Filha de Olokum, Iemanjá foi casada com Oduduá, com quem teve dez filhos orixás. Por amamentá-los, seus seios ficaram enormes. ... Iemanjá pediu ajuda ao filho Xangô e este, com um raio, partiu a montanha no meio. O rio seguiu para o oceano e, dessa forma, a orixá tornou-se a rainha do mar.
Iemanjá é um orixá feminino (divindade africana) das religiões Candomblé e Umbanda. ... É considerada a mãe de todos os adultos e a mãe dos orixás. Iemanjá, na verdade, é uma divindade do rio que deságua no mar. Ela é filha de Olokun, o orixá rei dos oceanos.
Iemanjá simboliza a energia geradora, força da natureza, a fecundidade e o amparo materno, pois é a Mãe da Vida. Iemanjá, além de ser a protetora dos pescadores e jangadeiros, rege as casas e os lares das pessoas, dando o sentido de união a uma família e gerando o sentimento de amor e afeto por um ente querido.
São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta da tribo, inconsciente ancestral, e costumam, por isso casar ou associar-se cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis, preferindo casas onde rapidamente possam repetir os mecanismos e os quase ritos que fazem do cotidiano.
Isso ocorre porque ele devolve tudo o que nele é depositado. Pedidos, sonhos, fé, orações, e até energia negativa. Algumas pessoas acreditam que, se a oferenda é devolvida na praia, significa que o desejo não será atendido, por isso, elas vão até o mar aberto depositar seus presentes.
32 curiosidades que você vai gostar
Como saber se minha oferenda foi aceita? O primeiro passo para saber se sua oferenda foi aceita é esperar a decisão dos orixás do mundo espiritual. Eu sei que essa parte de esperar é difícil, pois você quer saber se seu pedido e suas intenções vão se concretizar, entretanto essa etapa é fundamental.
Quais são as oferendas para Iemanjá
A senhora dos oceanos gosta de velas brancas, rosas ou azuis, champanhe, calda de ameixa ou pêssego, arroz-doce, manjar, melão e rosas brancas (ela não aceita flores de outra cor). No Ano-Novo, muitas pessoas também oferecem perfumes, jóias e espelhos, já que Iemanjá é vaidosa.
Dizem que os cabelos da filha pertencem mais à Orixá do que a própria pessoa. Sendo assim, recomenda-se que a filha de Iemanjá peça o aval da mãe de cabeça para poder mexer neles, seja para cortar ou usar química em seus cabelos.
Quais são as características dos filhos de Iemanjá? Majestosos, belos e calmos como a mãe. Os descendentes de Iemanjá apresentam características muito parecidas com as da deusa. Eles são imponentes, sensuais e cheios de dons fascinantes, assim como o canto da sereia.
De acordo com as lendas da Umbanda e do Candomblé, Iemanjá é a segunda esposa de Oxalá e a rainha das águas salgadas. Ela é a regente dos lares e protetora da família, atuando em uniões, aniversários, festas de casamentos e todas as comemorações que envolvem a família, seja ela de sangue ou não.
Considerada a rainha do mar no Brasil, Iemajá é um orixá feminino – divindade africana das religiões Candomblé e Umbanda. Seu nome tem origem nos termos do idioma africano Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significa “Mãe cujos filhoes são como peixes”. É o orixá das águas doces e salgados dos Egbá, nação Iorubá.
O ponto culminante do culto ao orixá ocorre com os seus iaôs ou eleguns mediante a possessão, onde "Iemanjá manifesta-se em seu adoxu ou Olorixá (termos genéricos para todos os iniciados capazes de experimentar o transe da possessão; médiuns)".
Os filhos de Iemanjá são pessoas emotivas, que tratam a todos com educação e carinho. Com forte senso maternal (independente do gênero), quem é filho de Iemanjá costuma ser superprotetor e defender aqueles que ama.
Do seu ventre saíram vários outros orixás que são colocados como seus filhos. Entre tantos poderíamos citar Xangô, o deus do trovão; Ogum, deus do ferro e das guerras; Oiá, deusa do rio Níger; Oxóssi, o deus dos caçadores; e Omolu, o deus das doenças.
Oxum é a rainha das águas doces, sem ela ninguém vive”, conta a mãe de santo. ... Desta forma, a diferença seria entre o tipo de rio, sendo o de Oxum mais sinuoso e de regiões do interior, enquanto que os de Iemanjá são os que correm em regiões mais próximas do mar.
Yemanjá Asagba ou Sobá: Ligada a Airá, lufã e Orunmilá, fia algodão, usa corrente de prata no tornozelo, carrega abebé e sua energia é a espuma branca do mar e rio, veste branco com prata. Yemanjá Akurá: Vive nas espumas do mar, aparece vestida com lodo do mar e coberta de algas marinhas. Muito rica e pouco vaidosa.
Para conquistar um filho de Iemanjá, o primeiro passo para isso é elogia-lo. Essas pessoas gostam muito de receber elogios e ser exaltadas, principalmente pelas pessoas que possuem interesses amorosos.
Desesperada por estar em conflito com os três filhos, Iemanjá chorou tanto que se derreteu e formou um rio que correu para o mar. Yemanjá seria a filha de Olokum, deus (em Benin e em Lagos) ou deusa (em Ifé) do mar.
Exaltando Iemanjá, o Divirta-se Mais selecionou estabelecimentos com preparos utilizando iguarias vindas do mar. Das profundezas do oceano, o peixe congrio-rosa é um insumo caríssimo, afinal não pode ser mantido em cativeiro e habita até um quilômetro de profundidade, no fundo do mar.
Seus números para sorte: 6 e 15. Yemanjá é a Rainha do mar e mãe de vários Orixás. Rege a harmonia da família. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças brancas, azuis e verde-claras e ofereça-lhe arroz com peixe.
Orixás e FrutasOxalá As frutas são: uva verde, pera, damasco, maçã, melão, coco verde. ... Iemanjá As frutas são: melancia, melão, sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo, kiwi, graviola. ... Cosme-Damião. As frutas são: goiaba, pitanga, groselha, cereja. ... Oxóssi. ... Oxum. ... Ogum. ... Obaluaê ... Xangô
Para agradar Yemanjá em casa:
Coloque num jarro, sete palmas ou sete rosas brancas. Abra uma pera em quatro partes e coloque num pires ao lado do jarro com as flores. Coloque também ao lado dois copos: um com sal grosso diluído em água e outro com água filtrada.
Oferenda com comidas e objetos para Iemanjá
Além de flores, velas e roupas, objetos marítimos como conchas e as comidas também são utilizados como oferendas para a Rainha do Mar. As comidas mais comuns são a canjica, manjar e alguns pratos feitos com peixe e leite de coco.
Altar de honras e pedidos
Você vai colocar a vela no centro do prato. Ao lado, coloque a água salgada. Escolha um ambiente que não tenha atritos e uma estrutura que possa abrigá-los acima da altura da sua cabeça. Acenda a vela e crie sua conexão com Iemanjá, fazendo seus agradecimentos e pedidos.
O que fazer para tirar o vício da internet?
Como o homem gosta de ser tocado na hora do beijo?
Como fortalecer os músculos do abdome?
O que fazer com sentimento de fracasso?
Quando um relacionamento já não dá mais certo?
Como forçar um programa a abrir Windows 10?
Como saber se o jogo do PS3 é original ou não?
Como saber se um libriano está mentindo?
Como se livrar de um vendedor chato?
Qual a melhor forma de lidar com um psicopata?
O que homem de Escorpião gosta?
Como fazer para parar de tomar Zolpidem?
Como soltar uma corda da outra?
O que acontece se tomar zolpidem por muito tempo?
O que fazer para o seu ex voltar para você?
O que fazer para tirar o negativismo?