(GIBNEY, 2006). Os nutracêuticos são diferentes dos alimentos funcionais por várias razões, enquanto a prevenção e o tratamento de doenças são associados aos nutracêuticos, apenas a redução do risco da doença estão envolvidos com os alimentos funcionais.
Na verdade, a principal diferença entre eles é que os nutracêuticos incluem os suplementos alimentares, e os alimentos fortificados que são enriquecidos com nutrientes não naturais, tais como o sumo de laranja com adição de cálcio, alimentos funcionais e alimentos médicos.
Os nutracêuticos são compostos bioativos que podem ser usados para suprir as necessidades do organismo, podendo ser encontrada em uma única cápsula, uma combinação de nutracêuticos. Alguns dos nutracêuticos mais comuns são o ômega-3, licopeno, resveratrol, fitoesterois, probióticos, vitaminas, minerais e as fibras.
A ideia dos nutracêuticos é exatamente a de facilitar o acesso da população aos nutrientes necessários para uma vida saudável, por isso é essencial que uma boa linha de nutracêuticos tenha um preço acessível e apresente opções que facilitem o seu uso.
Por outro lado, os nutracêuticos são alimentos ou parte dos alimentos que apresentam benefícios à saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento de doenças. Podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietéticos até produtos projetados, produtos herbais e alimentos processados.
O alimento funcional deve ter a aparência de um alimento normal. Os nutracêuticos devem ter a aparência de um medicamento.
As substâncias biologicamente ativas encontradas nos alimentos funcionais podem ser classificadas em grupos tais como: probióticos e prebióticos, alimentos sulfurados e nitrogenados, pigmentos e vitaminas, compostos fenólicos, ácidos graxos poliinsaturados e fibras.
Entre eles estão os vegetais crucíferos como repolho, brócolis, rabanete, palmito, alcaparra brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, couve e repolho. Alimentos como a couve, couve-flor, repolho e brócolis ajudam na detoxicação do fígado e são aliados contra o câncer e mutação genética.
A Anvisa descreve os nutracêuticos como alimentos que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos por meio da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano.
A lista com os nutracêuticos mais prescritos atualmente é a seguinte:
Qual a diferença entre nutracêuticos e alimentos funcionais? Apesar de atuarem em funções do organismo, os nutracêuticos são diferentes dos alimentos funcionais.
GOMES, Andreia S.; MAGNUS, Karen; SOUZA, Alessandra H. S. Riscos e benefícios do uso de nutracêuticos para a promoção da saúde. Revista Saúde e Desenvolvimento. Vol 11. 9 ed; 57-75, 2017
As substâncias biologicamente ativas encontradas nos alimentos funcionais podem ser classificadas em grupos tais como: probióticos e prebióticos, alimentos sulfurados e nitrogenados, pigmentos e vitaminas, compostos fenólicos, ácidos graxos poliinsaturados e fibras.
Como saber se você tem alexitimia?
Qual a fórmula para achar a aceleração?
Quando é indicado o cateterismo cardíaco?
Qual a função dos mastócitos no tecido conjuntivo?
Como saber o órgão autuador da multa?
Qual é a missão do Banco Central do Brasil?
Quais os nomes das danças urbanas?
Como faço para ninguém me ver online no ZAP?
O que significa a palavra dizia?
O que é acessibilidade Digital?
Quais são os efeitos colaterais do Labirin?