Vamos lá: Xangô não tem medo da morte... Mas, irmão, Xangô é o orixá da justiça, senhor do fogo... Por isso mesmo! O que acontece é uma oposição, ou seja, é um orixá com vibração quente, com a força do fogo, da vida, do movimento, logo vai ser oposto a tudo que seja contrário a sua energia.
Xangô, sem dar ouvidos a ninguém, foi embora da cidade. Ele não suportou tanta dor e injustiça, retirando-se para um lugar afastado, para acabar com sua vida. O rei enforcou-se numa gameleira. Oiá, quando soube da morte de seu marido, chorou copiosamente, formando o rio Niger.
É tanta a aversão de Xangô pela morte que ele se afasta de seu filho, mal ele caia doente. É chamado de leopardo dos olhos faiscantes, de fogo ou de dragão faiscante. Em alguns mitos ele usa Kabelo transado e se veste de saia vermelha e búzios. Detesta mentirosos, adora argolas de ouro e põem fogo pela boca.
No mito, Xangô só foi capaz de amar Oxum quando ela se despojou da sua antiga vida ou de tudo aquilo que não pertencia à sua alma.
Em termos sexuais, Xangô é um tipo completamente mulherengo. Seus filhos, portanto, costumam trazer essa marca, sejam homens, sejam mulheres (que estão entre as mais ardentes do mundo).
44 curiosidades que você vai gostar
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um dos Orixás mais temidos dentro de qualquer culto afro, e também um dos maisárespeitados e poderosos, tanto que seu nome nunca deve ser mencionado em vão.
Obá foi a primeira mulher de Xangô. Há duas versões para que tenha cortado a própria orelha: numa delas o fez por ter sido ludibriada por Oxum ; noutra, a intenção era puramente o sacrifício. Nas duas versões, Obá corta a própria orelha por amor a Xangô.
Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar. Seu elemento é a água, sua cor é o amarelo e seu dia é o sábado.
Iansã foi o grande amor de Ogum (o ferreiro, senhor dos caminhos). Teve com ele nove filhos. Ganhou de Ogum uma poderosa espada e uma vara de cobre, e aprendeu com ele a defender a si mesma e aos justos.
Não comem quiabo nem camarão
A quizila dos filhos de Xangô em especial é não comer quiabo e não comer camarão sem tirar a calda e os espetos da cabeça do camarão. Caso comam, podem ter sérios problemas gastrointestinais ou alérgicos.
XANGÔ ESTAVA MORTO. NESTE MOMENTO, O CÉU SE CONTORCEU. AS NUVENS EM CÓLERA, QUE TESTEMUNHARAM A MORTE DO GRANDE REI, CHORARAM. ... XANGÔ É ORGULHOSO E DECIDIU A HORA DE SUA PARTIDA, POR ISSO, SEUS FILHOS NÃO PODEM COMER O OBÍ.
Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta. Abra a cerveja, acenda a vela e peça com fé.
Os Airás são mais velhos, fazem parte da família real da dinastia Ifé/Oyó, suas contas são brancas rajadas de vermelho ou marron.
Xangô é a divindade da justiça, dos raios e do trovão. Representado pelo elemento fogo e pelas cores marrom e vermelho, ele também simboliza o equilíbrio e as realizações. Rei da cidade de Oyó, o orixá justiceiro castiga os mentirosos, os ladrões e nada fica impune aos seus olhos.
Os Exus correspondentes à falange espiritual do Orixá Xangô
Dentre esses Exus, estão Exú Gira Mundo, Meia Noite, Mangueira, Pedreira, Ventania, Corcunda e Calunga.
Saudação: Ora Yê iê, ô! – significa: Olha por nós, Mãezinha!
Mamãe Oxum, me proteja Orixá! Faça que o amor seja constante em minha vida, que eu possa amar a tudo o que existe. Proteja-me contra as mandingas e feitiçarias. Pois a Senhora, rainha amada, é muito mais poderosa, e sei que estarei sempre protegida.
Características do Orixá: Oxum representa o encanto sedutor feminino. O culto a Oxum é originário das margens do rio Oxum, que banha a cidade de Òsogbo na Nigéria. E é também nas margens desse rio, que o Atáója (Rei de Òsogbo) rende homenagens a Oxum.
Xangô se casou com OBÁ em kossô entre uma conquista e outra. Eles eram muito felizes no casamento, apesar do rei não poder ver um rabo de saia em sua frente. Um dia XANGÔ viu Oiá lavando roupas na beira do rio, e se apaixonou perdidamente por ela, a quem imediatamente propôs matrimônio.
Adorava azeite-de-dendê e quiabo. Vestia-se com peles de leões, leopardos, onças e tigres que ele mesmo abatia em lutas, corpo à corpo. Tinha um oxê do qual não se separava. Xangô apreciava a cor vermelha e também se vestia com panos enfeitados de guizos e búzios.
O orixá da morte conhecido como Omulu é responsável por realizar a passagem das almas do plano terrestre para o plano espiritual quando as pessoas falecem. Isso faz de Omolu o Orixá encarregado da morte, da terra e do fogo.
Exu de Umbanda – Wikipédia, a enciclopédia livre.
No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.
Como substituir a palavra garantir?
Quais os rios mais importante do nosso Estado do Rio Grande do Norte?
Quanto tempo dura um aparelho dentario?
Com quantos anos a mulher para de crescer?
Quanto tempo demora para reativar a conta do Instagram?
O que é o benefício da justiça gratuita?
Quanto pode durar um ciclo menstrual?
Qual a função das brincadeiras tradicionais?
Quais são os tipos de reparo tecidual?
Quais são as 6 etapas do planejamento estratégico?
O que é uma responsabilidade ilimitada?
Quais são os elementos constitutivos do ato de improbidade administrativa?