A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group em 1970. Seu objetivo é suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto.
A Matriz BCG é uma metodologia gráfica que define e compara diferentes produtos ou unidades de negócio de uma empresa, baseada em volume, participação de mercado e crescimento de mercado, com o objetivo de se tomar as decisões estratégicas mais adequadas sobre cada produto ou negócio analisado.
SOBRE A FERRAMENTA: Inicialmente, entenda a Matriz BCG como a “análise” da Matriz BCG. É um erro frequente só fazer a matriz e não estudá-la. Esta análise tem o nome de BCG porque foi idealizada em 1970 por Bruce Henderson, que fundou uma consultoria muito famosa, a Boston Consulting Group (BCG).
O Boston Consulting Group (também conhecido como BCG) é uma empresa de consultoria empresarial fundada pelo americano Bruce Henderson em 1963. A empresa é uma das três consultorias estratégicas de maior receita no mundo, considerada por muitos como a de maior prestígio dentro da indústria de consultoria empresarial.
A matriz BCG é um modo de análise criada por Bruce Henderson para uma empresa de consultoria americana chamada Boston Consulting Group no ano de 1970. O objetivo da matriz era fazer com que a empresa tenha um portfólio de produtos com diferentes taxas de crescimento e diferentes participações no mercado.
18 curiosidades que você vai gostar
O Ciclo de Vida de um Produto mostra a sua jornada completa, com começo, meio e fim. Suas 5 fases são: Desenvolvimento, Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.
A matriz BCG deve ser usada para auxiliar a organização a equilibrar estes pontos. Existem quatro regras que determinam o fluxo de caixa de um produto, conforme explica Mintzberg (2010): As margens e o caixa gerado são funções da participação de mercado. Esta relação é explicada pela curva de experiência.
Matriz BCG é um método utilizado por empresas para analisar o desempenho de seus produtos e serviços no mercado.
...
Como aplicar a Matriz BCG em sua franquiaOrganize o mix de produtos. ... Faça o gráfico cartesiano. ... Faça a classificação. ... Defina as ações. ... Estabeleça uma periodicidade.
Para montar sua Matriz BCG, então, é preciso traçar um gráfico desses, ou seja, uma linha reta na horizontal cruzando com outra linha reta na vertical, formando ângulos de 90º. A linha vertical representará a taxa de crescimento do mercado e, a linha horizontal, o desempenho do seu produto no mercado.
Conforme Kotler (2000), a Matriz BCG, Matriz Crescimento-Participação é uma ferramenta analítica que visa classificar os produtos de uma determinada empresa, de acordo com o seu potencial. Assim, a Matriz BCG permite à empresa analisar seu portfolio de produtos, visando uma melhor distribuição de seus recursos.
Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
O que é a matriz BCG e como ela pode apoiar a formulação da estratégia corporativa? R: A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida em 1970. ... Ela apoia a formulação da estratégia concentrando-se em duas dimensões de uma unidade de negócio: Participação relativa no mercado e na taxa de crescimento do mercado.
Como visto acima, a Matriz BCG ajuda os gestores na tomada de decisões mais assertivas, de acordo com a necessidade de cada produto, serviço ou unidade de negócios. Já a principal desvantagem é que a Matriz BCG só considera a participação no mercado como fator de sucesso ou fracasso do seu produto.
A análise SWOT é uma ótima ferramenta para ampliar o autoconhecimento interno de sua empresa e também para avaliar fatores externos que podem vir a comprometer o seu negócio ou mesmo servirem como oportunidades de crescimento.
MATRIZ BCG: ESTRUTURA. A metodologia consiste praticamente em um plano cartesiano. De acordo com o modelo, são 4 quadrantes que avaliam a participação e o crescimento do mercado em alto ou baixo. Cada desenho (estrela, ponto de interrogação, vaca leiteira e abacaxi) representa um estágio no ciclo de vida dos produtos.
As matrizes são sempre representadas por letras maiúsculas (A, B, C…), que são acompanhadas por índices, nos quais o primeiro número indica a quantidade de linhas, e o segundo, o número de colunas.
O Ciclo de Vida de um produto tem quatro estágios: Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.
De acordo com o modelo de ciclo de vida do produto (CVP) as quatro etapas para descrever a trajetória de um produto ou marca são: introdução, crescimento, maturidade e declínio.
O ciclo de vida do produto é composto por 4 etapas (ou 5, se você considerar a "gestação", o Desenvolvimento): Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.
A matriz BCG ainda traz vantagem competitiva para a empresa, pois é possível analisar também como está o desempenho dos concorrentes em relação a determinados produtos. Com essas informações, você pode desenvolver estratégias para criar novas campanhas e produtos e conquistar de vez o mercado.
Como dito anteriormente, a Matriz BCG é uma metodologia gráfica que define a participação e crescimento dos produtos no mercado. A classificação dos produtos é feita a partir de quatro categorias: Estrela, Ponto de Interrogação ou Em Questionamento, Vaca Leiteira e Abacaxi.
Um dos principais benefícios da matriz BCG é a possibilidade de alocar os seus recursos de forma mais bem direcionada. Essa categorização das ofertas facilita, inclusive, a criação de estratégias próprias de gestão de estoque, marketing e vendas para os produtos – tornando-os mais competitivos.
A BCG é uma matriz 2 por 2 (4 divisões). O eixo horizontal representa a fatia de mercado. Já o eixo vertical do quadrante o crescimento do mercado. Um produto que tem uma grande fatia de um mercado em constante crescimento é a “prata da casa” na análise da matriz.
A estratégia existe para planejar a evolução de uma empresa. Ela é a busca deliberada de um plano de ação, para desenvolver e ajustar a vantagem competitiva da organização (GHEMAWAT, 2002). ... Estratégia pode ser considerada um mecanis- mo de poder.
Branding pode ajudar a transmitir a mensagem de que sua empresa é especialista em seu segmento e gerar a confiança de que as pessoas podem se sentir seguras ao confiar nela, nos produtos e/ou serviços que oferece e na maneira como lida com seu negócio.
Como evitar que a madeira empena?
Qual ou quais vantagens o ovo em pó possui em relação ao ovo natural?
Quais vacinas não devem ser administradas juntas?
Quem foi a família Stradivari?
Quantos Protons tem o frâncio?
Como o Toyotismo ajuda na qualidade total?
Quais são as formas de capitais que existem além do capital econômico?
O que é um princípio absoluto?
Quanto um Oficial do Exército ganha por mês?
Quais são as principais doenças bacterianas?