Ela está presente em todas as regiões do país, sendo que no sul do Brasil é chamada pelo nome de mandioca, enquanto no Sudeste é mais conhecida como aipim. Já no Nordeste, ela é famosa pelo nome de macaxeira.
Além de ser marcante, seja pelo cheiro, pela cor ou propriedades benéficas, a tangerina tem ainda nome que não acaba mais, como bergamota, mimosa, ponkan, laranja-cravo, murcote, mexerica e vários tipos, como mexerica, mexerica cravo.
“Encontramos o uso da palavra aipim, principalmente, no feixe leste do território nacional. Mandioca é falado mais em Minas Gerais, São Paulo, no norte do Paraná, regiões Norte e Centro-oeste”, adianta. No Nordeste sobressai o uso da expressão macaxeira.
Nos estados do Sul, por exemplo, a tangerina costuma ser chamada de bergamota (ou vergamota), enquanto no Sudeste e Centro-oeste (principalmente em Goiás, São Paulo e Minas Gerais), a fruta recebe o nome de mexerica.
"Mandioca" origina-se do termo tupi mãdi'og, mandi-ó ou mani-oca, que significa "casa de Mani", sendo Mani a deusa benfazeja dos guaranis que se transforma em mani-oca. "Aipim" origina-se do termo tupi ai'pi. "Maniva" origina-se do termo tupi mani'iwa.
No Sul e Sudeste é conhecido como mandioca, Norte e Nordeste é macaxeira ou aipim.
"Bergamota" ou "vergamota" são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. "Mexerica" é um termo mais comum nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, especialmente em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e norte do Paraná.
No Sul e Sudeste é conhecido como mandioca, Norte e Nordeste é macaxeira ou aipim. No Rio de Janeiro você também encontra como aipim.
jerimum Abóbora – Também conhecida como “jerimum” no nordeste, a abóbora, quando acompanhada da carne seca, dá origem ao delicioso “jabá com jerimum”.
3 – Os tipos de bergamota. Poncã: é o tipo mais produzido no Sul e Sudeste do Brasil. É caracterizada pelo tamanho grande, é fácil de descascar e tem pouca acidez. Tangerina-cravo: é o tipo de bergamota que amadurece mais rápido que a poncã e tem os gomos mais ácidos. Dekopon: desenvolvida no Japão em 1972, é o cruzamento da poncã com a kiyomi, ...
"Bergamota" ou "vergamota" são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. [3] "Mexerica" é um termo mais comum nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, especialmente em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e norte do Paraná.
"Bergamota" ou "vergamota" são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. [ 3 ] "Mexerica" é um termo mais comum nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil , especialmente em Goiás , Minas Gerais , São Paulo e norte do Paraná .
Mexerica é um termo mais comum na região sudeste, especialmente no Espírito Santo. Em alguns poucos lugares, como em Curitiba, é chamada de mimosa. Existem várias espécies da fruta, sendo as mais comuns a bergamota ponkan, bergamota montenegrina, bergamota cahy e a bergamota nativa.
Por que o Deidara tem um olho mecânico?
Qual a contribuição da teoria de Vygotsky para a educação?
Qual é o sentimento da cor preta?
Como saber se meu imóvel e isenção de IPTU RJ?
Porque 25 de dezembro foi escolhido para comemorar o Natal?
Como antecipar o pagamento de uma compra parcelada no cartão Bradesco?
O que é atividade primária e secundária?
O que acontece se faltar água?
Pode usar fone enquanto chove?
Qual o valor do cachê do Zezé di Camargo e Luciano?
Quando e onde aconteceu a rebelião Ashanti?
O que significa degenerativa na coluna?
Para que serve a função Design no PowerPoint?
O que é queimação no couro cabeludo?