O papel-cartão é considerado o principal material pois estabiliza e traz resistência para a embalagem. Já o polietileno protege contra a umidade e faz com que o papel cartão grude na folha de alumínio.
As matérias primas utilizadas para a produção das embalagens foram aperfeiçoando-se e, atualmente, a lata, o papel, o vidro, o alumínio e o plástico são alguns dos materiais mais vistos no mercado.
São fabricados geralmente a partir da pasta química sulfato, branqueada ou não e podem ser classificados como: Krafts – Papel para embalagem cuja característica principal é a sua alta resistência mecânica.
Uma caixa de leite tem em sua composição aproximadamente 75% de papel, 20% de plástico e 5% de alumínio. Mesmo assim, todos os componentes podem ser reciclados, processo que ocorre a partir da separação das fibras de papel com as camadas de plástico e alumínio.
A matéria-prima do plástico Por ser um material inerte, leve, resistente e transparente, passou a ser utilizado na fabricação de embalagens de bebidas e alimentos no início da década de 1980. Em 1985 cerca de 500 mil toneladas de vasilhames já haviam sido produzidos, somente nos Estados Unidos.
As diferentes resinas plásticas são a base da matéria-prima de diversos produtos. Materiais reciclados, geram a matéria-prima na forma de grânulos para as indústrias de transformação.
Oferece maior proteção aos produtos, são as embalagens para transportes que exigem grande ação mecânica. Por exemplo: caixas plásticas para transporte de frutas e peixes. Normalmente são bandejas de alumínio ou poliestireno expandido e os modelos de caixas de cartolina.
Segundo o pesquisa da ABRE – Associação Brasileira da Embalagem – divulgada na revista Isto É de março de 2005, dos 24 maiores fabricantes mundiais de embalagens de todos os tipos, em papel, plástico, vidro, aço ou alumínio, 22 já estão instalados no Brasil.
As embalagens de alimentos mais comuns são garrafas e frascos. Essas embalagens inclusive são reutilizadas como elementos de artesanato e na decoração de diversos ambientes. O fato de o vidro ser um material inerte o torna virtualmente ideal para armazenar todas as substâncias: água, alimentos ácidos, molho de tomate, conservas, etc.
Sendo assim, o estudo visa evidenciar também a função da embalagem, como Pu-blicidade, em transmitir, do lado do consumidor, o conjunto de sentimentos emocio-nais a as certezas racionais no intuito de saciar os desejos dos consumidores por marcas de personalidade atrativas e satisfatórias.
Qual a diferença entre falácias e sofismas Cite e explique dois tipos de falácias?
Qual é a diferença entre o sotaque americano e britânico?
O que é ser uma pessoa equilibrada?
Quem é o cantor mais conhecido do forró?
Quantos amperes suporta um fio de 16mm alumínio?
Como ativar a tecla Fn do notebook Lenovo?
O que significa fúcsia em português?
Quando é permitida a dispensa de licitação?
Quais são as cidades com maior índice de poluição mundial?
O que faz um produtor de um artista?
Quais são os tratamentos físicos?
O que é alterações agudas da flora intestinal?
Quanto tempo fica a energia da pessoa depois do sexo?
Qual o país de origem dos astecas?