A tecnologia foi desenvolvida e patenteada por dois fabricantes de produtos eletrônicos: Sony e Philips.
A Philips anunciou publicamente um protótipo de CD-ROM de áudio em uma conferência de imprensa, intitulada "Philips Introduce Compact Disc", em 8 de março de 1979, Eindhoven, Países Baixos.
O popular CD surgiu de uma parceria entre a Philips e a Sony, que também lançou, naquele 1º de outubro de 1982, no Japão, o primeiro CD player, o Sony CDP-101. A invenção, que pouco mais tarde viria revolucionar a indústria fonográfica, começou a ser desenvolvida em 1974.
História. Os CDs que armazenavam sons começaram a ser comercializados em 1982. No meio da década de 1980, foram criados novos discos, chamados CD-ROMs, que podem armazenar imagens e programas de computador. Os DVDs apareceram em 1995.
O CD-ROM é um disco Com informações que podem ser interpretadas por um computador, desde que ele tenha um leitor especial para isso. A sigla significa Compact Disc Read-Only Memory, ou disco compacto cuja memória pode ser lida, mas não alterada.
CDs podem armazenar 700 MB de dados, DVDs 4.7 GB (e alguns DVDs podem armazenar até 9 GB) e discos Blu-Ray, podem armazenar até 50 GB (usando duas camadas).
Cilindro fonográfico – 1877. O cilindro fonográfico foi a primeira mídia que obteve sucesso na gravação e reprodução sonora.
Do surgimento do CD em 19 foram apenas 5 anos para sua efetivação no mercado brasileiro e entre 1987 (considerado o ano da “inauguração comercial brasileira”) até 1997 chegaram a 106,8 milhões de cópias vendidas nas Terras Tupiniquins (talvez o maior ano de vendas de todos os tempos do formato do disquinho ...
Descubra no Fórum do TechTudo. CDs podem armazenar 700 MB de dados, DVDs 4.7 GB (e alguns DVDs podem armazenar até 9 GB) e discos Blu-Ray, podem armazenar até 50 GB (usando duas camadas).
Isso é ficou conhecido como videocassete. Sony U-Matic. Um dos primeiros formatos que popularizou isso foi o Sony U-Matic, que tinha uma fita enorme e tão cara que só podia ser usado por estúdios de cinema ou televisão.
Já em 1986, a quantidade de CDs produzidos era de 45 milhões de unidades, bastante superior a do vinil. Em 1992, a marca chegava aos 300 milhões. O cenário atual, contudo, indica a extinção do formato, pelo menos para uso em larga escala.
O sucesso foi tamanho que, apenas dois anos depois, a Sony já havia lançado o “Discman”, player portátil que substituiu o “Walkman”, aparelho que reproduzia o formato cassete. Já em 1986, a quantidade de CDs produzidos era de 45 milhões de unidades, bastante superior a do vinil.
DVD sigla de "Digital Versatile Disc", [1] (em português, Disco Digital Versátil) e seu formato digital "Digital Video Disc" para arquivar ou guardar dados, som e voz, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia óptica superior, além de padrões melhorados de compressão de dados, sendo criado no ano de 1995.
Como fica uma pessoa que cheira farinha?
Quais são os riscos hospitalares?
Quantos pilares Gyutaro matou?
Qual famoso tem 1-67 de altura?
O que significa Bakugou em português?
Qual sentimento está ligado ao fígado?
Como fazer trapaça no GTA San Andreas?
Qual é a melhor panela elétrica de arroz?
Qual é o nome verdadeiro nome de Deus?
Quais são as características das áreas temperadas?
Como utilizar o clarificante na piscina?
Porque a lâmpada acende com o limão?
Quais são os motores dos carros?
Como fazer um plano de trabalho simples?
Quais são os esportes menos conhecidos?
Qual é o melhor açúcar para a saúde de uma criança?