O grão da soja tem uma proteína de difícil digestão. Para conseguir obter seus benefícios, precisamos do auxílio de algumas bactérias benéficas do nosso intestino. Sem esses microorganismos, a proteína da soja não é digerida e vira alimento de bactérias indesejáveis, produzindo toxinas, gases e desconforto intestinal.
A proteína texturizada de soja tem oligossacarídeos que dão aquele sabor caraterístico de soja (amarguinho) que ninguém gosta e que gera gases. Para tirar esta parte que não nos interessa, deixe de molho meia hora ou mais, na água morna com de vinagre de arroz ou limão.
Sem digerir bem as proteínas, o organismo fica vulnerável a doenças. Além dessas substâncias, a soja contém hemaglutinina, que aumenta a viscosidade do sangue e a probabilidade de coagulação.
Para aproveitar ao máximo os benefícios da proteína de soja, precisamos consumir a quantidade certa do alimento. De acordo com alguns estudos, é necessário a ingestão de, no mínimo, 25 gramas do produto ao dia. Além disso o ideal é consumir 3 vezes por semana, pois o excesso pode ter efeitos negativos.
Por isso, para quem gosta de soja, não há nenhuma contraindicação de consumi-la todos os dias, principalmente no caso de dietas veganas e vegetarianas. “Sempre falo que não existe uma regra para todos os alimentos. Então, ela pode ser ingerida todos os dias, só depende da maneira como você a consome.
25 curiosidades que você vai gostar
O consumo de carne de soja pode gerar problemas de saúde porque a soja contém isoflavonas que podem atrapalhar a produção natural de hormônios. Os estrogênios são hormônios esteroides encontrados principalmente em mulheres que desempenham um papel fundamental na regulação do desenvolvimento sexual.
Algumas contraindicações da soja são um pouco controversas: alguns especialistas afirmam que a alta quantidade de isoflavonas, quando ingeridas em excesso, podem:causar problemas de tireoide em pessoas com hipotireoidismo,estimular a puberdade precoce e.prejudicar a fertilidade, no caso dos homens.
O consumo exagerado de leite de soja pode ser prejudicial à saúde porque ele pode dificultar a absorção de minerais e aminoácidos, e contém fitoestrogênios que podem alterar o funcionamento da tireoide.
Além de fonte de proteína vegetal (é por isso que muitos produtos veganos e vegetarianos são feitos à base do grão), a soja pode diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom graças ao fitoesterol presente. Sem contar que é uma ótima fonte de fibras, que garantem saciedade e ajudam na digestão.
Quem são o povo escolhido por Deus?
Qual a importância de se trabalhar os temas transversais na escola?
Quando uma espinha pode ser câncer?
Como se chama o mamífero que bota ovo?
Qual é a função da oração subordinada substantiva?
Como se chama o nível de organização do corpo humano que é formado pelos órgãos?
Qual era o nome do primeiro samba?
O que pode ser considerado artigo científico?
Como é o nome do cara do massacre da serra elétrica?
Como saber se sou um amigo ruim?
O que é amizade em preto e branco?
Quais os sintomas de linfonodos?
Como fazer uma interpretação de uma obra de arte?
São características da pintura Fovista?
Onde se cadastrar para trabalhar nas escolas?
O que é discriminante na equação?