O céu é azul porque, quando os raios de luz do Sol entram na atmosfera terrestre, ocorre o fenômeno do espalhamento, que destaca a luz de cor azul.
A explicação por trás do fenômeno vem da forma como a luz se espalha pelas moléculas na atmosfera. É a luz azul — que tem o comprimento mais curto — que se espalha mais por essas pequenas partículas, o que leva à coloração azulada que observamos.
Em nosso planeta Terra, o céu é azul graças ao fenômeno óptico da dispersão, também conhecido como dispersão de Rayleigh. Quando os raios solares atravessam a atmosfera terrestre, uma parte destes raios luminosos se dispersa nas partículas que se encontram na atmosfera.
Conclusão: o céu é azul graças ao Sol e à atmosfera
Se não fosse a mistura de cores emitida da luz do Sol em conjunto com os gases e tudo o que compõe o ar da atmosfera, o céu seria negro durante o dia. Espalhamento ou Dispersão de Rayleigh é o nome do fenômeno físico que nos dá a impressão de que o céu é azul.
Muitos acreditam que essa cor é originada pelo reflexo da água do mar na atmosfera terrestre, porém, a explicação é outra: a cor do céu é resultado de um fenômeno físico denominado espalhamento da luz, que ocorre quando a luz branca do sol atinge os átomos da atmosfera e espalha-se em várias direções.
18 curiosidades que você vai gostar
O mar pode ter uma infinidade de outras cores por diversas razões. As cores podem resultar da concentração de sedimentos em suspensão, matéria orgânica e até da concentração e espécie de fitoplâncton, pois a luz se espalhará de forma diferente devido à presença dessas partículas e microalgas.
Portanto, se olharmos para o Sol do espaço, os fótons alcançam nosso córtex visual — a parte do cérebro responsável pelo processamento da informação que chega através dos olhos — simultaneamente. E o resultado que vemos é a luz branca. Essa é considerada a "verdadeira" cor do Sol.
A regra geral diz que a Lua se mostra mais amarelada e até alaranjada quando se encontra baixa no céu, e mais branca quando está mais alta. Fato é que a Lua é um satélite sem luz própria, ela apenas reflete a luz solar - que é branca, mas formada por ondas de vários comprimentos, portanto, de várias cores.
Em presença de atmosfera, durante o dia, o céu terrestre mostra-se azulado, e a dispersão da luz estabelece intensidade média de luz que normalmente ofusca os demais astros celestes à exceção do sol e da lua, não sendo aqueles visíveis no céu durante o dia, portanto.
Como não há atmosfera, os raios do sol não são espalhados, e o espaço fica escuro. Isso nos mostra que a cor do céu depende das partículas presentes na atmosfera.
"Quando o Sol está baixo no horizonte, estamos espalhando todos os azuis e verdes e obtemos aquele brilho alaranjado e vermelho nas coisas", diz Bloomer. Isso ocorre porque a luz de comprimento de onda mais curto (violetas e azuis) se espalha mais do que a luz de comprimento de onda mais longa (laranja e vermelho).
O céu é azul porque, quando os raios de luz do Sol entram na atmosfera terrestre, ocorre o fenômeno do espalhamento, que destaca a luz de cor azul.
O céu é muitas vezes descrito como um "lugar mais alto", o lugar mais sagrado ou um paraíso, em contraste com o inferno, com o submundo ou com os "lugares baixos", e universalmente ou condicionalmente acessível por seres terrenos de acordo com vários padrões de divindade, bondade, piedade, fé, outras virtudes ou ...
Ela explica que isso acontece porque a luz solar percorre um caminho maior na atmosfera e interage mais com as partículas. "Temos condição de espalhamento da luz do sol. E aí as partículas se espalham na cor laranja, vermelho e algumas vezes até em tons de rosa.
"Quando o Sol está baixo no horizonte, estamos espalhando todos os azuis e verdes e obtemos aquele brilho alaranjado e vermelho nas coisas", diz Bloomer. Isso ocorre porque a luz de comprimento de onda mais curto (violetas e azuis) se espalha mais do que a luz de comprimento de onda mais longa (laranja e vermelho).
A superfície. A superfície da Lua é de cor de giz e apresenta uma grande quantidade de sedimentos finos produto de inúmeros impactos de meteoritos. Esta camada de solo é chamada de regolito lunar, uma denominação para descrever as camadas de sedimentos produzidas por efeitos mecânicos sobre as superfícies dos planetas.
O que é a Cor:
Cor é a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A cor preta é a inexistência de cor ou ausência de luz. O termo "cor" é aplicado em diferentes contextos.
Lua azul é a expressão usada para designar a segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês. Isto ocorre em intervalos de dois anos devido a diferença no tempo de uma lua cheia até a próxima, de 29,5 dias e a duração dos meses que possuem de 28 a 31 dias.
Dentro dessa classificação astronômica, o Sol é considerado uma estrela anã amarela.
Essas medidas de comprimento de onda equivalem, respectivamente, ao azul e ao verde. Nosso cérebro “mistura” essas informações e acabamos interpretando a cor do Sol como sendo amarela. Mas, na verdade, o Sol é verde-azulado, se fôssemos realmente definir uma cor para a sua superfície.
Se você fizer a luz do Sol incidir sobre um CD, irá “partir” a luz do Sol, formando o seu espectro de cores: violeta, índigo, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Se misturarmos estas cores, obtemos o branco. O Sol parece amarelo por causa da atmosfera da Terra.
A cor do mar muda de acordo com os segmentos e seres vivos que estão dissolvidos na água, além de fatores com a refração da luz. Por exemplo, se a areia for muito clara vai refletir mais a luz do sol, dando a impressão de que a água é mais clara na superfície e mais escura a medida que o mar vai ficando mais profundo.
O tom azulado da água origina-se da absorção da luz que incide sobre ela. A água tende a absorver melhor os comprimentos de onda mais longos da luz, como os dos tons laranja e vermelho.
Segundo especialistas, a mudança na coloração da água é causada por um fenômeno natural de proliferação de algas marinhas. Porém, o que está chamando atenção, é a duração e a extensão do acontecimento.
O terceiro céu é um conceito judaico durante o período do segundo templo. Só aparece referido uma vez na biblía em 2 Coríntios 12:2-4.
Como transferir senhas do Edge para Chrome?
Como evitar o compartilhamento de dados do WhatsApp?
Como tirar opção de compartilhar no Facebook?
É possível instalar sistema Android no PC?
Como imobilizar joelho em casa?
Como impedir que as pessoas vejam meus grupos no Facebook?
Como não receber mensagens de desconhecidos no WhatsApp?
O que é uma válvula direcional pneumática?
Como importar uma planilha do Excel para o Corel Draw?
Como ler um livro no site Amazon?
Como importar roupas de marca dos Estados Unidos?
Como liberar acesso Caixa Tem 2021?
Como ligar a fita de LED com controle remoto?