O mal-estar, ou seja, as contrações da musculatura abdominal, duram em média três meses, pois esse é o tempo que o organismo do bebê leva para amadurecer o tubo digestivo. Geralmente inicia-se na segunda semana e se intensifica entre a quarta e a sexta.
Lá para o segundo mês, o neném irá criar o seu ritmo intestinal próprio, que é bastante variável de criança para criança. Nessa fase, pelo próprio desenvolvimento do sistema digestivo, ele pode passar a evacuar em intervalos irregulares, chegando às vezes a ficar vários dias sem evacuar sem que isso seja um problema.
Um bebê humano tem todo um tempo a mais para amadurecer o funcionamento intestinal de forma extra gestacional, e isso muitas vezes se reverte em cólicas intestinais e uma frequência evacuatória que ninguém consegue entender. Após os seis meses há a introdução alimentar e o cocô se torna pastoso e amarronzado.
O intestino do bebê começa a se formar na quarta semana de gravidez, mas sua função é praticamente nula enquanto a criança está no útero. A “colonização” do intestino do recém-nascido só começa na hora em que ele nasce e passa através do canal vaginal, entrando em contato com os microrganismos da flora da mãe.
É comum que o bebê faça cocô a cada vez que mama, é o chamado reflexo gastro-cólico: enche a barriga, esvazia o intestino. Em geral, o bebê suja entre 8 e 12 fraldas por dia. Deve haver xixi em todas as trocas, sinal de que está bem hidratado.
24 curiosidades que você vai gostar
Sintomas de infecção intestinal no bebêDiarreia;Dores abdominais intensas que fazem a criança chorar;Febre;Vômitos;Enjoo.
A fralda do bebê deve ser trocada sempre que estiver suja ou, pelo menos, a cada três ou quatro horas após o final de cada mamada, especialmente nos primeiros 3 meses de vida, porque o bebê normalmente faz cocô depois de mamar.
Os sintomas são:Irritabilidade, dor de barriga e desconforto gástrico;Abdome duro, estufado ao toque, com gases;Dor de barriga que melhora depois de fazer cocô;Traços de sangue nas fezes, normalmente devido a fissuras na pele do ânus, provocada pela passagem do cocô ressecado;Cocô duro, em bolinhas pequenas;
É considerado normal uma frequência de pelo menos uma evacuação a cada 3 dias em bebês com 2 meses de vida, pois em torno de 6 semanas de vida, 98,3% dos lactentes terão evacuações pelo menos uma vez a cada 3 dias.
Como fazer meu cachorro acostumar com o meu bebê?
Como identificar costocondrite?
Quais são os elementos que compõem o Estado?
O que é bom para tirar gordura de plástico?
Qual a diferença entre doença congênita ou adquirida?
Quem foi o oitavo eliminado do The Masked Singer?
O que é sacrifício de propiciação?
Como banana ajuda na perda de peso?
Como fortalecer o bulbo capilar?
Como ficar sabendo de testes de elenco?
Qual é a importância da fauna brasileira?
Como fechar uma empresa me com dívidas?
Onde fica o catarro da sinusite?
Como falar sobre mim numa entrevista?
Qual tipo de aquecedor é melhor e mais seguro?