Classificação da matériaSubstâncias simples: essas apresentam apenas um elemento, ou seja, apenas um tipo de átomo que pode estar agrupado em moléculas ou isolado. ... Substâncias compostas: também chamadas de compostos, essas substâncias são formadas por mais de um elemento químico.
A matéria pode ser classificada como substância pura ou misturas. As substâncias puras são aquelas formadas por unidades químicas iguais, sejam elas átomos ou moléculas, apresentando, assim, propriedades químicas e físicas próprias. As substâncias puras podem, por sua vez, ser classificadas como simples ou compostas.
A classificação das misturas heterogêneas é referente ao número de fases, sendo assim, elas podem ser: bifásicas, trifásicas e polifásicas. Misturas são sistemas formados por duas ou mais substâncias puras, e podem se classificar em homogêneas ou heterogêneas.
As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases.
As substâncias puras são classificadas em simples e compostas, e as misturas são classificadas em homogêneas e heterogêneas. De uma forma geral, as substâncias puras dificilmente são encontradas isoladas na natureza, sendo encontradas na forma de misturas, isto é, associadas às outras substâncias.
26 curiosidades que você vai gostar
Substância pura é toda substância formada por apenas um tipo de molécula, de composição química invariável e homogênea, e que tenha propriedades físicas e químicas constantes. A substância pura pode existir em mais de uma fase, porém, nesses casos, a composição das fases será a mesma.
Uma substância pura é formada por um único tipo de espécie química, ou seja, sua composição e propriedades são fixas. Uma mistura contém mais de um tipo de componente e, por isso, sua organização é variável.
As misturas podem ser homogêneas (quando um material dissolve-se em outro) e heterogêneas (quando um material não dissolve o outro).
Existem dois tipos de misturas: homogêneas e heterogêneas. A mistura heterogênea se distingue de uma mistura homogênea pela variação das propriedades em sua extensão. Enquanto a mistura homogênea apresenta apenas uma fase, a mistura heterogênea é formada por pelo menos duas fases.
Mistura é a junção de duas ou mais substâncias, sejam elas simples, sejam compostas, sem que ocorra uma transformação química desses compostos. As propriedades físicas das misturas, como densidade e temperatura de fusão e de ebulição, serão diferentes das substâncias puras envolvidas nesse sistema.
Em Química e Física, uma fase (do grego φασις, que significa aspecto, aparência) é um aspecto microscopicamente homogêneo de um sistema, isto é, uma região do espaço em que as características físicas de determinada matéria são uniformes.
De acordo com o número de fases, a mistura heterogênea pode ser classificada em: bifásica, quando apresenta duas fases; trifásica, quando apresenta três fases; polifásicas, quando apresenta a partir de quatro fases. Água e areia ou água e azeite são alguns exemplos de misturas heterogêneas.
Decantação, sedimentação, sifonação e centrifugação
Esses processos baseiam-se em um único princípio: a diferença de densidade entre os componentes da mistura. Eles costumam ser usados em conjunto para separar misturas heterogêneas de dois tipos: líquido + sólido e líquidos imiscíveis.
- Vaporização ou Ebulição: mudança do estado líquido para o estado gasoso; - Condensação ou Liquefação: mudança do estado gasoso para o estado líquido; - Solidificação: mudança do estado líquido para o estado sólido; - Sublimação: mudança do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa.
A definição de matéria é dada por uma frase simples e abrangente: trata-se de tudo aquilo que ocupa lugar (o mesmo que volume) no espaço e apresenta peso (produto da massa pela gravidade). Alguns exemplos de matéria: árvore, bactéria, vírus, ser humano, ar, água, mesa, veículo, etc.
Misturas Heterogêneas:
São aquelas que apresentam mais de uma fase. Exemplos: água e óleo, água e areia, gelo e água, granito, água e ferro, sal não dissolvido na água etc. Os componentes das misturas heterogêneas aparecem, na maioria dos casos, em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos.
As soluções estudadas em Química são misturas homogêneas (que apresentam uma única fase) de duas ou mais substâncias, sendo que a substância que se dissolve é chamada de soluto e a que dissolve a outra é o solvente.
Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, granito. A água e o óleo não se misturam, sendo assim, é um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente.
Exemplos de misturas homogêneas: a água salgada (sal dissolvido na água) e o ar atmosférico (uma misturas de oxigênio e hidrogênio). Exemplos de misturas heterogêneas: água mistura com óleo, amostras de pedras e granito. A princípio, em aspectos visuais, não há diferença na definição de mistura e substância.
Exemplos: granito (mistura de quartzo, mica e feldspato), água e óleo, água e areia, água e gelo. As dispersões coloidais são mais difíceis de serem percebidas como misturas heterogêneas. Dois exemplos são o sangue e o leite, que a olho nu parecem ter apenas uma fase e serem homogêneos.
A água é um exemplo de substância composta, pois é formada por hidrogênio e oxigênio. Não existem duas substâncias que tenham todas as propriedades exatamente iguais.
Da mesma maneira, as misturas heterogêneas podem consistir em mais de uma substância em fases diferentes. Um exemplo disso pode ser simplesmente uma mistura de água e areia, onde claramente conseguimos enxergar os dois componentes distintos.
A substância pura simples é aquela formada por somente um tipo de elemento. Alguns exemplos de substâncias puras simples são: N2 (gás nitrogênio); O2 (gás oxigênio) e H2 (gás hidrogênio).
Diferentemente do que o nome possa sugerir, as substâncias puras não são aquelas formadas nem por um único átomo (monoatômicas), nem por um único elemento químico (simples). Substâncias são consideradas puras quando em uma amostra só encontramos moléculas daquela substância, sem nenhuma outra presente.
O tipo de separação depende do tipo de mistura. Alguns dos métodos de separação de mistura são: catação, levigação, dissolução ou flotação, peneiração, separação magnética, dissolução fracionada, decantação e sedimentação, centrifugação, filtração, evaporação, destilação simples e fracionada e fusão fracionada.
Quanto tempo leva para a conta do Facebook ser excluída?
Como saber se o veículo foi penhorado?
Como provar a inexistência de bens?
Como saber se o limite de duas variáveis existe?
Como provar o seu amor pra uma pessoa?
Quanto tempo demora para receber a resposta do recurso do seguro desemprego?
Como funciona o PS4 Remote Play?
Como registrar alguém na carteira de trabalho digital?
Como funciona a Central Nacional de indisponibilidade de bens?
O que é a Constituição de um país?
O que é e como funciona a Comissão de Valores Mobiliários?
Como funciona Uma repetidora de rádio amador?