O androceu é formado pelos estames, antera e filete. Os estames são formados pela antera e filete. O filete corresponde a uma haste longa e fina, onde em sua extremidade encontra-se a antera, responsável pela produção do pólen.
Androceu é o termo utilizado para identificar um conjunto de estames, estrutura da flor que carrega o pólen. O androceu é frequentemente chamado também de parte masculina da flor, uma vez que é nesse local que são produzidos os grãos de pólen (estruturas que possuem em seu interior o gametófito masculino).
Estames são apêndices da flor onde estão presentes os polens. Geralmente são divididos em duas partes: antera e filete. O conjunto de estames da flor é denominado de androceu. Estames são apêndices da flor que produzem micrósporos, que, por sua vez, desenvolvem grãos de pólen.
O conjunto de pétalas de uma flor é denominado corola, já o conjunto de sépalas é chamado de cálice.
A antera é a porção do estame que fica geralmente na região superior do filete e é na antera que se formam os grãos de pólen. Geralmente a antera é constituída por duas tecas (cada uma das quais apresentando dois sacos polínicos), unidas entre si por um tecido estéril, o conectivo que é um prolongamento do filete.
→ Gineceu e androceu O gineceu é formado pelo conjunto de carpelos de uma flor. O androceu é formado pelo conjunto de estames (estruturas formadas pela antera e filete) de uma flor. No gineceu, encontra-se o óvulo, que contém o saco embrionário (gametófito feminino) e a oosfera (gameta feminino).
→ Gineceu e androceu O gineceu é formado pelo conjunto de carpelos de uma flor. O androceu é formado pelo conjunto de estames (estruturas formadas pela antera e filete) de uma flor. No gineceu, encontra-se o óvulo, que contém o saco embrionário (gametófito feminino) e a oosfera (gameta feminino).
Tão importante como o estame, o pistilo é o órgão feminino da flor, que é composto por três partes: estigma, estilete e ovário. Essa parte da flor também é chamada de gineceu. O estigma, conhecido ainda como ponta receptiva, está presente em uma das pontas do estilete.
Antera é a porção terminal do estame das flores. São sacos revestidos internamente por tecido esporogênico, onde são produzidos os grãos de pólen. ... As anteras absorvem o pólen enquanto este amadurece em seu interior.
São estruturas foliáceas, normalmente menores e mais consistentes do que as pétalas, e na maior parte dos casos têm a função primordial de proteger o botão floral, fechando-se sobre este antes da antese. O conjunto de sépalas de uma flor é conhecido como cálice.
Como trabalhar com banco de horas no Excel?
Como foi o início do trabalho no Brasil?
Como trabalhar gráficos na educação infantil?
Qual o procedimento de execução?
Como faço pro meu PS2 ler pen drive?
Como começar um delivery de açaí?
Como as chapadas são formadas?
Quem pode trabalhar com massoterapia?
Como é causada a conjuntivite?
O que fazer com dois elásticos?
Como trabalhar o alfabeto com educação infantil?
Como colocar pra carregar o i12?
Como pagar fatura da Oi fibra?
Como devem ser os locais físicos da conciliação e mediação?
Onde pagar a terceira parcela do IPVA atrasado?