Quem pode instituir a servidão administrativa?

Pergunta de Lisandro Fernandes Pinheiro em 27-05-2022
(23 votos)

Resumo: A Servidão administrativa é tida como o direito real de gozo, de natureza pública, instituído sobre imóvel de propriedade alheia, com base em lei, por entidade pública ou por seus delegados, em face de um serviço público ou de um bem afetado a fim de utilidade pública.

Como se constitui a servidão administrativa?

servidão de passagem). A servidão administrativa é o direito real público que autoriza o Poder Público a usar a propriedade imóvel para permitir a execução de obras e serviços de interesse público (ex: colocação de postes de energia; passagem de oleoduto ou caminho; placas de sinalização).


Quando é que o ocorre a servidão administrativa?

Servidão administrativa consiste em direito real sobre coisa alheia. ... 1.285 do Código Civil, pois esta decorre da lei e é um direito que assiste ao dono de imóvel encravado de reclamar do vizinho que lhe deixe passagem mediante indenização.

Como funciona o sistema de servidão?

A servidão é um direito de gozo sobre imóveis que, em virtude de lei ou vontade das partes, se impõem sobre o prédio serviente em benefício do dominante, visando proporcionar valorização deste, bem como torná-lo mais útil.

Quais são as características da servidão administrativa?

Características da Servidão Administrativa: são três as características da Servidão Administrativa, admitidas pelo nosso Direito Público: Ônus real; Incide sobre um bem particular; Finalidade de permitir a utilização pública.

Servidão administrativa - restrições ao direito de propriedade


17 curiosidades que você vai gostar

Qual a diferença entre desapropriação e servidão administrativa?

A DESAPROPRIAÇÃO possui caráter definitivo, pois o bem não retorna ao proprietário, enquanto que a servidão tem caráter temporário, não alterando o registro da propriedade, sendo em regra não indenizável.

São causas extintivas da servidão administrativa?

Também são causas extintivas da servidão: a perda da coisa gravada; a transformação da coisa por fato que a torne incompatível com o seu destino; a desafetação da coisa dominante; a incorporação do imóvel serviente ao patrimônio público (consolidação).

Quais são os tipos de servidão?

As servidões ainda podem ser positivas, quando conferem ao dono do prédio dominante o poder de praticar algum ato no prédio serviente, e negativas quando é imposto o dever de se abster da pratica de determinado ato de utilização.

Como funciona a servidão de passagem?

A servidão de passagem é um ato voluntário entre os proprietários, por meio do qual um dos imóveis adquire o direito de utilizar um caminho de acesso através do segundo imóvel, aumentando assim sua utilidade e que se constitui diante da liberdade dos proprietários em contratar.



Outras questões

Qual a diferença entre corrimento é candidíase?

O que faz um editor chefe?

Quais as formas de se contrair HPV?

Qual foi a última erupção do vulcão Etna?

O que vender online 2021?

Com quantos meses o bebe fala?

Qual a reação química do comprimido efervescente?

A partir de quantos meses o bebe pode comer papinha?

Como por link nos stories do instagram?

Quais são as novas línguas que tem o latim como tronco comum e são chamadas de línguas românicas?

Qual a definição correta de hardware?

Qual século a TV foi criada em algarismo romano?

O que são glicoproteinas?

Qual o melhor software de renderização?

O que fazer quando abre o pulso?

O que significa 4w3?

Como fazer o primeiro CCIR?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com