A Constituição de 1934 – Principais inovações: Voto secreto; Voto feminino; Legislação trabalhista (previdência social, jornada de trabalho de 8 horas diárias, salário mínimo, férias, etc.); Autonomia dos sindicatos (na prática, porém, havia corporativismo e cooptação de sindicatos e suas lideranças);
Principais disposiçõesinstituiu o voto secreto;estabeleceu o voto obrigatório para maiores de 18 anos;propiciou o voto feminino, direito há muito reivindicado, que já havia sido instituído em 1932 pelo Código Eleitoral do mesmo ano;previu a criação da Justiça do Trabalho;previu a criação da Justiça Eleitoral;
Direitos Trabalhistas
O abono de férias e o 13º salário para aposentados; Jornada semanal de 44 horas, quando antes era de 48 horas; Licença maternidade de 120 dias e licença paternidade de 5 dias; Direito à greve e a liberdade sindical.
A Constituição instituiu o abono de férias, o décimo terceiro salário para os aposentados e o seguro-desemprego. No clima de expansão dos direitos sociais que tomou conta dos parlamentares, foram estendidos os direitos trabalhistas dos empregados urbanos para os rurais e os domésticos.
Conquistas da Constituição de 1988
A Constituição também garante o direito de liberdade de imprensa e atribui a defesa do meio ambiente e da família como dever do Estado. Além disso, a Constituição assegura aos indígenas os direitos de preservação de sua cultura e de demarcação de seus territórios.
39 curiosidades que você vai gostar
Veja abaixo a estrutura da Constituição de 1988:Título I - Princípios Fundamentais.Título II - Direitos e Garantias Fundamentais.Título III - Organização do Estado.Título IV - Organização dos Poderes.Título V - Defesa do Estado e das Instituições.Título VI - Tributação e Orçamento.
Lei fundamental representou grandes progressos na igualdade de direitos e abriu caminho para legislações voltadas aos crimes contra a mulher, como a Maria da Penha. Mas para isso foram necessários pressão e empenho.
Entre as mudanças, o País ampliou direitos para trabalhadores domésticos, transformou transporte e alimentação em direitos sociais, criou um limite para os gastos públicos, aboliu a votação secreta nos casos de perda de mandato de deputado e senador e na apreciação de vetos.
A conclusão deste ensaio é que direitos humanos são direitos fundamentais da pessoa humana para se desenvolver e participar plenamente da vida: o direito à vida, à alimentação, à saúde, à moradia, à educação, à segurança, ao afeto, à liberdade e à igualdade.
Essa é a importância que a chamada Constituição Cidadã teve e tem para a retomada das ações e políticas públicas voltadas à construção do chamado Estado Social – na medida em que promoveu a ampliação das liberdades civis e dos direitos e garantias fundamentais do cidadão.
A Constituição de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã, foi resultado do esforço político pela redemocratização e símbolo do fim do autoritarismo dos militares. A Constituição de 1988 é o texto-base que determina os direitos e os deveres dos entes políticos e dos cidadãos do nosso país.
Quando a acetilcolina é liberada?
Quando o samba foi popularizado?
Quando o funcionário não usa o uniforme?
Qual a chance de vir um Mewtwo Shiny?
Foi autorizada a vacina contra COVID-19 em crianças de 5 a 11 anos?
Quem inventou linguagem neutra no Brasil?
Qual a mensagem de Deus para mim?
Qual é a curiosidade das abelhas?
Qual tabela compõem os exames complementares do evento 2220?
Qual a diferença da dieta pastosa é branda?
O que engorda mais queijo prato ou mussarela?
Qual é a habilidade descrita pelo Código EF05GE10?
O que fazer para esfriar os pés?
Como aliviar a apneia do sono?
Quantas pessoas sofrem de assédio moral?