A Língua é um padrão; a linguagem, sim, comporta variações e mudanças, ao longo do tempo; mas não imposições que queiram perverter as classes linguísticas. “Todes” não é e nunca poderá ser um pronome; simplesmente porque não é considerado assim na estrutura da Língua.
"Tod@s”, “Todes", “Todxs”, é uma tentativa de uma neolinguagem de gêneros gramaticais que seja inclusiva para/com as mulheres, as pessoas não-binárias, as “pessoas T entre gêneros” (Rocha, Coelho, Fernandes, 2020).
Ao nos referirmos a um coletivo em que haja pelo menos uma pessoa do gênero masculino, escrevemos: Nossas saudações a todos . Nos usos do ativismo, usa-se: Nossas saudações a tod@s , todxs , todes e, mais recentemente, tods .
Esse tipo de comunicação, na verdade, é essencial para o contato com o outro, pois não conhecemos sua vivência ou com quem estamos falando. Como forma de respeito e inclusão, acho necessário usar o pronome todes , por exemplo", define, dizendo ser uma tendência da língua portuguesa usar o masculino como padrão.
Essa linguagem propõe que as pessoas se expressem de forma que ninguém se sinta excluído utilizando palavras que já existem na língua. Um exemplo é algo que escutamos bastante hoje em dia de pessoas que começam seus discursos ou apresentações dizendo “Boa noite a todos e todas”.
36 curiosidades que você vai gostar
As palavras "todos" ou "todas" seriam substituídas, da mesma forma, por "todes" ou "todxs". O objetivo é garantir a ampla fruição dos bens culturais, não permitindo que uma imposição de cima para baixo inviabilize ou dificulte o acesso à cultura.
Aos 55 anos, a humorista Nany People continua dando suas opiniões acerca de vários assuntos polêmicos. Desta vez, a musa disse o que pensa sobre a incorporação da linguagem neutra à língua. Segundo ela, as pessoas, em primeiro lugar, devem aprender falar bem o português.
Pela proposta de uso, a linguagem neutra substitui os artigos “o” e “a” nas palavras por “x”, “@” ou “e”. Assim, por exemplo, “todos” e “todas” ficam “todes”, “aluno” e “aluna” ficam “alunx”.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Para os adeptos da linguagem neutra, a linguagem binária tem papel na perpetração dos estereótipos de gênero. ... Geralmente, isso só se aplica na linguagem escrita e quando as palavras se referem a pessoas (e não a objetos ou coisas) – “a cadeira” não muda para “x cadeirx”, por exemplo.
Por esta razão, na ótica gramatical, o quantificador todos tem a capacidade de se referir simultaneamente a pessoas do género masculino e feminino. A expressão «todos e todas» é, assim, do ponto de vista estritamente gramatical, redundante.
Pronome neutro é aquele que tem uma terceira letra para além do “a” e do “o” como vogal temática. Ele é utilizado com o objetivo de não especificar gênero e sim se referir a todas as pessoas, principalmente às não-binárias, aquelas que não se identificam com a binariedade, resumida apenas ao masculino e ao feminino.
Dizer “Bom dia a todos” seria suficiente para incluir homens e mulheres, uma vez que a língua portuguesa se vale da forma masculina como o uso “neutro” que abrange elementos de gêneros distintos. Desse modo, “todos e todas” pode ser considerado uma redundância (ou pleonasmo) de fato.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
O gênero neutro (do latim neutrum, neuter, calque do grego οὐδέτερον, oudéteros, nem um nem outro ou nenhum dos sexos ) é um gênero gramatical, paralelo ao masculino e o feminino.
Essa linguagem funciona trocando as letras “a” e “o”, dos finais das palavras que determinam gênero. No seu lugar, uma letra neutra é colocada. Por exemplo, as palavras “todos” e “brasileiros” seriam usadas apenas para aqueles que se identificam com o sexo masculino.
Fazer, tornar amigo. Amancebar-se, amasiar-se.
Para falar com pessoas de gêneros não-binários , o guia recomenda o uso dos artigos x/ile/dile , ao invés de a/ela/dela ou o/ele/dele . “Respeite sempre o nome social das pessoas trans e nunca pergunte qual o seu nome verdadeiro ?.
O termo não-binário refere-se às pessoas que não se percebem como pertencentes a um gênero exclusivamente. Isso significa que sua identidade de gênero e expressão de gênero não são limitadas ao masculino e feminino.
A linguagem neutra, ou também conhecida como linguagem não-binária tem sido cada vez mais discutida entre as pessoas e dentro das academias no Brasil. Ela consiste em não determinar gênero masculino ou feminino para incluir pessoas que não se identificam como homens ou mulheres.
Portanto, se dissermos “bom dia, a todos e todas”, isso equivale a dizer “bom dia a todos e todas e a todas”, pois, no pronome indefinido “todos”, a audiência feminina já está incluída. Ao contrário, “todas” é um pronome indefinido excludente, isto é, que suprime a audiência masculina.
* O pronome “todo”, tido na sua forma pluralizada (todos) será usado sem o artigo quando um numeral substantivo o acompanhar. Ex: Quando cheguei, todos dois resolveram se calar. * A mesma ocorrência efetivar-se-á quando houver um nome em função predicativa.
O pronome neutro busca criar uma terceira opção para os pronomes, além do feminino e o masculino, exercendo um papel fundamental na luta das pessoas que não se identificam com nenhum dos gêneros, chamadas de não binárias, que se mostram invisibilizadas pela atual forma que os pronomes se apresentam na nossa língua.
Como fazer banho de ervas na banheira?
Como aprender a falar inglês sozinho dicas?
Com quantas semanas o bebe deve nascer?
Quais as 4 modalidades de turismo?
Quais são os direitos negativos?
O que comprar para o quarto do bebe?
Por que é um erro dizer que descendemos dos macacos ou que viemos dos macacos?
Quando se quebra a quarta parede?
Quanto custa o show da anitta?
Quanto ganha um piloto de avião da empresa Emirates?
O livro de tiago foi escrito por quem?
Qual a remuneração dos depósitos judiciais?
Como descobrir quantos bits tem meu windows?
Quem foi que criou o cristianismo?