O que ele procurava? Sócrates entendia a filosofia tal qual uma missão que foi dada por Deus para entender os homens e sua convivência em natureza. Ele trazia uma concepção que instigava ao autoconhecimento, além de buscar a verdade como conceito da essência, além desenvolvimento de um saber político.
A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, Sócrates não estava sozinho.
Saber que a verdade existe clareia a mente e nos tira da região da dúvida, do relativismo ou da indiferença. Interessante notar que aqueles que dizem que a verdade não existe ou depende do ponto de vista de cada um, aferram-se com unhas e dentes às suas “verdades”.
Características do período socrático:
A filosofia se volta para as questões humanas: ações, comportamento, crença, valor, o lugar do homem no mundo. O homem como ser racional capaz de conhecer-se a si mesmo, capaz de refletir e estabelecer procedimentos que o levem a verdade.
A ligação entre a natureza e os elementos naturais eram os fatores mais importantes e marcantes dentro das obras pré-socráticas. Com o surgimento da Filosofia, as explicações passaram a ser cada vez mais racionais, ou seja, baseadas na razão, em detrimento de explicações que não fossem fantásticas ou mitológicas.
24 curiosidades que você vai gostar
Os primeiros filósofos, como buscavam as suas respostas na natureza e também viam por meio desta as explicações sobre a origem, as transformações e a ordem de todas as coisas que ocorriam, se perguntavam como tais transformações poderiam ocorrer, buscavam entender qual era o início de todas as coisas.
Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo. Focando principalmente nos aspectos da natureza, eram chamados de “filósofos da physis” ou "filósofos da natureza". Foram eles os responsáveis pela transição da consciência mítica para a consciência filosófica.
Sem tirar a importância dos demais, destacamos três principais filósofos do período socrático e dedicaremos um capítulo para cada um deles. São eles: Sócrates, Platão e Aristóteles.
Período Socrático (séculos V a IV a.C.): o segundo período da Filosofia Antiga também pode ser conhecido como período clássico ou antropológico. Nesta fase, os pensamentos envolvem questões relacionadas ao ser humano. De forma mais sistemática, assuntos que envolviam a ética e a política eram predominantes.
Como desbloquear a Oi TV por falta de pagamento?
Quais são os processos de estamparia?
Como são feitas suas emoções livro?
Como as embalagens são fabricadas?
Como instalar o Among Us no PC?
Como sintonizar uma antena parabólica em uma TV Samsung?
Como instalar o Moodle no servidor local?
Quem é o beneficiário no boleto bancário?
Como calcular a média ponderada móvel?
Como Calcular média ponderada com pesos?
Como é calculada a média na Estácio?
Como calcular demanda de estoque?
Como calcular a excentricidade da elipse?