Principais características da História Social: - Em geral, a História Social recusa uma abordagem histórica focada em eventos da história, fatos isolados ou personalidades políticas. Ela prefere se dedicar aos fatos socioeconômicos. - Possui uma grande quantidade de linhas, temas e abordagens de pesquisa histórica.
A História Social nos permite buscar formular hipóteses profícuas e específicas acerca da ligação entre diversos grupos sociais, onde é possível perscrutar as relações que até então estavam relegadas a um ambiente ocluso, como por exemplo, uma associação, uma editora, ou uma revista.
(DARNTON, 1990, p. 177). A história social ampliou os campos de investigação e os histtoriadores tem como objetivo “ reconstituir o solo comum da experiência para diferentes grupos de pessoas, utilizando técnicas tomadas de empréstimo á demografia, á economia, á sociologia.” . (DARNTON, 1990, p.
História social é um campo da disciplina História que tem como objeto a sociedade como um todo. Surgiu como uma reação à história política e militar, que destacava figuras individuais como reis e heróis.
A história tem uma relação direta com o homem em seu tempo. ... Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
38 curiosidades que você vai gostar
A importância da História está em seu papel de nortear o homem no espaço e no tempo, dando-lhe a possibilidade de compreender a própria realidade. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O conceito de História recebe definições distintas de acordo com diferentes historiadores.
O estudo da história, portanto, tem a importância de dar, sobretudo, suporte compreensivo às pessoas, para que ajam com maior prudência, civilidade e tolerância, em seu meio e em situações estranhas à sua cultura.
História Cultural, História Política, História Oral, História Urbana, Micro- História, História Serial – aqui temos apenas campos de força prontos a entrar em conexão em função de um determinado objeto de pesquisa e de reflexão historiográfica.
Seres humanos têm história. A natureza também tem. A diferença é que quando nos referimos ao que aconteceu com as rochas, os vulcões, os rios e os oceanos falamos de história natural; e chamamos de história social quando falamos daquilo que se passou com o ser humano vivendo em sociedade.
A História Social Inglesa surge na contribuição de historiadores marxistas engajados na atividade política, mesmo numa Inglaterra de forte tradição liberal; Ligados ao Partido Comunista Inglês (PCI), tiveram forte atuação ao levantar a bandeira do pensamento contrário ao reacionarismo da historiografia tradicional, ...
Relacionar os campos históricos – procurar vincular a História da vida material com a Historia social; Restituir a vida real dos seres humanos; Impor a claridade e a linguagem e a expressão; Combater a tendência que busca fragmentar os historiadores em grupos pequenos, especializados e incomunicados.
O QUE É HISTÓRIA
A História é o estudo das ações humanas no passado e no presente, ou como defende o grande historiador Marc Bloch, a “ciência dos homens no tempo”. Fazer perguntas sobre a vida humana e buscar respostas para elas é o trabalho do historiador.
A função pedagógica da disciplina de história, aplicada de maneira adequada, é formar e desenvolver características dos alunos, além de, incentivar o aluno a desenvolver reflexões, opiniões, senso crítico, senso coletivo e participativo, despertando interesses e curiosidades, querendo formar sua própria história, ...
História cultural (do termo alemão Kulturgeschichte ou Kulturhistorik), ao menos em sua definição comum a partir da década de 1970, frequentemente combina as abordagens da antropologia e da história para olhar para as tradições da cultura popular e interpretações culturais da experiência histórica e humana.
A Nova História Cultural surgiu na França, com a escola dos Annales (1929 – 1989), cujos líderes Lucien Febvre e Marc Bloch tinham como princípio dialogar com outras ciências, como a psicologia, a antropologia, a sociologia e a geografia.
Baseando-se no entendimento ampliado do ofício do historiador, a história do tempo presente pode ser pensada como mais uma renovação no campo da disciplina História ao deslocar o centro da pesquisa histórica do passado para o presente, colocando problemáticas que partem do presente para análise do passado.
Mundo natural é aquele que, pertence exclusivamente à Natureza e é formado de “produtos” livres de intervenção humana. O mundo cultural é formado por produtos “resultantes” da ação humana. Desde a machadinha, barraco e até a linguagem, são produtos culturais.
A História Local é entendida como uma modalidade de estudos históricos que contribuiu para a construção dos processos interpretativos sobre as formas como os atores sociais se constituem historicamente em seus modos de viver, situados em espaços que são socialmente construídos e repensados pelo poder político e ...
A História Cultural enfoca não apenas os mecanismos de produção dos objetos culturais, como também os seus mecanismos de recepção (e já vimos que, de um modo ou de outro, a recepção é também uma forma de produção).
Historiadores podem atuar como consultores, autores e no restauro e resgate de materiais históricos. A faculdade de História é oferecida em duas modalidades, a licenciatura e o bacharelado. A primeira forma professores, que vão lecionar no ensino básico e médio, em escolas públicas e privadas.
A principal característica da Micro-História é analisar os “marginalizados” da História, isto é, contar as histórias de personagens não conhecidos, mas importantes. A história por muito tempo deu ênfase aos grandes “heróis”.
O método de pesquisa histórica caracteriza-se como uma abordagem sistemática por meio de coleta, organização e avaliação crítica de dados que tem relação com ocorrências do passado.
O ensino de História pode desempenhar um papel importante na configuração da identidade ao incorporar a reflexão sobre o indivíduo nas suas relações pessoais com o grupo de convívio, suas afetividades, sua participação no coletivo e suas atitudes de compromisso com classes, grupos sociais, culturais, valores e com ...
Mais do que se debruçar sobre o passado, estudar a História é permitir imaginar um futuro diferente com base nas experiências que já vivemos. É compreender as tendências e os ciclos dos acontecimentos para obter novas perspectivas ou apontar soluções diferentes.
Através da disciplina de História, é possível contribuir com a análise da prática cotidiana vivida pela comunidade e pelos fatos históricos que nos mostram ações democráticas, e se apropriar desse conhecimento significativo para que o aluno e aluna possa olhar de outra forma para sua realidade e por sua vez participar ...
Como se calcula a margem de lucro?
Como concatenar número em Java?
Quem possui legitimidade para ajuizar o interdito possessório?
Como saber se minha atividade é insalubre?
Qual o nome científico do boldo nacional?
Quais são os tipos de diérese?
Quando a depressão se torna perigosa?
Quando Naruto decide ficar com Hinata?
Quais livros compõem o 1 Testamento?
Como os mares e oceanos pode alterar o relevo?
O que é incontinência paradoxal?