de Istambul.
A Revolta de Nika partiu da rivalidade entre facções do Hipódromo do Império Bizantino e ocorreu no ano de 532 d.C., em Constantinopla, sob o governo de Justiniano. O chamado Império Romano do Oriente foi fundado, como sabemos, no século IV d.C. pelo imperador Constantino.
Resumo. No ano de 730, o imperador Leão III (717 a 741), o Isaurense, foi o propulsor do movimento iconoclasta, afirmando que os indivíduos deviam adorar somente Deus, desprezando assim as imagens. ... Os Cristão do Oriente foi os que fizeram parte do Movimento Iconoclasta.
O fim do Império Bizantino aconteceu em 1453, com a derrubada de Constantinopla pelos turco-otomanos. Marcou também o encerramento da Idade Média e o início da Era Moderna.
Com localização privilegiada (entre o Ocidente e o Oriente), a civilização bizantina desenvolvia um ativo comércio com as cidades vizinhas, além de possuir uma promissora produção agrícola, o que a tornava um centro rico e forte, em contraste com o restante do Império Romano, estagnado e em crise.
A agricultura e o uso de mão de obra escrava foram as principais características da economia bizantina na Antiguidade. - Grande importância das atividades comerciais (base da economia). O Império Bizantino se destacou nas relações comerciais com a Arábia, China, Pérsia e Índia.
Suas principais características são os mosaicos vitrificados, ícones, pinturas sacras e cúpulas. O período bizantino na arquitetura ficou marcado pela ascensão do cristianismo e criação de novas técnicas construtivas.
Para os católicos, o Papa é o Sumo Pontífice e chefe da Igreja Católica, o Vigário de Cristo na Terra, o Bispo de Roma e o possuidor do Pastoreio de todos os cristãos, concedido por Jesus Cristo a São Pedro e, consequentemente, a todos os Papas.
Política e Religião no Império Bizantino
O imperador mantinha o poder centralizado e era a reprodução de Deus na terra. Ele era representante máximo da igreja e do exército no Império Bizantino. Dessa maneira a união desses poderes tornou o Bizâncio um Estado Teocrático, ou seja controlado pelos dogmas e crenças.
Resumo: A controvérsia iconoclasta no Império Bizantino foi uma batalha em torno das imagens religiosas que ocorreu entre os séculos VIII e IX e que culminou na proibição das mesmas pelo então imperador Leão III.
Ambicioso e autoritário, Justiniano é chamado pelos súditos de "o imperador que nunca dorme". Entre 527 e 540 lança-se no projeto de restauração e unificação do Império Romano. Para recuperar a grandeza do antigo império, estimula a indústria, o comércio e as artes.
O Cisma do Oriente levou o mundo cristão a se dividir, em 1054, entre os ortodoxos e os católicos. O Cisma do Oriente é o nome dado à divisão da Igreja Católica, ocorrida em 1054, entre a Igreja chefiada pelo papa, em Roma, e a igreja chefiada pelo patriarca, em Constantinopla (antiga Bizâncio e atual Istambul).
O Corpus Juris Civilis representou uma revolução para a organização das leis e da sociedade. ... Ao fazê-lo, agrupou e selecionou o que de mais importante havia sobre o Direito, como códigos e pareceres dos principais jurisconsultos da época (como Gaio e Ulpiano), realizando uma compilação nomeada Corpus Iuris Civilis.
O governo de Justiniano e suas principais realizações:
Justiniano conseguiu reconquistar a Península Ibérica dos visigodos, a região Norte do continente africano dos vândalos e a Itália dos ostrogodos. - Um dos principais episódios ocorridos em seu governo foi a Revolta de Nika (532).
O Código de Hamurabi foi o primeiro código de leis da história e vigorou na Mesopotâmia, quando Hamurabi governou o primeiro império babilônico, entre 1792 e 1750 a.C. Esse código se baseava na Lei do Talião, que punia um criminoso de forma semelhante ao crime cometido, ou seja, “olho por olho, dente por dente”.
O Império Bizantino deixou como legado cultural grandes obras, sobretudo mosaicos e construções arquitetônicas. ... No âmbito da cultura bizantina, a pintura e escultura tiveram um desenvolvimento importante, porém limitado. Isso em razão da iconoclastia ou movimento iconoclasta.
Como os instrumentos musicais podem ser tocados?
Qual é o número da minha carteira de trabalho?
Como mudar a conta de usuário padrão para Administrador?
Como separar a área de serviço da cozinha?
Como os liquens obtém seu alimento?
Como podemos melhorar a educação do trânsito?
Onde fica o carrinho de parada?
Tem como mudar a cor do mouse Razer?
Quem são os predadores do macaco?
Como publicar um post Carrossel?
Como editar uma viewport existente?
O que é nome de usuário Facebook?
Como os indígenas estão enfrentando o Covid 19?
Quantas horas o macaco dorme por dia?
Como proceder em um depoimento na delegacia?
Como enviar a minha localização?
O que é aquela coisa amarela que aparece depois de um certo tempo no local onde machucamos?
Como executar o PowerShell no cmd?
Como mudar o teclado de ABNT para ABNT2?
Como os ionóforos modificam o gradiente de concentração iônica?