“O raio laser, dependendo da sua intensidade, pode causar queimaduras na retina no local mais importante da visão é a mácula, porque é ali que onde o olho faz o foco”, explica a doutora.
Alexandre Higuchi, oftalmologista do corpo clínico do HSVP explica que as ponteiras laser podem afetar à visão e elas podem levar a uma cegueira momentânea (ofuscamento, sensação de ardência, dificuldade visual e aversão à luz temporária) ou até mesmo em um período prolongado e a uma distância curta, pode causar um ...
- Proteção ocular: o uso do laser exige rigorosa proteção ocular pelo risco de lesões ou cicatrizes irreversíveis da córnea e da esclerótica. Os profissionais e o paciente devem usar óculos de proteção específicos para o a potência do laser.
Isso porque o feixe de luz concentra toda sua energia em apenas um ponto do olho, dependendo do local em que ele incidir, as lesões podem ser permanentes.
A fotocoagulação a laser é um procedimento extremamente seguro, e as complicações são extremamente raras. Dentre as possíveis complicações destacamos a turvação transitória da visão, edema da mácula, alterações na visão das cores, prejuízo da visão noturna e uma série de defeitos no campo visual.
31 curiosidades que você vai gostar
O tempo de recuperação da fotocoagulação normalmente é rápido. Devemos apenas evitar traumas nos primeiros dias. O tempo para avaliarmos o efeito do laser costuma ser 1 mês em casos de roturas retinanas e retinopatia diabética proliferativa.
o principal cuidado que se deve ter após a realização da fotocoagulação é a continuidade no acompanhamento com o profissional que realizou o procedimento. Dependendo da patologia em que foi necessária a realização do laser, diferentes prazos de retorno ao profissional podem ser necessários.
O princípio da ação do laser é o calor, que também é fonte dos riscos. “Esse calor, às vezes, é excessivo para a pele e pode levar a complicações. A maior complicação do laser é a queimadura”, explica o médico do Departamento de Laser da Sociedade de Dermatologia, Alexandre Felippo.
Durante a sessão o terapeuta e o paciente deverão usar óculos apropriados para proteger os olhos da luz emitida pelo equipamento. Se for preciso realizar o tratamento em regiões com tatuagem pode ser preciso colocar uma folha branca para cobrir a tatuagem, para evitar queimaduras ou a sua despigmentação.
Os tratamentos a laser no rosto são indicados para remoção de manchas escuras, rugas, cicatrizes e remoção do pelos, além de melhorar o aspecto da pele e diminuir a flacidez. O laser pode atingir diversas camadas da pele dependendo do objetivo do tratamento e do tipo de laser, proporcionando resultados diferentes.
“O raio laser, dependendo da sua intensidade, pode causar queimaduras na retina no local mais importante da visão é a mácula, porque é ali que onde o olho faz o foco”, explica a doutora.
Os danos causados aos olhos pelos raios laser são irreversíveis, podendo causar perda parcial ou total do sentido da visão. Usando os óculos de proteção, está a proteger-se destes danos irreversíveis, por isso, o uso dos mesmos é obrigatório nas sessões de depilação a laser.
É aconselhável o uso de óculos de proteção, que devem ser próprios para o comprimento da onda utilizada, tanto por quem está executando o procedimento, como pelo paciente, pois a radiação representa um risco para os olhos, em virtude do alto grau da luz do laser (BEHEREGARAY et al., 2010).
É realizado um finíssimo corte na córnea (flap) com um laser de femto segundo. O corte tem, aproximadamante, 120 micra de espessura e é preciso. Após o corte, o flap é levantado para aplicação do laser que irá corrigir o grau. Após a aplicação do laser, o flap é novamente colocado no seu lugar de origem.
A fotocoagulação a laser normalmente é realizada em regime ambulatorial (dispensa internação) e a maioria dos tratamentos é feita apenas com a instilação de colírio anestésico, necessitando apenas de dilatação da pupila. Normalmente faz-se um olho por vez e o paciente sai com o olho embaçado e às vezes dolorido.
Os raios ultravioletas emitidos pelo sol podem causar a retina queimada – também chamada de retinopatia solar. Por isso, usar óculos com proteção UV 400 é, sobretudo, essencial para manter seus olhos em segurança.
CUIDADOS APÓS A SESSÃO DE LUZ PULSADA
Uma pomada antibiótica pode ser aplicada às áreas afetadas duas vezes por dia até a cura. -Tome banhos normalmente. As áreas tratadas podem ficar sensíveis à temperatura. Banhos gelados oferecerão alívio.
Cuidados pós-tratamento de depilação com Luz Intensa PulsadaNão atritar a área de tratamento evitando massagens e esfoliação local.Evitar a exposição ao sol e fontes de calor intenso como saunas, forno e banhos quentes.Exercícios aeróbicos aumentam a sudorese e podem sensibilizar a região depilada.
Assim, uma boa estratégia é fazer 5 sessões a cada ano para eliminar completamente rugas e linhas de expressão. O intervalo entre as sessões deve ser de 1 mês. Deve-se usar protetor solar acima de FPS 30 rigorosamente por 7-10 dias antes e depois do tratamento com LIP.
A depilação a laser não traz nenhum malefício à saúde, mas é preciso estar atento a alguns cuidados na hora da aplicação para evitar manchas e queimaduras na superfície da pele. Os efeitos colaterais da depilação a laser mal aplicada são variados e dependem do grau de agressão.
Como fica a pele depois da primeira sessão da depilação a laser. A pele fica com poucos pelos espalhados e outros que demoram crescer. Quanto à irritação tudo vai depender do tipo de pele. Há pessoas que não ficam com nenhum tipo de agressão e outras que ficam com vermelhidão que desaparece ao longo dos dias.
Em alguns casos, é possível que a depilação a laser cause manchas devido às queimaduras. “Elas podem evoluir com marcas escuras e até brancas (hipocromias), por isso o ideal é que o profissional seja experiente e conheça bem o aparelho que vai trabalhar”.
FOTOCOAGULAÇÃO A LASER
Suspender o uso de lentes de contato por 01 dia antes da realização do exame. No dia do exame o paciente deverá vir com ACOMPANHANTE ADULTO CAPAZ, pois devido à dilatação ocular o paciente NÃO PODERÁ DIRIGIR após o exame.
O repouso deve ser absoluto durante 1 a 2 semanas e retornar as suas atividades após 45-60 dias. Porém, esta estimativa pode variar dependendo do caso. A visão geralmente melhora após algumas semanas do procedimento, mas pode levar meses até o resultado final.
Com isso, o valor da cirurgia de descolamento de retina pode variar bastante. Porém, em média, esse procedimento fica em torno de 8 e 22 mil reais — ou mais, caso seja necessário algum tratamento pós-cirúrgico.
Como funciona o holofote do Snap?
O que são e como funcionam os indicadores Metalocrômicos?
Como funciona o pagamento do IEL?
Porque o repolho roxo pode ser usado como indicador?
Como incluir um dependente no Gympass?
Qual a utilidade do indicador de pH?
O que é o fair play Financeiro da UEFA?
Como ir de ônibus de São Paulo para Holambra?
Como eliminar microsporum canis?
O que é bom passar no banco de couro?
O que é uma lesão osteocondral?
Como ir de ônibus de Viracopos para São Paulo?
Qual a melhor vitamina para quem tem lúpus?
Quanto tempo para o linfonodo desaparecer?
O que causa botulismo em aves?