“O romance foi escrito para representar a origem da raça brasileira”, diz. Ao contrário de Memórias de um Sargento de Milícias (1854) que tem um anti-herói, vagabundo e largado, Iracema possui um típico herói romântico: o europeu Martim, que mistura sentimentos e valores nobres, como amor e honra.
Iracema é a obra mais conhecida da literatura romântica nacionalista do escritor José de Alencar. É também o livro mais representativo de uma temática conhecida como “romance indianista”, que fazia parte da produção do romantismo brasileiro, na primeira metade do século XIX.
O sentimentalismo está presente em toda a obra, desde os primeiros capítulos, principalmente no que diz respeito à personagem Iracema que sabe Martim ter outra, não acreditando que o que o protagonista sente é a saudade da pátria e não amor por outra moça.
O romance Iracema (1865) de José de Alencar representa o ponto mais alto da prosa romântica no conjunto de sua obra. Nela o autor aponta a cultura indígena como caminho para se construir uma autêntica literatura brasileira.
O romance pode ser considerado uma obra em "prosa poética" pois apresenta uma narrativa épica, um lirismo amoroso e todo um trabalho com o vocabulário, porém, em formato de romance.
22 curiosidades que você vai gostar
Iracema também é colocada nesse lugar de heroína idealizada, pois, em diversos momentos da obra, o narrador compara-a à natureza, mas suas características são sempre maiores e mais belas: seus cabelos são mais negros e mais longos; seu sorriso, mais doce; seu hálito, mais perfumado; seus pés, mais rápidos.
A narrativa de Iracema estrutura-se em torno da história do amor de Martim por Iracema. Diferentemente do que ocorre em outros romances de José de Alencar, como em O Guarani, o enredo de Iracema é aberto a interpretações.
Iracema, na obra, representa a cultura indígena, e possui uma postura submissa a Martim, representando assim o ideal de submissão que o índio teria ao branco. ... O romance de Martim e Iracema tem como metáfora a criação do Ceará. Através da história, o autor cria uma lenda de como o estado teria sido criado.
A narrativa de Iracema passa-se no século XVII (entre 1603 e 1611), remontando aos anos da chegada dos portugueses ao continente sul-americano. Entretanto, trata-se de uma idealização da figura do índio, bem como do traumático processo colonial.
Como relaxar em cinco minutos?
Qual o melhor jogo batalha Naval?
Como é a entrevista para o visto americano?
Como se joga o jogo de basquete?
Como aliviar dor muscular no trapézio?
Como é que se joga Gacha Life?
Como se formam pedras e cristais?
Como relaxar o músculo Pelvico?
Quando não compareceu à perícia médica do INSS?
Qual a contribuição dos portugueses na culinária brasileira?
Como reiniciar ar condicionado Springer?
Como se joga poker Texas Hold?
Como massagear o assoalho pélvico?
Como não ficar ansioso no início do relacionamento?
Quantos jogam no campo society?
Como faço para trabalhar no banco como jovem aprendiz?