Quais as formas de impossibilidade do objeto?

Pergunta de Afonso António Pinho Leal em 01-06-2022
(12 votos)

A impossibilidade do objeto pode ser: a) Impossibilidade física – é a que emana de leis físicas ou naturais. Deve ser absoluta, isto é, atingir a todos, indistintamente. A impossibilidade relativa, que atinge o devedor, mas não outras pessoas não constitui obstáculo ao negócio jurídico (art.

O que é impossibilidade inicial do objeto?

A impossibilidade inicial do objeto não invalida o negócio jurídico se for relativa, ou se cessar antes de realizada a condição a que ele estiver subordinado. A validade da declaração de vontade não dependerá de forma especial, senão quando a lei expressamente a exigir.


Quais as espécies de impossibilidade física?

Possível: A impossibilidade física – que emana de leis físicas ou naturais. Impossibilidade Jurídica – quando o ordenamento proíbe expressamente negócios a respeito de determinado (Ex. CC, 426). - Tal impossibilidade deve ser absoluta ou não constituirá obstáculo para a existência do negócio jurídico.

O que significa impossibilidade física do objeto e impossibilidade jurídica do objeto no negócio jurídico?

Impossibilidade relativa do objeto.

Impossibilidade relativa do objeto do negócio jurídico é aquela que não se mostra possível de ser cumprida pela pessoa do devedor, mas que pode ser cumprida por outra pessoa.

O que é a idoneidade do objeto?

Idoneidade do objeto: o objeto do negócio jurídico deve ser idôneo, ou seja, honesto. Assim, numa compra e venda de um celular, caso este seja furto de um roubo, este perderá sua idoneidade e não poderá configurar como objeto do negócio jurídico.

Direito Civil - Aula 71 - Impossibilidade Relativa do Objeto no Negócio Jurídico - At. 106 CC


29 curiosidades que você vai gostar

O que é um objeto possível?

Sendo a licitude a possibilidade jurídica, temos no “possível” a possibilidade física, entendendo-se tudo que estiver dentro das forças humanas ou da natureza. Assim, é impossível viajar ao Sol, sendo inválido o contrato estabelecido com este objeto.

Quais são os requisitos objetivos dos contratos?

Os requisitos objetivos dizem respeito ao objeto do contrato, que deve ser lícito, possível e determinável ou determinado, conforme trata o inciso II do art. 104 do Código Civil de 2002. Trata-se de possibilidade jurídica do objeto do contrato, que não pode atentar contra a lei e humanamente possível.

O que é impossibilidade física?

a) Impossibilidade física – é a que emana de leis físicas ou naturais. Deve ser absoluta, isto é, atingir a todos, indistintamente. A impossibilidade relativa, que atinge o devedor, mas não outras pessoas não constitui obstáculo ao negócio jurídico (art. 106).

Qual é consequência jurídica se objeto da obrigação configurar como impossível fisicamente e ou impossível juridicamente?

· Condição resolutiva impossível: Se for aposta num negócio condição resolutiva impossível ou de não fazer coisa impossível, será tida como não escrita; logo, o negócio valerá como ato incondicionado, sendo puro e simples, como se condição alguma se houvesse estabelecido, por ser considerado inexistente. Art. 125.

Quando o objeto do negócio jurídico é ilícito?

É nulo o negócio jurídico quando: I – celebrado por pessoa absolutamente incapaz; II – for ilícito, impossível ou indeterminável o objeto; ... VII – a lei taxativamente o declarar nulo, o proibir-lhe a prática, sem cominar sanção.

Quando a pessoa se torna incapaz?

3º São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil: I - os menores de dezesseis anos; II - os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos; III - os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.

O que não constitui ato ilícito?

Não constituem atos ilícitos: I - os praticados em legítima defesa ou no exercício regular de um direito reconhecido; II - a deterioração ou destruição da coisa alheia, ou a lesão a pessoa, a fim de remover perigo iminente. Parágrafo único.

O que é cláusula de não valer?

No negócio jurídico celebrado com a cláusula de não valer sem instrumento público, este é da substância do ato. A manifestação de vontade subsiste ainda que o seu autor haja feito a reserva mental de não querer o que manifestou, salvo se dela o destinatário tinha conhecimento.

O que vem a ser a impossibilidade superveniente?

Em caso de impossibilidade superveniente, a obrigação se extingue, exceto quando tal impossibilidade for imputável ao devedor. Aí a prestação se transforma em obrigação de indenizar o credor pelo dano sofrido. Veremos a imputabilidade e a indenização adiante.

Quem é considerado absolutamente incapaz?

São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 anos; os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos; os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.

O que é objeto indeterminado?

A coisa é, portanto, indeterminada, mas determinável. Falta apenas determinar sua qualidade, sendo indispensável, portanto, nas obrigações de dar coisa incerta, a indicação. Se faltar também o gênero, ou a quantidade, a indeterminação será absoluta, e o acordo, com tal objeto, não gerará obrigação.

Qual a consequência de uma condição ilícita e de uma condição fisicamente ou juridicamente impossível no negócio jurídico?

As condições ilícitas ou de fazer coisa ilícita são condenadas pela norma jurídica, pela moral e pelos bons costumes e invalidam os negócios nas quais forem impostas, independentemente de serem suspensivas ou resolutivas.

O que acontece com a obrigação de não fazer se Tornar-se impossível Abster-se do ato que se obrigou a não praticar?

Extingue-se a obrigação de não fazer, desde que, sem culpa do devedor, se lhe torne impossível abster-se do ato, que se obrigou a não praticar. Praticado pelo devedor o ato, a cuja abstenção se obrigara, o credor pode exigir dele que o desfaça, sob pena de se desfazer à sua custa, ressarcindo o culpado perdas e danos.

Qual a consequência jurídica no processo executório caso as obrigações sejam resolvidas em perdas e danos?

389, CC: "Não cumprida a obrigação, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado", ou seja, pagará indenização ao credor.

O que diz o artigo 113?

Os negócios jurídicos devem ser interpretados conforme a boa-fé e os usos do lugar de sua celebração.

O que é determinado e determinável?

426 do Código Civil). Determinado ou determinável é aquilo que é certo ou possível determinar gênero e quantidade, de acordo com o artigo 243 do CC.

Quais são as formas de manifestação de vontade?

Existem três formas de manifestação de vontade. A manifestação expressa, a manifestação tácita e a manifestação presumida. Manifestação Expressa: A manifestação expressa é a declaração explícita da vontade de praticar o ato ou negócio jurídico seja por gestos, seja por escrito, por telefone, verbalmente etc.

Quais são os requisitos subjetivos objetivos e formais dos contratos?

Num primeiro ponto, faz-se uma análise dos requisitos de validade dos contratos: (i) requisito subjetivo: compreendido pela capacidade de parte; (ii) requisito objetivo: está intimamente ligado à possibilidade do objeto; e, (iii) requisito formal: que se refere a forma como o contrato deve ser formalizado.

Quais os requisitos de um contrato?

Pressupostos e requisitos dos contratosAgente capaz;Objeto lícito, possível, determinado ou determinável;Forma prescrita ou não defesa em lei.

O que são requisitos objetivos e subjetivos?

O requisito objetivo, exige o cumprimento do mínimo de um sexto do cumprimento da pena no regime anterior. Já o requisito subjetivo consiste no mérito do apenado, revelado por meio de bom comportamento carcerário fornecido pelo presidio em que se encontra o sentenciado.



Outras questões

O que estudar para o Met?

Como se preparar para o Murph?

Como se preparar para o EEAR?

Como podemos nos preparar espiritualmente?

Como consumir o atum em lata?

Como correr 1 km em 5 minutos?

Quais são as principais técnicas de judô?

Onde registrar obra audiovisual?

Como passar na prova da PM PR?

Como registrar lições aprendidas de um projeto?

Como escolher um bom cursinho?

Como registrar o MEI na JUCERJA?

Como registrar o WinZip de graça?

Como faço para registrar um E-book?

Quantas vezes regar feijão?

Como registrar o meu dispositivo?

Como registrar o casamento no consulado espanhol?

Como diminuir o tamanho da lente do óculos?

Como registrar uma marca mista?

Tem como registrar um contrato de compra e venda?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com