Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.
Classe BC3 – É o atleta de bocha que apresenta maior grau de comprometimento motor. São elegíveis para esta categoria atletas com paralisia cerebral e de condições similares, com origem não cerebral.
A modalidade é disputada atualmente em sete categorias:
Conheça quais são as principais regras e fundamentos da bocha adaptada:
BC3 – a classe é destinada a atletas com deficiências muito severas. Eles usam um dispositivo auxiliar, e além disso, podem ser auxiliados por uma pessoa. Esta, deve permanecer na área de jogo do atleta, mas deve ficar de costa para os juízes e evitar olhar para o jogo.
A bocha adaptada se divide em quatro classes: BC1; BC2; BC3 e BC4. A classe BC2 é composta por pessoas com tetraplegia espástica de severa a moderada, os mesmos itens relacionados à classe BC1, a única diferença é que podem impulsionar a cadeira de rodas manualmente.
Os atletas são classificados em 4 classes distintas, chamadas de BC1, BC2, BC3 e BC4, o termo BC significa, Boccia Classification (Classificação da Bocha) e suas numerações referem-se a um determinado grau de comprometimento motor por parte do aluno.
Altamente difundido, o Jogo de Bocha atualmente vem sendo jogado em seis categorias diferentes: Categoria “A”; Categoria “B”; Veteranos; Juvenis; Feminino, e Duplas ou Trios Mistos.
Conheça quais são as principais regras e fundamentos da bocha adaptada: Todos os competidores, obrigatoriamente, devem se locomover por meio de cadeira de rodas; É permitido o uso das mãos, pés ou instrumentos de auxílio, em casos de praticantes com alto grau de comprometimento nos membros superiores e inferiores;
Como exemplo, é possível destacar pessoas com atrofia muscular espinhal, disfunção motora progressiva e muitas outras. A origem da bocha, esporte do qual a bocha adaptada se deriva, tem uma origem incerta. Alguns historiadores afirmam que no Egito Antigo e Grécia já havia práticas semelhantes, mas somente como uma diversão para matar o tempo.
Mas foi só na Itália que a bocha tornou-se uma modalidade esportiva. Em virtude das conquistas do Império Romano, rapidamente a prática se espalhou por toda a Europa. A vinda para o Brasil foi feita por intermédio dos imigrantes italianos. Mas somente a partir de 1970 é a bocha adaptada começou a ser praticada.
Apesar do velho conceito de que a bocha é "esporte para idosos", a bocha é praticada por pessoas de todas as idades. É possível encontrar atletas vivendo do esporte da bocha. Nos clubes ainda encontramos canchas naturais, no entanto os Campeonatos Estaduais são realizados em canchas sintéticas.
Qual a melhor maneira de consumir o ovo?
Como funciona o Check-in e Check-out?
O que é bom para tirar cheiro de cigarro?
Porquê usar lentes multifocais?
O que significa Ethernet Gigabit?
Como tirar sonda lambda Gol g5?
Como acabar com verrugas pretas no pescoço?
Onde tirar segunda via da certidão de nascimento RJ?