Objetos perfurocortantes e a saúde no trabalhoFaça o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) de maneira correta de acordo com a recomendação para cada procedimento.Não utilize os dedos como anteparo durante a realização de procedimentos que envolvam materiais perfurocortantes.
No manuseio de agulhas e outros materiais perfuro cortantes, são essenciais os seguintes cuidados:Deve-se entortar as agulhas e descartá-las.B. Nunca recapear agulhas antes de descartá-las.C. Recapear as agulhas antes de descartá-las.D. Recapear as agulhas e desprezá-las no lixo.E.
Devem ser descartados em recipientes identificados, rígidos, providos com tampa, resistentes à punctura, ruptura e vazamento.
O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em seguida, o profissional deverá reportar o ocorrido ao seu superior imediato explicando exatamente como se procedeu o acidente.
Recomenda-se como primeira conduta, após a exposição a material biológico, os cuidados imediatos com a área atingida. Essas medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas.
34 curiosidades que você vai gostar
Medidas de Prevenção Pós Exposição a Material BiológicoLavar a área contaminada com água e sabão.Não espremer a área atingida.Não esfregar.Procurar atendimento médico com Urgência (nas primeiras duas horas após o acidente, até 72horas)Realizar teste para HIV Hepatite B e C (teste rápido)
No momento do descarte dos perfurocortantes, as agulhas descartáveis devem ser desprezadas juntamente com as seringas. É vedado à desconexão manual, assim como não se deve quebrar, entortar ou recapear agulhas ou qualquer material perfurocortante após o uso.
O material deve ser descartado em coletor adequado, no local em que é gerado, logo após o uso. Nunca descartar objetos perfurocortantes no lixo comum ou no lixo reciclável. Nunca jogar o material no vaso sanitário. Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte.
A elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde deve seguir os seguintes passos:Diagnóstico dos resíduos gerados. ... Manejo dos materiais. ... Rotinas e processos de limpeza e higienização. ... Ações de correção e prevenção. ... Monitoramento do PGRSS. ... Programas de capacitação. ... Normas técnicas para elaboração.
Os usuários destes materiais podem colocá-los em garrafas PET identificadas e entregar nos postos de saúde. Medicamentos vencidos ou em desuso devem ser encaminhados às farmácias para logística reversa. Nunca descarte agulhas, seringas, objetos cortantes ou medicamentos no lixo comum.
PRINCÍPIOS DA BIOSSEGURANÇA
O objetivo principal da biossegurança é criar um ambiente de trabalho onde se promova a contenção do risco de exposição a agentes potencialmente nocivos ao trabalhador, pacientes e meio ambiente, de modo que este risco seja minimizado ou eliminado.
O descarte comumente é efetuado em postos de saúde, mas pode ser realizado em outros locais, algumas instituições realizam a coleta, como Hospitais e Centros de Ensino. Há também, algumas empresas que realizam esse tipo de coleta.
Deve focar os aspectos intra e extra-estabelecimento, indo desde a geração até a disposição final, incluindo as seguintes etapas:1 – Segregação. ... 2 – Acondicionamento. ... 3 – Identificação. ... 4 - Transporte Interno. ... 5 - Armazenamento Temporário. ... 6 – Tratamento. ... 7 - Armazenamento Externo. ... 8 – Coleta e Transporte Externos.
Geralmente, o plano deve incluir:Metodologia,Papéis e responsabilidades,Orçamento,Prazos,Categorias de riscos,Apetite ao risco das partes interessadas,Definições de probabilidade e impacto de riscos,Matriz de impacto e probabilidade,
O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde tem o objetivo de reduzir a produção de resíduos, evitar desperdício de materiais e proporcionar aos resíduos gerados um tratamento seguro, de forma eficiente, com foco na proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do ...
Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo ...
Não utilize os dedos como anteparo durante a realização de procedimentos que envolvam materiais perfurocortantes. Nunca reencape e faça a desconexão manual de agulhas. Sempre efetue o acionamento e de forma correta dos dispositivos de segurança quando presentes nos materiais perfurocortantes.
a) Substituir o uso de agulhas e outros perfurocortantes quando for tecnicamente possível; b) Adotar controles de engenharia no ambiente; c) Adotar o uso de material perfurocortante com dispositivo de segurança, quando existente, disponível e tecnicamente possível; d) Adotar mudanças nas práticas de trabalho.
Como evitar os riscos biológicos em hospitais?evitar ter contato das mãos com o rosto;não passar cosméticos, não comer e nem beber na área do laboratório;usar avental, luvas descartáveis e outros Equipamentos de Proteção Individual necessários.
Lavagem do local exposto com água e sabão nos casos de exposição percutânea ou cutânea. Nas exposições de mucosas, deve-se lavar exaustivamen- te com água ou solução salina fisiológica.
A primeira medida que deve ser tomada após a exposição a qualquer material contaminado é a lavagem exaustiva do local com água e sabão, exceto quando o local de contato for à conjuntiva ocular, que deve ser irrigada intensamente com qualquer solução estéril ou água corrente.
Identifique os resíduos gerados em cada setor. Com a relação de todos os setores, identifique os tipos de resíduos que cada um deles gera (plástico, papel, metal, vidro, orgânicos e perigosos). Depois de identificados os tipos de resíduos, conheça a quantidade gerada. Classifique os resíduos.
respeito às etapas operacionais do sistema de resíduos sólidos: acondicionamento, coleta, transporte, transbordo, armazenamento, recuperação, tratamento e disposição final.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é um documento que identifica o tipo e a quantidade de resíduos sólidos gerados e quais as práticas ambientalmente corretas adotadas pelas empresas para a segregação, coleta, armazenamento, transporte, reciclagem, destinação e disposição final.
“A empresa responsável é quem recolhe o lixo infectante de lá e encaminha para o destino final.
Quanto tempo uma pessoa pode ficar em pé?
O que acontece se eu pular corda todos os dias?
Onde fica a maior reserva de nióbio do Brasil?
Quais são as exceções ao princípio da impenhorabilidade salarial?
Qual é o maior rio do planeta?
Porque a pele fica mais escura quando exposta ao sol?
O que é necessário para abrir um laboratório?
Como ganhar o coração de uma libriana?
O que é o sistema intensivo de criação?
O que não pode faltar em um bar em casa?